Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº48    Fevereiro 2002

Politécnico

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO

Novos cursos para o ano

O Instituto Politécnico de Castelo Branco acaba de apresentar ao Ministério da Educação a proposta para a abertura de novos cursos já para o próximo ano lectivo. Segundo apurámos junto de Valter Lemos (na foto), para a Escola Superior Agrária voltaram a ser propostos os cursos de Engenharia Biológica e Alimentar e o de Medicina Veterinária. Além disso, a ESA propôs também a autonomia do curso de produção animal, que até agora era apenas uma opção do curso de engenharia das ciências agrárias.

Para a Escola Superior de Gestão a aposta do IPCB volta a ser no marketing, que no ano passado esteve tecnicamente aprovado, acabando por não ser aceite pelo Secretário de Estado do Ensino Superior da altura, José Reis, e por um curso de Recursos Humanos. Ainda na Esgin não está afastada a hipótese de se realizar um mestrado na área da gestão.

Outra das escolas que poderá ver aumentado o seu lote de escolhas é a Superior de Artes Aplicadas. Assim, e de acordo com Valter Lemos foram apresentados os cursos de Design de Interiores e de Teatro, além das novas variantes do curso de música (formação musical) e de trompete, ficando a Esart a ministrar já 12 opções de instrumentos diferentes.

A Escola Superior de Tecnologia também propôs a alteração do nome e de algumas especificidades do actual curso de engenharia electrotécnica para engenharia electrónica e das telecomunicações.

 

 

 

ELEIÇÕES À PORTA

Escolas com estatutos

Os estatutos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias e da Escola de Tecnologia, de Castelo Branco, acabam de ser publicados em Diário da República, pelo que aqueles dois estabelecimentos terminaram o regime de instalação e elegeram a assembleia de representantes, a qual irá agora votar o nome do director, que passa assim a ser eleito.

E as eleições já estão a mexer com os professores das escolas. Assim, na Superior de Tecnologia perfilam-se dois candidatos, o actual director, Francisco Lucas e Armando Ramalho, que já foi director da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova. Na Superior de Saúde, tudo aponta para que a actual directora, Ana Maria Malva Vaz seja candidata, às eleições que se realizam durante o mês de Março, conforme garantiu ao Ensino Magazine.

A novidade dos estatutos agora publicados surge também pelo facto da Superior de Saúde ser a primeira escola do ramo, de entre as que foram integradas nos politécnicos, a conseguir ver publicados os estatutos. Deste modo, o Politécnico de Castelo Branco fica agora com quatro escolas em regime definitivo, dado que a Superior Agrária e a Superior de Educação já estavam neste regime há algum tempo.

Em regime de instalação ficam apenas a Superior de Gestão e a Superior de Artes Aplicadas, sendo que no caso da Gestão já estão a decorrer os trabalhos de elaboração do projecto de estatutos, prevendo-se que a sua aprovação ainda decorra durante o presente ano lectivo. Seguir-se-á depois o processo eleitoral.

De acordo com uma nota do Politécnico de Castelo Branco, a entrada das escolas em regime definitivo “trata-se de um significativo passo na consolidação do Politécnico de Castelo Branco, que presentemente conta com cinco mil alunos em 35 licenciaturas, 370 professores e 250 funcionários”.

A mesma nota refere que a consolidação segue-se a uma fase de expansão em que foram criadas três escolas (Gestão, Artes e Saúde), o que triplicou o número de alunos, além de ter crescido o equipamento e instalações para ensino e investigação, as residências de estudantes e as instalações desportivas. Nos últimos anos, concluíram ainda o doutoramento mais de 30 professores, enquanto algumas dezenas terminaram o mestrado.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt