Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº50    Abril 2002

Universidade

MARIANA CASCAIS, DOCENTE EM ÉVORA

Do Alentejo para o Governo

Mariana Cascais, docente na Universidade de Évora, é a nova secretária de Estado da Educação. Com 56 anos, Mariana Cascais é docente universitária de carreira estando também ligada à Universidade Moderna, tal como acontece com o novo secretário de Estado do ministro da Ciência e do Ensino Superior, o investigador Manuel Fernandes Thomaz, integra a Universidade Moderna. Este como vice-reitor e Mariana Cascais como docente.

Mariana de Jesus Martins de Torres Vaz Freire Cascais licenciou-se em Sociologia e doutorou-se em Sociologia Rural e Urbana, na Universidade de Évora. Aliás, a par com a universidade Moderna, era em Évora que leccionava actualmente as disciplinas de Planeamento Regional e Local, Sociologia Rural e Urbana. Passou ainda por outras escolas privadas, designadamente, a Lusíada, como professora da disciplina de Instituições Regionais e Locais. Proferiu várias conferências, tanto em Portugal como no estrangeiro, versando quase sempre o Desenvolvimento, a problemática urbana, a Educação e o papel da Mulher.

Com 22 anos de docência universitária, a nova secretária de Estado da Educação, militante e membro do Conselho Económico e Social do Partido Popular, participou como interventora pública na campanha para o referendo nacional sobre a Lei da Interrupção Voluntária da Gravidez, em Évora, em 1998, integrando os movimentos pró-vida.

Entre outras participações cívicas, foi membro dos órgãos sociais do Sindicato Nacional do Ensino Superior, entre 1994 e 96, candidata à presidência da Câmara Municipal de Évora nas eleições autárquicas em 1987. Candidatou-se, em 1999, a deputada da Assembleia da República pelo círculo de Évora e é presidente da direcção da Cooperativa Agro-Pecuária de Évora desde 2001.

Recorde-se que o novo organigrama do Ministério da Educação compreende apenas duas secretarias de Estado - da Educação e da Administração Educativa (esta última presidida por Abílio Morgado) - já que a do Ensino Superior integra agora o novo Ministério da Ciência e do Ensino Superior.

 

 

 

INTERCÂMBIO

Massachusetts por cá

A Universidade de Massachusetts em Dartmouth está a organizar uma visita de estudo a Portugal que decorrerá de 14 de Junho a 14 de Julho, e que incluirá uma deslocação à cidade de Évora e muito provavelmente à universidade alentejana. A visita será conduzida por Michael Baum, professor de Ciências Políticas daquele estabelecimento de ensino superior. O programa inclui visitas a instituições académicas, à Bolsa de Lisboa, ao Parque das Nações e Banco de Portugal e, entre outras, às cidades de Évora, Coimbra, Lisboa e à vila de Sesimbra, destinando-se a alunos da universidade e ao público interessado.

 

 

 

Stock no Instituto Camões

Maria José Stock, professora associada do departamento de Sociologia da Universidade de Évora, é a nova presidente do Instituto Camões. Maria José Stock tem 54 anos, é doutorada em Ciência Política e, além do cargo que ocupa na Universidade de Évora, é professora catedrática convidada da Universidade Lusíada, em Lisboa. Em declarações à Lusa, a nova presidente do Instituto Camões (IC) afirmou que aceitou o convite do Ministério dos Negócios Estrangeiros porque considera tratar-se de “um desafio e de uma missão importantes”. Quanto a projectos a desenvolver no IC, afirmou que “ainda é cedo” e que, por enquanto tem apenas “ideias. Aceitei o cargo porque penso que posso fazer alguma coisa, além de desenvolver o trabalho já iniciado”, sublinhou. Maria José Stock substitui Jorge Couto na presidência do IC, um instituto sob a tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros e que tem como principal objectivo a divulgação e promoção da língua portuguesa no mundo.

LITERACIAS. O 1º Congresso Internacional sobre Literacias vai decorrer na Universidade de Évora de 28 a 31 de Maio. Organizado pelo Departamento de Pedagogia e Educação daquela instituição, o congresso será oficialmente aberto às 14 horas do dia 28, numa cerimónia marcada para o Auditório da Universidade. Os interessados em participar devem contactar o Departamento de Pedagogia e Educação (266744522). Paralelamente ao congresso, realiza-se também uma exposição denominada Olhando o Pantanal, a qual estará patente ao público a partir das 17 horas do dia 28, na sala de exposições do Palácio do Vimioso. Esta exposição pode ser visitada nos restantes três dias entre as 10 e as 13 horas e das 15 às 20.

COLÓQUIO. Ainda na Universidade de Évora, o Departamento de Linguística e Literaturas vai organizar um colóquio pluridisciplinar denominado “O conhecimento proibido – diálogo sobre os processos criativos das artes e das ciências”, o qual decorre nos dias 8 e 9 de Maio, no anfiteatro da sala 131 do Colégio do Espírito Santo. Os interessados devem contactar o Departamento através do telefone 266759350 ou pelo mail antoniolima@mail.telepac.pt.

VIANA. As artes plásticas marcam as comemorações do 25 de Abril na vila de Viana do Alentejo, Évora, com exposições de pintura, cerâmica e de livros, informou hoje o município local. Uma das exposições, a inaugurar sábado no posto de turismo da vila, contempla obras de pintura da autoria de Alberto Gordillo, João Duarte e Silvestre Raposo. No mesmo dia é aberta uma mostra de trabalhos em cerâmica, de António Palmira, nas instalações do castelo de Viana do Alentejo. Na vila das Alcáçovas, no mesmo concelho, é apresentada uma exposição comemorativa do Dia Mundial do Livro, que se assinala terça-feira e que visa a sensibilização para a leitura.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt