Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº50    Abril 2002

Universidade

COM MAIS DE 600 PARTICIPANTES

Jornadas memoráveis

A XXII edição das Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica decorreram na UBI de 10 a 12 de Abril e constituíram uma dos maiores sucessos organizativos da universidade, além de terem sido muito participadas por parte dos portugueses, que normalmente são superados pela presença espanhola, o que agora não aconteceu.

Daí que no final se compreendessem as palavras de Mário Raposo, o vice-reitor da Ubi que presidiu à comissão organizadora do evento. “Foi um acontecimento científico memorável para a UBI e em particular para os cursos de Gestão e Economia”, disse no final de uma iniciativa que trouxe mais de 600 pessoas à Covilhã.

Já o coordenador das jornadas para as universidades portuguesas, Rui Conceição Nunes, da Universidade Portucalense, referia no final que “as jornadas decorreram de forma magnífica, foram exemplo de uma boa organização”, referiu.
Estas XXII Jornadas representam um ciclo de “mais de vinte anos de troca de conhecimentos e ideias sobre a gestão científica”, salientou, “têm dinamizado este estudo e dão oportunidade aos jovens para projectarem os seus conhecimentos e ideias sobre este tema, ao mesmo tempo que aprendem”, sublinhou.

Para Enrique Castro, vice-Reitor da Universidade de Sevilha,nas jornadas “todos os detalhes foram cuidados com muito esmero e personalidade própria”, disse. Castro faz parte da organização das próximas jornadas que decorrem em Lugo, Santiago de Compostela, e considera que a organização de umas jornadas desta envergadura constitui “um grande desafio”.

Ana Maria Fonseca

 

 

A INICIAR JÁ NO PRÓXIMO ANO LECTIVO

UBI cria curso de cinema

A partir de Setembro, a UBI torna-se a primeira universidade pública portuguesa a avançar com a licenciatura em Cinema. Um passo decisivo para a consolidação da Faculdade de Artes e Letras e para o desenvolvimento de uma área fundamental. Edição e Sonoplastia, Guionismo e Realização são os três ramos do novo curso, que é também um desafio. 

De acordo com António Fidalgo, presidente da Faculdade de Artes e Letras, a criação de um curso nesta área já estava previsto no plano de desenvolvimento da UBI, o qual surge enquadrado na nova Faculdade de Artes e Letras, “Foi com os novos cursos nas áreas das artes, Multimédia e Design Têxtil e do Vestuário que se criou o Departamento de Comunicação e Artes. E agora partimos para o cinema”, adianta.

António Fidalgo garante que o novo curso está “cem por cento vocacionado para o cinema”, com uma componente forte de especialização e do audio-visual. Para isso, serão aproveitadas as estruturas já existentes e estão outras em criação. “É um curso caro, mas a UBI tem para o lançamento uma espécie de cinemateca onde os alunos vão poder estudar análise e crítica de filmes. Estamos a criar uma sala, uma espécie de Cinubiteca, que funcionará como uma verdadeira sala de cinema”.

O corpo docente é outro dos desafios que se lançam à UBI, mas já há trabalho de campo feito. “Temos cadeiras em comum com os outros cursos da área das artes. Há novas componentes nas quais estamos a formar professores nomeadamente os docentes Manuela Penafria e Federico Lopes. Vamos também recorrer a pessoas de fora, como é o caso do professor João Mário Grilo”.

As parcerias e colaborações é outra área importante. “Já houve contactos com a Cinemateca, os quais estão a ser aprofundados. Procuramos toda a colaboração com as instituições que se dedicam ao cinema, como por exemplo o ICAM, o Cine Clube da Beira Interior, a Cinemateca e mesmo outras instituições de ensino, como é o caso da Universidade Nova de Lisboa”.

Carmen Martins

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt