Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº50    Abril 2002

Politécnico

FORMADORES PRECISAM-SE

Ese põe escolas a navegar

A Escola Superior de Educação de Castelo Branco está a seleccionar um conjunto de 11 monitores para trabalharem no acompanhamento pedagógico nas escolas do 1º Ciclo do Distrito de Castelo Branco entre Setembro e Julho de 2003. O concurso destina-se a alunos do 4º Ano dos cursos de Ensino Básico 1º e 2º ciclos e também a licenciados pelas escolas superiores de educação, sendo que os monitores deverão ter conhecimento de informática e das tecnologias de informação e comunicação, viatura própria e disponibilidade total.

Para que os formadores sejam devidamente preparados, a ESE vai organizar uma formação destinada a 22 pessoas, a qual decorre entre Abril e Junho, terá a duração de 130 horas e funcionará entre as 18 e as 21 horas, sendo que esta formação será acreditada. Já a remuneração total da intervenção no programa entre Setembro e Junho será da ordem dos seis mil e 500 euros e mais 500 euros para despesas de deslocação.

As inscrições estão abertas até 30 de Abril e podem ser feitas na Escola Superior de Educação, local a partir do qual será coordenada a execução distrital do Programa Internet nas Escolas Públicas. Um programa que resultou de um protocolo assinado entre a ESE e o Ministério da Ciência e Tecnologia, no sentido de dinamizar a Internet nas 231 escolas do 1º Ciclo do Distrito.

De acordo com o protocolo assinado por todas as ESE´s do País, o grande objectivo passa pelo “reforço do acompanhamento da utilização educativa da Internet pelos professores e alunos das escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico”. Com esta acção visa-se que cada uma daquelas escolas seja capaz de produzir páginas web com a participação activa dos alunos.

Pretende-se assim “promover e certificar a aquisição de competências básicas em tecnologias da informação e comunicação por parte dos alunos”, pelo que a ESE de Castelo Branco irá desenvolver um conjunto de acções, as quais serão definidas num plano de acompanhamento. Entre elas estão acções de acompanhamento sobre a utilização educativa da Internet nas escolas.

Competirá ainda à ESE a formação de equipas de acompanhamento que assegurem as visitas às escolas, além de criar e manter um centro de recursos de apoio pedagógico através da promoção de um espaço www. Assim, como a ESE já possui um centro de recursos e uma página web, nessa mesma página será criado um portal de entrada para pedido de apoio pedagógico.

Finalmente, a ESE irá promover acções de dinamização junto de professores do Ensino Básico. Tudo a desenvolver ao longo de um ano lectivo, sendo que cada escola deverá ser visitada entre três a quatro dias pelas equipas de acompanhamento. Estas equipas de monitores serão formadas por ex-alunos da ESE, enquanto que a equipa de coordenação será constituída por dois docentes e por um técnico superior.

CURSOS. A Escola Superior de Educação de Castelo Branco já encerrou o processo de acreditação dos cursos de Educação de Infância e de Professores do 1º Ciclo, o qual foi desenvolvido no âmbito do programa de acreditação do Inafop.

Deste modo foi dado um passo importante para que de futuro os alunos formados pela escola estejam diplomados para a habilitação profissional, o que vai ser uma exigência dentro de algum tempo. Já os restantes cursos estão em stand by quanto à acreditação, dado que antes de se iniciar o processo será necessário que se proceda à regulamentação da Lei de Bases do Sistema Educativo.

O que não pára é a avaliação dos cursos ministrados na escola. Nos dias 3 e 4 de Junho estará na ESE a comissão de avaliação externa do curso de Educação Visual e Tecnológica. A visita surge dias depois de ter estado na escola a comissão externa de avaliação do Curso de Português-Francês, o que aconteceu nos dias 22 e 23 de Abril.

INAUGURAÇÃO. Ainda na ESE de Castelo Branco, o dia 30 de Abril vai ficar marcado pela inauguração do fundo bibliográfico da futura biblioteca Dr. Vasco Silva, no qual se encontram mais de 13 mil volumes, os quais estão ainda em fase de catalogação. A inauguração está marcada para as 16h30, seguindo-se uma sessão pública de homenagem a Vasco Silva. Ainda no mesmo dia será inaugurado o Gabinete da Unidade de Investigação.

 

 

 

ANA MARIA VAZ À FRENTE DA SUPERIOR DE SAÚDE

Eleita por unanimidade

Ana Maria Malva Vaz acaba de ser eleita, por unanimidade, para o cargo de directora da Escola Superior de Saúde de Castelo Branco, tornando-se assim a primeira directora eleita daquela instituição. A eleição decorreu no dia 11 de Abril e acontece num momento de viragem, depois de estarem em funcionamento os novos cursos de Análises Clínicas e Saúde Pública e de Fisioterapia, os quais entraram em funcionamento este ano lectivo.

Entre os objectivos do programa defendido pela única candidata que se apresentou às eleições, estão o continuar o projecto de construção e instalação do novo edifício da Escola Superior de Saúde, o qual está em fase de projecto, prevendo-se a sua inauguração para o ano de 2004, tal como acontece com a Superior de Artes.

Com esta medida resolve-se a questão das instalações da escola, as quais cresceram com o edifício alugado na Rua de São Sebastião, mas que deixarão de ser suficientes, uma vez que actualmente entram 120 alunos por ano na Escola, 25 para cada um dos dois novos cursos e mais 70 para o Curso de Enfermagem. Um número considerável, tendo em conta que neste momento a escola tem 348 alunos e terá ainda mais 20 com a abertura da especialidade em Saúde Materna e Obstétrica.

Entre os objectivos da nova directora estão também “consolidar dos cursos existentes, criando também outros na área das terapias, aumentar consideravelmente o número de alunos, o que está dependente da construção da escola nova. Se por qualquer motivo não fosse assim, teremos de dividir os alunos por outras instalações, o que nos causaria incómodos, tendo de recorrer aos laboratórios da Agrária”. Outra especialidade que a escola pretende abrir em 2004 é a de Reabilitação, para o que será ainda fundamental o novo edifício, dado que o actual espaço de ginásio não é suficiente.

Numa altura de expansão planeada, serão necessários mais docentes. “Os docentes vêm de Coimbra e de Lisboa. Temos um bom relacionamento com a Faculdade de Motricidade Humana e um grande apoio da Escola de Tecnologias da Saúde de Coimbra”. Já em relação aos professores que actualmente se encontram na Superior de Saúde, a preocupação é com a formação. “Temos dois professores a concluir o doutoramento e esperamos que no próximo ano comecem mais dois ou três”.

 

 

ESGIN

Marketing com aval

O Curso de Marketing que a Escola Superior de Gestão do Politécnico de Castelo Branco (Esgin) apresentou ao ministério da tutela parece ter tido o aval da comissão técnica competente. Deste modo e caso o novo ministério do Ensino Superior venha a confirmar aquilo que foi comunicado em Portaria do Ministério da Educação à Escola, tudo indica que o novo curso possa vir a ser ministrado já no próximo ano lectivo. Essa é pelo menos a esperança dos responsáveis da Escola, que já no ano passado viram o curso ser aprovado pela comissão técnica, mas indeferido pelo então secretário de Estado do Ensino Superior, José Reis.

De acordo com a Esgin as provas de ingresso solicitadas são o português ou psicologia, ou filosofia ou matemática, ou ainda português mais sociologia. O novo curso tem por objectivos “formar técnicos especializados na área do marketing capazes de desenvolverem diferentes estratégias. Estratégia que poderão passar por desenvolver estudos de mercado, lançar novos produtos, definir circuitos de distribuição, criar uma imagem de marca ou gerir equipas de força de vendas, entre outras”.

Ainda de acordo com o projecto apresentado, o novo curso tem diversas saídas profissionais, como director de marketing, assistente de marketing, gestor de produto, gestor de força de vendas, técnico de estudos de mercado, técnico de publicidade ou consultor. Dividido em dois ciclos (3+1 anos), o novo curso será um dos primeiros a abrir na região centro.

Com cerca de 600 alunos, a Escola Superior de Gestão ministra cursos de licenciatura bi-etápica nas áreas de contabilidade e gestão financeira e contabilidade e gestão de pessoal, tendo também proposto a criação de um outro curso na área da gestão de recursos humanos. Caso venha a ser aprovado, a Esgin passará a leccionar os cursos de Contabilidade e Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e Marketing, terminando os cursos de contabilidade e gestão de pessoal e o de engenharia informática. De acordo com os responsáveis da Escola, os alunos que têm concluído os seus cursos estão todos no mercado de trabalho, alguns dos quais em lugares de chefia de diferentes empresas.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt