Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº50    Abril 2002

Politécnico

ESACB

Biológica aprovada

O Curso de Engenharia Biológica e Alimentar que a Escola Superior Agrária propôs ao Ministério da Educação este ano já mereceu o despacho favorável, através de uma portaria assinada pelo anterior secretário de Estado de Ensino Superior, Pedro Lourtie. Deste modo, e tal como aconteceu com a Escola Superior de Gestão, com o curso de Marketing, o anterior executivo deu luz verde à criação do curso.

Como referiu ao nosso jornal, José Carlos Gonçalves, director da Superior Agrária, com este curso “pretende-se projectar uma nova área de ensino e investigação por parte da Escola, de forma a consolidar e reforçar o alargamento da sua área de formação para fora das ciências agrárias tradicionais, embora mantendo uma inevitável interligação aos sistemas produtivos”.

Ainda de acordo com aquele responsável, a “licenciatura pretende ser uma abordagem parcialmente generalizada dos diferentes aspectos que hoje fazem parte, em sentido lato, da designação de engenharia biológica e alimentar, por forma a que os alunos que concluírem este bacharelato e licenciatura tenham obtido uma sólida formação teórica e prática, que lhes permita a iniciação de uma carreira profissional e empresarial em diferentes áreas”
.

 

 

 

Albimat em força

Mais de 200 docentes de todo o Distrito participaram, no passado dia 19 de Abril, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, no terceiro encontro de matemática de Região de Castelo Branco. O Albimat, como é designado voltou a ter a organização do Núcleo Regional de Castelo Branco da Associação de Professores de Matemática e pretendeu proporcionar “aos educadores e professores de matemática da região a oportunidade de partilharem e reflectirem experiências e assuntos relacionados com o ensino e aprendizagem da matemática”.

A edição deste ano da Albimat serviu também para homenagear o matemático português Pedro Nunes, no ano em que se comemoram os 500 anos do seu nascimento. Do programa a que tivemos acesso, o destaque vai para a conferência sobre o tema «Pedro Nunes e a Matemática do Renascimento», que de resto abriu o Encontro. Depois da conferência, a iniciativa prosseguiu com a realização de um painel sobre a matemática na reforma curricular, onde participaram Cristina Loureiro (ESE de Lisboa), Fernando Nunes (presidente da APM) e Jaime Carvalho (U. Coimbra), sendo moderador o docente da ESE albicastrense, Mário Afonso.

Ainda no dia 19, mas à tarde, foram feitas diversas sessões práticas sobre os temas «investigar para aprender matemática», «iniciação à numeração e às operações», «resolução de problemas - uma estratégia a desenvolver», «dos sistemas de numeração da antiguidade ao sistema decimal» ou a «matemática no jardim de infância», entre outros. O Albimat foi encerrado com mais uma conferência «a matemática em acção no século XXI», apresentado por Jaime Carvalho e Silva
.

 

 

 

MÚSICA

Sharov na Esart

O acordeonista Oleg Sharov, docente no Conservatório Estatal de S. Petersburgo, na Rússia, realizou, no passado dia 21 de Abril, no auditório dos serviços centrais do Instituto Politécnico de Castelo Branco, um concerto. Esta foi mais uma iniciativa da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, que desde que foi criada tem levado até Castelo Branco alguns dos melhores intérpretes e maestros mundiais.

O concerto de Oleg Sharov foi comentado por João Filomeno Raimundo, docente e coordenador da Unidade Cientifico-Pedagógica de Música e Artes do Espectáculo da Esart. A iniciativa encerra da melhor forma um curso master class, que decorreu entre os dias 19 e 20 de Abril, e que se destinou a alunos da escola e de conservatórios de música.

Recorde-se que na área da música, a Escola Superior de Artes Aplicadas realizou recentemente dois seminários de Orquestra que contaram com as presenças do maestro da Royal Scotish Orchestra, e de Osvaldo Ferreira, maestro assistente do maestro da Orquestra Filarmónica de Berlim.

MASTER. Ainda na área da música, a Esart tem agendado um master class, nos dias 8, 9, 15 e 16 de Junho, onde vão estar representados todos os cursos de instrumento da escola. A iniciativa destina-se também a alunos finalistas do ensino secundário na área de música, dos conservatórios e das escolas profissionais.

Já na semana de 10 a 15 de Junho realiza-se mais um seminário de Orquestra de cordas, que será dirigido pelo concertino da Orquestra Calouste Gulbenkian, Daniel Rowland. Nessa mesma semana haverá um seminário de música de câmara. Finalmente, e como o Ensino Magazine anunciou no último mês, em Julho a Orquestra da Esart vai encerrar o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim. Nesse concerto a orquestra será dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira e contará com a presença do pianista António Rosado.

DIAS ABERTOS. A Escola Superior de Artes Aplicadas realiza, nos próximos dias 28 e 29 de Maio, os seus dias abertos. Denominada «escola aberta», a iniciativa pretende dar a conhecer a escola aos alunos finalistas do ensino secundário, através da realização de workshops de diversas áreas como as novas tecnologias, multimédia, vídeo ou moda, entre outras. Durante os dias abertos vão realizar-se vários ateliers e serão os próprios alunos a demonstrarem as suas actividades, quer em estúdio de fotografia, plateau de imagem, páginas web, concertos e diferentes exposições.

 

 

 

Informática na Est

Os curso de engenharia informática e de engenharia informática e tecnologias da informação realizaram, este mês, um salão de projectos, que teve por objectivo divulgar os aqueles cursos e a própria escola. A iniciativa integrou palestras, uma exposição de protótipos de projectos realizados pelos alunos da escola e visitas guiadas. Esta edição contou com a participação de representantes da Ordem dos Engenheiros (José Tribolet), e de diversas empresas.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt