Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº50    Abril 2002

Politécnico

PARA MOSTRAR TRABALHO

Dia Aberto da Estg

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda realizou, no passado dia 17 de Abril, pelo segundo ano consecutivo, o Dia Aberto da ESTG. Cerca de 1500 jovens, das escolas primárias, preparatórias e secundárias do distrito tiveram a oportunidade de visitar os diferentes departamentos, assistir a experiências e ensaios, visitar exposições e conhecer um pouco mais sobre o funcionamento de uma instituição de ensino superior.

Embora todos os departamentos tenham recebido um grande número de visitantes, os de Engenharia Mecânica, Informática e Matemática foram os mais visitados. As provas de kart, as fotografias e os vídeos realizados no laboratório de multimédia e a exposição sobre “Simetria – Jogos de Espelhos” encantaram os presentes.


Paralelamente a estas actividades, foram celebrados dois protocolos de cooperação entre o IPG/ESTG e a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas e a empresa Águas do Zêzere e Côa. Foi também apresentado o CD-ROM institucional da ESTG.

De acordo com a organização, o Dia Aberto foi um sucesso, superando todas as expectativas. Segundo o Director da ESTG, Constantino Mendes Rei, é satisfatório e gratificante ouvir os comentários dos visitantes, segundos os quais “a Guarda tem uma ideia errada da realidade da escola e do IPG”, pelo que esta iniciativa será para continuar e alargar nos próximos anos.

CURSOS. O Instituto Politécnico da Guarda propôs vários cursos novos para aprovação no Ministério do Ensino Superior. Assim, para a área da saúde foram propostos cursos de radiologia e de farmácia, que poderão integrar a futura Escola Superior de Saúde. Na tecnologia a grande aposta vai para o marketing e para a engenharia do ambiente. Já na Escola Superior de Educação o Politécnico voltou a apresentar os cursos de educação para os media e de educação ambiental, além do diploma em animação socio-cultural. Finalmente, na Escola Superior de Turismo e Telecomunicações, foi proposta a criação do curso de engenharia das telecomunicações e a alteração do curso de turismo, para turismo e lazer.

 

 

POLITÉCNICO DA GUARDA

Conselho reunido

O Conselho Coordenador do Institutos Superiores Politécnico tem ideias claras sobre o que deve ser analisado com o novo ministro do Ensino Superior, Pedro Lynce. Na última reunião realizada no Instituto Politécnico da Guarda, aquele órgão considerou que a questão dos novos cursos que poderão vir a ser abertos já no próximo ano lectivo, sobretudo os que dizem respeito às escolas que ainda se encontram em regime de instalação, deve ter especial importância na reunião que aquele conselho manterá com o ministério do Ensino Superior.

Segundo Jorge Mendes, presidente do Politécnico da Guarda e anfitrião da reunião, há outros temas que o Conselho vai analisar com o novo ministério. Exemplos disso é a questão dos concursos públicos de admissão de pessoal docente e não docente. Nesta matéria aquele organismo quer saber quais as implicações que daí poderão resultar para as suas unidades orgânicas ou se esse é um assunto que não afectará o ensino superior. A criação das escolas superiores de saúde é outro dos assuntos que os politécnicos querem analisar com o Ministro Pedro Lynce. “Acima de tudo é importante ficar clarificado se o novo ministério vai ter em conta os estudos efectuados pelo Grupo de Missão”, diz Jorge Mendes.

As questões dos quadros de pessoal docente e não docente e da lei da autonomia (na qual o Conselho também estava a trabalhar) são outros assuntos que nas próximas reuniões que aquele organismo terá com o novo Ministério serão discutidas. De resto, já no passado dia 23 o Conselho Coordenador reuniu-se com Pedro Lynce, onde deverão ter sido discutidos aqueles temas.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt