Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano IV    Nº43    Setembro 2001

Politécnico

PRÉMIO INTERNACIONAL

EST entre os melhores

Uma equipa da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco acaba de vencer o concurso internacional Imagination 2001, integrado na «European Conference on Speech Communication and Tecnology», que se realizou na Dinamarca, no início de Setembro. A equipa composta por Arminda Guerra, (professora na escola), João Valente (assistente na escola) e David Nunes (aluno finalista) apresentou uma nova aplicação informática dedicada à linguagem gestual. “Apresentar um trabalho naquela que é a maior conferência mundial sobre novas tecnologias já foi para nós um aspecto importante. Mas nós não só conseguimos isso como ver o nosso trabalhar ser classificado em primeiro lugar com um outro apresentado por uma equia da Universidade de Tsinhua, da China, pelo que superámos as nossas próprias expectativas. Por outro lado somos portugueses... e quando nós começámos a ouvir os nomes dos projectos vencedores, com os Estados Unidos a vencerem o melhor artigo, a China a conquistar o prémio do melhor artigo extra-conferência, nunca pensámos ser possível vencer. Só que depois o juri começou a referir pela criatividade, origanilidade e inovação, o primeiro prémio vai para a Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco...”, recordam ao Ensino Magazine Arminda Guerra e João Valente.

Realizada de dois em dois anos, a «European Conference on Speech Communication and Tecnology» junta os melhores investigadores mundiais na área das novas tecnologias, facto que na opinião de Arminda Guerra e João Valente demonstra bem a importância do prémio agora conquistado. “Quando fomos apurados para a final nem queríamos acreditar, mas depois durante a apresentação do programa houve uma enorme curiosidade por parte dos participantes. Quando vimos tanta gente com tantas perguntas, nós trememos, pois foram quase quatro horas de apresentações consecutivas”, adiantam.

O novo programa informático é apresentado em ambiente Windows e destina-se a crianças com deficiências auditivas. “Através deste programa, ligam-se as novas tecnologias ao ensino para crianças com necessidades especiais. Na prática este programa, através da apresentação de uma história, permite que o utilizador aprenda diferentes matérias, como o alfabeto, as cores ou os números, através de linguagem gestual, que é reproduzida no ecrã ao mesmo tempo que também aparecem imagens com os números ou com as palavras. Além disso, e para que quem acompanha essas crianças se possa familiarizar com a linguagem gestual, todo programa é falado em português ou inglês”. outro aspecto positivo do programa é que são crianças que traduzem a história para linguagem gestual.

Arminda Guerra e João Valente consideram que a chave do sucesso do programa é que é uma aplicação muito simples, mas muito útil. “Durante a conferência tivemos vários pedidos para cedermos o programa. Não temos dúvidas que realizámos qualquer coisa de útil para o País e para a comunidade de deficientes. Agora vamos fazer mais projectos, pois temos um plano de trabalho nesta área muito bem fundamentado”, referem. Para realizarem este projecto que colocou Portugal entre os melhores do mundo, os autores do projecto não tiveram qualquer subsídio. Aliás, João Valente teve mesmo que abdicar das férias e suportar os custos da estadia, para poder apresentar o programa na Dinamarca. “Agora vamos tentar obter subsídios para fazer face às despesas”.

O trabalho da equipa albicastrense teve o apoio da Associação Portuguesa Trissomia 21 e teve a mesma pontuação do projecto apresentado pela Universidade de Tsinhua, da China, de entre nove finalistas. Nesta edição da «European Conference on Speech Communication and Tecnology», que integrou o concurso internacional, participaram mais mil participantes, provenientes de mais de 50 países do resto do mundo. Para a equipa que produziu o programa este prémio vem demonstrar que em Portugal também é possível realizarem-se trabalhos de investigação úteis para a sociedade. Agora o passo seguinte será a comercialização de um produto para o qual Arminda Guerra e a sua equipa já receberam pedidos de vários pontos do mundo, no sentido de também experimentarem a nova aplicação.

 

 

POLITÉCNICO DA GUARDA

400 mil para investir

O Instituto Politécnico da Guarda tem agendados em orçamento de investimento para 2002 cerca de 400 mil contos. Uma verba significativa que vai permitir a realização de obras importantes. Uma das estruturas que irá beneficiar desse investimento é a Escola Superior de Telecomunicações de Seia, para onde serão canalizados 220 mil contos para a sua construção. De resto, a construção daquela escola foi um objectivo anunciado pelo presidente do Politécnico, Jorge Mendes, quando tomou posse daquele cargo.

A Escola Superior de Enfermagem é outra das estruturas do Politécnico que vão ser beneficiadas. De acordo com Jorge Mendes, vai ser construída uma ligação entre os dois edifícios já existentes na Escola de Enfermagem, o que permitirá instalar nesse local novos gabinetes e salas de aula. “As obras vão arrancar em Janeiro e vamos instalar nessa estrutura duas grandes salas de aula e oito gabinetes, o que dará mais algum espaço para os mais de 300 alunos da escola”.

Mas as obras não se ficam por aqui. A construção da nova sede da Associação de Estudantes, prometida por Jorge Mendes, vão arrancar em breve. “Em Agosto adquirimos um terreno localizado perto do Instituto, pelo que neste momento se está a proceder ao concurso do projecto. Ao que tudo indica a obra poderá começar em Dezembro”, diz o presidente do Politécnico que esclarece que o investimento que o instituto irá fazer nessa estrutura ronda os 74 mil contos, que serão acrescentados aos 26 mil financiados pelo Estado”.

Além daqueles investimentos, Jorge Mendes refere que tanto a Escola Superior de Educação, como a de Tecnologia e Gestão, vão sofrer obras de melhoramentos. “Para a Educação está já agendada uma verba de 20 mil contos, com vista à sua ampliação, enquanto que para a Tecnologia o montante é de 50 mil, que permitirá realizar algumas obras e adquirir novos equipamentos”.

ALUNOS. Para o próximo ano lectivo o Instituto Politécnico da Guarda terá cerca de três mil e 900 alunos. Um número que vem de encontro às expectativas do próprio instituto. Para este ano lectivo, o Politécnico da Guarda vai abrir novos cursos, como é o caso do de contabilidade e auditoria, ministrado na Superior de Tecnologia e Gestão, em regime nocturno, com o grau de bacharelato. Uma escola que viu também aprovado o curso de licenciatura bi-etápica diurna, também na área da contabilidade e auditoria. Jorge Mendes lembrou ainda que foram ainda aprovadas as licenciaturas bi-etápicas em Secretariado e Assessoria e Direcção, que já existia como bacharelato, e de Gestão Técnico Comercial, na ESTG. A Escola Superior de Educação da Guarda também viu aprovado uma nova licenciatura bi-etápica, em Comunicação e Relações Económicas.

MATEMÁTICA. O Instituto Politécnico da Guarda, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Matemática, realizou, durante este mês, os cursos de Verão para aquela disciplina. De acordo com a organização foram abordados os seguintes temas: Sistemas dinâmicos, ministrado pelo docente universitário Vitor Araújo; Metaheurísticas, pela docente da Universidade, Técnica de Lisboa, Margarida Vaz Pato; Geometria Simplética, por Miguel Abreu, também da Universidade Técnica de Lisboa.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2001 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt