Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano IV    Nº43    Setembro 2001

Politécnico

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO

Barreira dos cinco mil

Pela primeira vez na sua história o Instituto Politécnico de Castelo Branco vai ultrapassar a barreira dos cinco mil alunos, facto que no entender de Valter Lemos torna aquele organismo como a maior instituição de ensino superior na região. E para fazer face ao crescimento do número de alunos, o Politécnico vai iniciar as obras da construção da nova residência de estudantes. No total vão ser investidos cerca de 300 mil contos, num imóvel semelhante ao que foi construído em Idanha-a-Nova.

A nova estrutura ficará situada junto às actuais residências e terá a particularidade ter instalações adicionais para as associações de estudantes, uma cantina e um restaurante, além dos quartos com capacidade para 106 camas. Dentro de um ano a obra estará concluída. Entretanto e para receber os estudantes para o próximo ano lectivo, o Instituto Politécnico acaba de publicar o Guia do Estudante 2001/2002. Um livro de 200 páginas onde são retratados todos os cursos de todas as escolas, bem como a estrutura do Politécnico.

SAÚDE. A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, recentemente criada, vai funcionar, com os seus 1º e 3º anos, no edifício onde até agora estava instalado Instituto Superior de Matemática e Gestão, conhecido por Ismag. Aquele imóvel, localizado perto da Sé Catedral de Castelo Branco foi alugado à Cofac pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, que deste modo soluciona um dos problemas que afectava a antiga escola Superior de Enfermagem. As novas instalações da Escola Superior de Saúde vão acolher perto de 200 alunos e terão a funcionar um snack bar, que também servirá refeições.

O acordo estabelecido entre o Politécnico e a Cofac, proprietária do imóvel, permitirá ao Ismag/ISHT “utilizar algumas salas em horário pós-laboral para os seus alunos”, referiu Valter Lemos presidente do Politécnico. Ainda segundo aquele responsável, as antigas instalações da Escola de Enfermagem continuarão a ser utilizadas pelos alunos da Escola Superior de Saúde dos 2º e 4º anos. O aluguer das antigas instalações do Ismag permitirão ao Politécnico libertar salas de aula da Escola Superior Agrária, onde eram ministradas algumas disciplinas do curso de enfermagem.

Recorde-se que no próximo ano lectivo, além da licenciatura em enfermagem, a Escola de Saúde terá já a funcionar os cursos de análises clínicas e de saúde pública, e o de fisioterapia, pelo que o aluguer das novas instalações virá solucionar o problema de espaço da nova escola, enquanto as instalações definitivas, a construir junto à avenida do empresário, não estiverem concluídas.

Com a criação da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Valter Lemos vê concretizado um dos objectivos da Politécnico de Castelo Branco, que de acordo com aquele responsável “foi pioneiro na apresentação do projecto”. Um projecto entregue ao Ministério da Educação há já alguns anos, mas que só agora veio a ser aprovado, após a integração das escolas de enfermagem nos respectivos institutos politécnicos
.

 

 

 

FÓRUM DA IMAGEM EM CASTELO BRANCO

Escola de Artes aposta tudo

Fotografia, vídeo e multimédia são os três temas fortes da primeira edição do Fórum da Imagem, que irá decorrer na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, no Cine-Teatro Avenida, entre 1 a 5 de Outubro, o qual contará com conferências, workshops, concursos e exposições relacionadas com as três temáticas.

A organização pretende que este seja o ponto de partida para a implementação de um fórum que se deverá realizar de dois em dois anos e cujo temas variarão embora sempre na área das novas tecnologias. E para já, conseguiram-se trazer à região figuras de proa ligados à comunicação e imagem, casos de Pinto Balsemão, o patrão da SIC, Carlos Correia, da Universidade Nova de Lisboa, o sociólogo Paquete de Oliveira (na foto), e Ángel Espina Barrio, da Universidade de Salamanca.

Pinto Balsemão e Carlos Correia abrem precisamente o Fórum, às 10h30 de 1 de Outubro, com uma palestra sobre multimédia e TV para o futuro, enquanto Paquete de Oliveira e Angel Espina Barrio abordarão o tema O Impacto da Imagem na Sociedade numa conferência a realizar às 21h30 do dia 2.

Mas ainda no dia 1 iniciam-se três workshops, a partir das 14h30, os quais continuarão até dia 5. No primeiro, sobre multimédia, estarão Paulo Afonso e Paula Silva Porto, ambor professores do Politécnico, o primeiro doutorando em tecnologia educativa e a segunda licenciada em novas tecnologias da comunicação pela Universidade de Aveiro e responsável pelo projecto Guia do Laboratório Prático Prático de Química em CD-Rom.

Já o workshop sobre fotografia terá como formadores Alexandra Cruchinho, assistente da Superior de Artes Aplicadas que está a concluir o mestrado, e três fotógrafos de renome nacional, Paulo Andrade, da área da publicidade, Jorge Simões, fotojornalista do Expresso, e Carlos Ramos, fotógrafo de moda.

Finalmente, o terceiro wokshop, dedicado ao vídeo, conta com Carlos Reis, responsável do Centro de Recursos e Apoio Tecnológico da ESE de Castelo Branco, José Pinho, produtor da RTP Porto, e Ismael Prata, operador jornalista do Centro Regional da RTP em Castelo Branco. Este workshop, tal como os anteriores, é limitado a 10 inscritos e os valores a pagar serão de 15 contos para profissionais e de 10 contos para alunos.

Já em termos de exposições, a primeira, versa os equipamentos de vídeo e multimédia e deverá ser inaugurada Às 17h30 do dia 1, no 2º Foyer do Cine-Teatro. Às 18 horas do dia 2 será inaugurada a exposição dos trabalhos fotográficos concorrentes ao 2º Concurso de Fotografia da Esart. No dia 3 será inaugurada outra exposição de fotografia sobre fotografia na moda, publicidade e jornalismo, tema que será abordado numa palestra a realizar a partir das 21h30 na qual estarão presentes Paulo Andrade, Carlos Ramos e Jorge Simão.

Finalmente, no dia 4 decorre uma mostra de vídeo com trabalhos realizados no workshop que lhe é dedicado, enquanto que no dia 5, no Grande Auditório, decorre uma jornada de cinema, a partir das 18 horas, com a exibição dos filmes Chrek, o Gladiador e Jurassik Park III. Para mais informações, os interessados devem contactar a escola pelo mail info-esart@esart.ipcb.pt e terão acesso à ficha de inscrição em www.esart.ipcb.pt.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2001 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt