DIAS DA UBI COM PROGRAMA
DEFINITIVO
Os cursos mostram a
sua raça
O programa dos Dias da UBI, que se realizam de 13 a 15 de Março, já está definido e este ano espera motivar a vinda de mais de três mil pessoas à Universidade. Para as atrair não faltam actividades ao nível de todos os departamentos, centros e até na Reitoria, onde os visitantes poderão apreciar o Convento de Santo António e a sala dos actos.
No Departamento de Matemática não faltarão jogos e enigmas e poderão ser feitas visitas aos laboratórios de informática. Já no de Física vai para as muitas experiências realizadas aos vários níveis desta ciência. Estará ainda patente ao público uma exposição de posters e podem ser visualizados filmes sobre astrofísica e geofísica.
O Departamento de Química estará vocacionado para a realização de várias demonstrações, algumas delas com títulos bem sugestivos como Água – o combustível eterno, ou electricidade em pó. Já no novíssimo departamento de informática, serão divulgadas as licenciaturas e apresentados projectos elaborados por alunos e pelo departamento.
A mostra de projectos é também uma das actividades do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxtil, onde os visitantes poderão percorrer os laboratórios e oficinas têxteis, além de assistirem a várias demonstrações, desde a estampagem à fiação. Interessante será também a visita ao Departamento de Ciência e Tecnologia do Papel, no qual serão apresentados vários painéis informativos e realizados ensaios físico-mecânicos para apurar a qualidade do papel.
UBICAR. O veículo de consumo ultra-baixo que participou nas provas do Shell Eco-Marathon, e que foi desenvolvido por professores e alunos da UBI, será a estrela do Departamento de Engenharia Electromecânica, onde poderão também ser visitadas salas de projecto e laboratórios, além de se conhecerem várias mecânicas ligadas à criação de motores.
Uma maquete de três dimensões da Serra da Estrela e a proposta de várias intervenções urbanísticas na Covilhã serão duas das atracções do Departamento de Engenharia Civil, que abre também as portas dos novos laboratórios. O mesmo acontece no Departamento de Ciência Aeroespaciais, que conta ainda com exposições, filmes, demonstrações em laboratório e visita às aeronaves Cessna T-37 e Fiat G-91.
Mais vocacionado para a realidade virtual estará o Departamento de Comunicação e Artes, que terá dois ateliers em funcionamento. Além do da realidade virtual haverá um outro de construção de páginas web e de manipulação de imagens. No Departamento de Letras é possível ter um encontro com a obra de Pessoa, Torga, Sophia ou Eugénio de Andrade, além de conhecer uma experiência de ensino de português em Timor Lorosae.
Na Faculdade de Ciências da Saúde estará a maquete das futuras instalações, uma exposição sobre a articulação com instituições de saúde e tipo de ensino ministrado, a passagem de vídeos e uma sessão sobre o corpo humano, a partir de um cd-rom. E há ainda visitas que não deve perder, nomeadamente aos centros de informática, multimédia, estudos e protecção do património e ainda o de óptica.
O Museu de Lanifícios e a Biblioteca serão também paragens obrigatórias para quem quiser conhecer o passado, no Museu, e descobrir o futuro, na Internet disponível na Biblioteca. Já no pólo II, junto à cantina de Santo António, decorrem visitas ao Laboratório de Optimização do Rendimento Desportivo. No pólo IV, nomeadamente nos departamentos de Gestão e Economia e de Sociologia, decorrem visitas
guiadas.
Protocolos avançam na
Medicina
As Comissões Mistas Permanentes das instituições que têm protocolos com a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI reuniram-se no final de Janeiro, para procederem à análise da articulação entre aquela faculdade e as instituições de saúde da região. A reunião foi também aproveitada para debater as medidas necessárias ao arranque e funcionamento da licenciatura em Medicina já no próximo ano lectivo.
No encontro estiveram presentes o Reitor da UBI, Santos Silva, o presidente do Departamento de Ciências Médicas, a directora do Gabinete de Educação Médica, docentes da Comissão Mista Permanente da Faculdade, os directores do centro Hospitalar da Cova da Beira, do Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, e do Hospital Sousa Martins, na Guarda.
Na reunião foi discutida uma resolução que, entre outros aspectos avalia a possibilidade de criação de uma comissão coordenadora que articule as Comissões Mistas Permanentes das diferentes instituições. Foi também analisada a colaboração de médicos do Serviço Nacional de Saúde e alguns docentes apresentaram o projecto pedagógico do Curso de Medicina, bem como uma exposição sobre o desenvolvimento do projecto da Faculdade.
Pág.
seguinte >>>
|