ELEIÇÕES PARA A AAUBI
EM MAIO
Jorge Jacinto indeciso
O actual presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, Jorge Jacinto, não decidiu ainda se irá ser candidato às eleições que se realizam no próximo mês de Maio. Mas enquanto decide, espera poder cumprir um grande número de actividades nos três meses que faltam para o acto eleitoral.
Depois da actual direcção ter reduzido o passivo de 12 mil e 800 contos para cerca de mil, espera conseguir uma melhor sintonia com as outras associações da Beira Interior, nomeadamente já no que diz respeito à próxima semana académica, que será em Abril e não em Maio. Uma semana que poderá trazer os Xutos & Pontapés até à Covilhã.
Nestas tarefas, o presidente da Associação Académica espera poder contar de novo com a ajuda da Câmara da Covilhã e das outras entidades da cidade, “que até agora foram simplesmente espectaculares”. E um dos espectáculos para o qual serão necessários apoios será o festival de bandas de garagem, a realizar a 15 de Março.
“Vamos seleccionar seis bandas de todo o País, pelo que esperamos que o festival seja um grande evento cultural. Estamos também a definir os prémios e queríamos que o primeiro fosse a gravação de um CD”. No dia seguinte começa o acampamento de montanha na Covilhã, que contará com pessoas de todo o país, decorre até 18 de Março e conta com actividades como slide e orientação.
EMPREGO. Na última semana de Março avança o Fórum de Emprego e Saídas Profissionais. “A ideia é que os alunos estejam em contacto com os potenciais empregadores. Por isso contactámos 130 empresas e muitas estão a confirmar a sua presença. Esta é a primeira vez que o fórum tem uma dimensão deste nível e surgirão inclusive várias conferências sobre o mercado de trabalho”.
Em Abril terá lugar o Fórum Pedagogia, mas a preocupação nesta área começará antes. “A UBI está na linha da frente no que diz respeito à pedagogia, mas queremos que melhore ainda mais e é por isso que vamos lutar logo a partir do início de Março”. Menos preocupante em termos pedagógicos será a semana académica, a realizar de 18 a 21 de Abril e que além da música terá várias actividades de karting, paintball e outros torneios.
Ainda em Abril realiza-se o Festival de Música Étnica. “Além do Porto, apenas a Covilhã tem um encontro deste tipo. Vamos ter bandas da Irlanda, Espanha e França, de 23 a 25 de Abril”. Então estarão já as eleições à porta, mas ainda assim não impedem que avance o projecto uma associação para a cidade, que consiste em levar os alunos das escolas do 1º Ciclo até à Associação, onde poderão assistir a espectáculos.
A 2 de Junho, o mesmo projecto incluirá a gala da UBI, que pretende galardoar desportistas que se tenham evidenciado na academia, numa actividade a juntar a vários espectáculos de dança, teatro e música. A ideia actual é a de realizar esta iniciativa no Teatro-Cine, mas nada está certo. Certas parecem já estar as acções de formação de inglês e informática a realizar pela Associação Académica e a compra de uma carrinha de nove
lugares. 
UBI MARCA PONTOS
Física em encontro
A terceira edição do Encontro Nacional de Estudantes de Física vai decorrer na Covilhã nos dias 30 e 31 de Março e também a 1 de Abril. A organização estará a cargo do Núcleo de Estudantes de Física-ensino da UBI (Nefis), que conta com colaboração da Physis, a organização que agrupa os alunos de física a nível nacional.
Os organizadores esperam uma participação da ordem das 100 a 150 pessoas, olhando ao que se passou nos dois primeiros encontros, realizados em Coimbra e em Faro, respectivamente. Neste encontro estarão dois palestrantes e haverá um júri que apreciará os trabalhos apresentados por alunos de licenciatura e de mestrado.
Os dois melhores trabalhos serão premiados com uma viagem à Irlanda, onde os vencedores irão participar na Conferência Internacional de Estudantes de Física. A decisão final caberá a um júri em princípio constituído por um professor da UBI, um da Universidade de Aveiro e um da Universidade de
Coimbra. 
|