Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano III    Nº24    Fevereiro 2000

 

Politécnico

ESGIN

Idanha abre residência

O Secretário de Estado do Ensino Superior, José Reis, deverá inaugurar, no próximo dia 29 de Fevereiro, em Idanha-a-Nova, a nova residência de estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Aquela estrutura que servirá de apoio aos alunos da Escola Superior de Gestão, deverá entrar em funcionamento no segundo semestre. Aliás, neste momento muitos dos alunos já se estão a instalar naquele imóvel.

Como o Ensino Magazine divulgou, aquela estrutura, situada junto ao Centro Cultural Raiano. Uma para alojamento, com capacidade para 109 camas, que já se encontra concluída. De acordo com o presidente do Instituto Politécnico, Valter Lemos, a cantina, instalada na residência, mas que servirá todos os alunos, deverá entrar em funcionamento no próximo ano lectivo.

Das 109 camas disponíveis, 100 destinam-se aos alunos, enquanto que as restantes nove estão divididas por quartos individuais, podendo servir para acolher professores visitantes, por exemplo. De resto, a nova residência tem todas as comodidades, além dos quartos, equipados com os serviços indispensáveis ao dia a dia do estudante, possui espaços de convívio, biblioteca e um salão de refeições, que pode tornar-se útil para a realização de iniciativas culturais e recreativas da escola.

De referir que este ano lectivo, a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, do Politécnico de Castelo Branco, inaugurou o seu novo bloco de salas de aula e a nova associação de estudantes. Obras avaliadas em 100 mil contos, que tiveram a benção do Director Geral do Ensino Superior, Pedro Lourtie, e que dotam aquela escola de mais duas salas de aula, para 70 alunos cada uma, e 10 gabinetes para docentes, com capacidade para 30 professores. Como referiu Domingos Rijo (na fota junto á residência), director da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (Esgin) “com as novas instalações e com a residência de estudantes que entrará em funcionamento dentro em breve, está encerrado mais um ciclo da Esgin” Um ciclo que Domingos Rijo classifica importante, dado que vai permitir à escola aumentar o seu número de alunos, podendo ultrapassar os 600 actuais.

 

PORTALEGRE

Debate de engenheiros

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre realiza, entre 13 e 17 Março, uma semana dedicada à engenharia. Uma iniciativa onde os responsáveis por aquela escola pretendem promover um encontro e debate de ideias entre a indústria, empresas, autarquias e especialistas de diversos domínios específicas. Deste modo, a ESTG pretende dar a possibilidade aos seus alunos de contactarem directamente com a realidade industrial e empresarial da região.

Do programa fazem parte alguns colóquios, sobre diversos temas. No dia de abertura será discutido “O Ensino da Engenharia no Contexto da Indústria Nacional”. A prelecção está a cargo de Henrique Neto, deputado na Assembleia da República, e presidente do Conselho de Administração da Ibermoldes. No dia 14, os trabalhos começam bem cedo, pelas 9h15, com uma comunicação elaborada por José Carvalho, Francisco Neves e Mendonça Coelho, docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre. Depois de um debate, que se prevê animado, e de uma café para retemperar forças, segue-se uma prelecção sobre “Manutenção Industrial”, da responsabilidade de Luis Dinis, da empresa Borealis. Ainda da parte da manhã, Cândido Augusto, do Inlan, falará sobre “O Processo de Certificação de empresas pelas normas ISQ 14001.

Ainda no dia 14, mas de tarde, a “utilização de linguagens formais/gramáticas e sistemas imunitários na detecção de avarias em sistemas electromecânicos”, será um dos temas mais importantes a abordar. Os considerandos ficam a cargo de António Dente, docente no Instituto Superior Técnico, e de João Martins, docente no Instituto Politécnico de Setúbal. Após um debate e um intervalo, José Sousa, da ESTG, falará sobre os “Estágios Curriculares e Inserção na Vida Activa”, enquanto que Nuno Martins, aluno do 4º ano daquela escola, abordará a problemática do “Motor Eléctrico como Estator no Centro”.

No dia 15, os trabalhos iniciam-se às 9h00, com José Sousa, docente na ESTG, a falar sobre “Bancada de Ensaios de Máquinas Eléctricas”. Uma comunicação que contará com a participação de alunos do 4º ano daquele organismo. “Linhas de Transmissão”, é o tema que será focado por Tiago Gasiba, aluno do 3º Ano, de Engenharia Electrotécnica, da faculdade de Engenharia do Porto. Ainda na parte da manhã, Carlos Cabrita, docente da Universidade da Beira Interior, falará sobre “Tracção Eléctrica”, enquanto que margarida Cunha, da Siemens, abordará o tema da “Automação Totalmente Integrada”. Na parte da tarde estão agendadas mais quatro comunicações a saber: “Construção de Aterros em Solos altamente Compressíveis”, por Júlio Carneiro, da Universidade de Évora, e Helena Lima, geóloga; “Energética Industrial”, por Alexandre Miranda, da UBI; “Forno de Indução”, por Pedro Fernandes, aluno da ESTG; e o “Voltímetro e Amperímetro Electrónico”, por Luís Carvalho, aluno da ESTG.

O terceiro dia da semana também se prevê intenso. Pelo menos a avaliar pelo programa. Ao todo estão agendadas sete comunicações, a saber: “Implementação de um sistema de qualidade em centrais de betão”, “Projecto de uma Etar”, “Controlo de Qualidade em Obras Rodoviárias”, “Caracterização do Tecido Industrial de Portalegre”; “Sistemas de Gestão e Segurança”, “Hidrogeologia de uma Área dos Sistema Aquífero de Elvas” e “Haccp em produtos de Baixo Risco”. Prelecções que serão proferidas por Sónia Tomás, João Reis, alunos da ESTG, Paula Faria, Universidade de Évora, Artur Romão, da ESTG, Miranda Coelho, da Somicor, Vieira da Silva, da Centralcer, e Tim Hogg, da Universidade Católica, respectivamente.

O último dia é mais curto, pois a semana fica encerrada às 12 horas. De manhã serão debatidos os temas: “As alterações introduzidas pela Nova Edição das normas de Série ISO 900” e a “Descontaminação de Solos e Águas Residuais”. As prelecções ficarão a cargo de Rui Valente, docente da ESTG, Carlos Costa, da Universidade Nova de Lisboa, e de alunos do 4º ano da ESTG.

ESE. A Escola Superior de Educação de Portalegre está a comemorar os seus 15 anos. De acordo com os responsáveis pela instituição estão em perspectiva diversas iniciativas, que envolvem a organização de colóquios, encontros, exposições, subordinados ao tema “15 anos de...”.

 

SUPERIOR DE ENFERMAGEM DA GUARDA

O mundo dos idosos

Discutir a problemática do mundo dos idosos foi o principal objectivo do colóquio, realizado este mês, na Escola Superior de Enfermagem, pelos alunos do ano complementar de formação em enfermagem. Uma iniciativa que contou com a presença de muitos participantes e onde foram abordados vários temas. O mais esperado foi analisado por António Manuel Batista e Maria José Silva, docentes daquela Escola, que falaram sobre a afectividade e a sexualidade no idoso. Um tema que levou a uma acesa discussão, onde em jeito de conclusão, António Manuel Batista, frisou que “os idosos não procuram sexo, mas sim afectividade. Por isso, nunca se deve ordenar às pessoas mais idosas aquilo que elas devem fazer”.

O colóquio abordou outros temas e começou com uma prelecção de António Albino Dias, docente do departamento de das Ciências do Desporto da ESE da Guarda, sobre “o processo de envelhecimento a nível biológico, psicológico e social”. O debate sobre aquela matéria, moderado por Ezequiel Martins, abriu o apetite para a prelecção seguinte, sobre “a atitude do idoso face ao aspecto da morte”. Uma comunicação feita por Santos Costa, capelão da Universidade da Beira Interior, e moderada por Abílio Figueiredo, da ESE da Guarda. De resto, aquela foi uma das comunicações mais interessantes, já que abordou aspectos concretos. Na opinião de Santos Costa, não há dúvidas, os idosos estão sempre a pensar que a qualquer hora podem morrer. facto que nem sempre os assusta profundamente.

A última das prelecções foi feita António Albino Alves e Maria de Fátima Pontinha. O Papel e a Importância da Reabilitação do Idoso, foi o tema escolhido. Em traços gerais, o colóquio constituiu uma mais valia para os responsáveis pela Escola Superior de Enfermagem, numa altura em que ainda são visíveis as marcas do Ano Internacional do Idoso, comemorado em 1999.

 

 

EM CASTELO BRANCO

Agrária mais biológica

 

EM MARÇO

Superior de Artes expõe Egas Moniz

 

CASTELO BRANCO

Politécnico abre novos cursos

 


Visualização de 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2000 RVJ Editores, Lda.