Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XIV    Nº156   Fevereiro 2011

Universidade

DOUTORAMENTO EUROPEU

UBI já pode atribuir

A Universidade da Beira Interior vai poder atribuir o título de “doutoramento europeu”, aprovado pela Confederação dos Conselhos de Reitores Europeus. Este título não constitui mais um grau, mas está sim associado ao grau de doutor atribuído por universidades europeias.

Para ser atribuído o título “doutoramento Europeu” ao grau de Doutor conferido por uma universidade europeia é necessário satisfazer quatro condições, designadamente o facto da tese ser previamente aceite, pelo menos, dois professores pertencentes a duas instituições de ensino superior de dois países europeus, além daquele onde a tese de doutoramento vai ser defendida.

Já na defesa, pelo menos um dos membros do júri deverá ser originário de uma instituição de ensino superior de um país europeu, diferente daquele onde a tese vai ser defendida. Além disso, uma parte da defesa da tese de doutoramento deverá ser feita numa língua oficial da comunidade, diferente da do país onde a tese vai ser defendida.

Finalmente, a tese de doutoramento deverá ter sido parcialmente preparada como resultado de um período de investigação de, pelo menos, um trimestre, realizado num outro país europeu que não aquele onde o grau de Doutor vai ser conferido.

 

 

 

PRESENÇA DA UBI FUNDAMENTAL

Data Center da PT na Covilhã

A presença da Universidade da Beira Interior foi fundamental para a escolha da Covilhã como local de construção do Data Center da Portugal Telecom, garantiu Zeinal Bava, presidente executivo da empresa, aquando da apresentação do projecto, que visa a instalação de uma área tecnológica de 45 mil metros quadrados.

A estrutura que irá abrigar mais de 50 mil servidores para armazenamento de dados informáticos, vai permitir à Portugal Telecom “posicionar como um pólo de exportação de capacidade de armazenamento de dados de empresas europeias e de serviços tecnológicos”, garantiu o responsável.

O novo centro cria cem postos de trabalho directos e cerca de 400 indirectos. Emprego qualificado que tem na UBI o seu principal parceiro formador de recursos humanos. Um dos pontos que mereceu maior destaque por parte do responsável da PT foi precisamente a capacidade formativa da academia beirã em diversas áreas que vão desde a informática à electromecânica.

Na apresentação da nova estrutura que deverá entrar em funcionamento no próximo ano, Bava deixou ainda a garantia da constituição de potenciais parcerias com a Universidade da Beira Interior “para desenvolvimento de programas de inovação e também como ponto de recrutamento”. Associado às infra-estruturas implementadas, será também criado um Centro de Inovação em Tecnologias de Informação que permitirá atrair para a região núcleos empresariais nacionais e internacionais, que contribuirão para o desenvolvimento económico da região e potenciarão a articulação com o meio académico e de investigação através da Universidade da Beira Interior, afiança a PT.

Urbi@Orbi

 

 

 

ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA

UBI com Tabela periódica humana

Mostrar toda a Química que existe no dia-a-dia e as aplicações desta ciência são objectivos de Isabel Ismael, presidente do Departamento de Química da Universidade da Beira Interior, onde decorre, até Dezembro, um conjunto de iniciativas para assinalar o Ano Internacional da Química, de entre as quais se destaca uma tabela periódica humana.
“Trata-se de “um desafio lançado aos alunos e escolas que queiram passar pela UBI e vestirem-se ou mascararem-se com as características de um elemento químico”. Depois da inscrição no evento e respectiva atribuição de um elemento químico, “a ideia é, no dia 21 de Maio, no Complexo Desportivo da Covilhã, montar toda a tabela periódica e quem conseguir representar melhor o seu elemento, será premiado”, acrescenta Isabel Ismael.
Este tipo de iniciativas junta-se a uma mão cheia de novidades como a estreia da “Canção da Química”, um tema da autoria da Tuna Académica Feminina, EncantaTuna, que irá depois fazer parte do repositório musical deste grupo. Juntar alunos em torno da Química e promover a importância desta área são aspectos transversais a todas as actividades. O Departamento continuará também com os eventos de divulgação que mantém anualmente, como a participação na Semana da Ciência e da Tecnologia sob o tema: “Química, nossa vida, nosso futuro”, “Os Dias da UBI”, a “Semana da Ciência e da Tecnologia”, os estágios Ciência Viva, a divulgação em feiras e certames e palestras em escolas da região.

Eduardo Alves

 

 

 

A DOCENTES E INVESTIGADORES

UTL atribuiu Prémios Científicos

A Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em parceria com o Santander Totta, já atribuiu os Prémios Científicos UTL/Santander Totta a 13 docentes e investigadores das escolas da instituição que se distinguiram nas respectivas áreas pelo número e pelo impacto dos trabalhos que publicaram em revistas científicas de circulação internacional.

No decorrer da cerimónia foram também atribuídas 25 menções honrosas a professores da UTL pelo trabalho desenvolvido nas suas áreas de investigação, em benefício do conhecimento e divulgação da imagem pública nacional e internacional da Universidade.

A cerimónia contemplou ainda com a atribuição do Título de Professor Emérito aos Professores, Pedro Lynce, do Instituto Superior de Agronomia, e Carlos Salema, do Instituto Superior Técnico.

À margem da cerimónia de Entrega da 4ª edição dos Prémios Científicos UTL/Santander Totta, e na sequência do Convénio celebrado entre as duas entidades em 2002, foi assinado o IV Protocolo de Desenvolvimento de Programa e Parceria entre as duas instituições o qual visa apoiar a implementação e divulgação de programas de prémios de mérito académico e de bolsas de investigação, contribuir para a realização de projectos de melhoria das condições do Ensino Superior na UTL e fomentar o Programa de Mobilidade com os Países da América Latina.

 

 

 

SAÚDE

Minho na OMS

A Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho acaba de integrar o Directório Internacional de Escolas Médicas da Organização Mundial de Saúde (OMS) – Avicenna, que tem como objectivo a compilação de instituições de ensino superior na área médica. Esta selecção demonstra a credibilidade da Escola de Ciências da Saúde da UMinho, do curso de Medicina e dos seus investigadores.

O Avicenna conta já com cerca de 1900 instituições em mais de 160 países, como Reino Unido, França, Suécia, China, Turquia, Canadá e Estados Unidos da América, entre outros. Para além da UMinho, o projecto inclui seis instituições portuguesas – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade de Porto, a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

Eduardo Alves

 

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Alunos chineses na UBI

O Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior integrou a experiência de acolher alunos de Macau no ano passado, “o resultado foi de tal forma positivo que este ano fomos novamente escolhidos para receber mais alunos”, explicar Paulo Osório, docente da UBI. Ao longo de um semestre, os alunos da Universidade de Macau frequentam diversas disciplinas relacionadas com o português. Mas “acima de tudo praticam a língua no seu estado natural, aqui têm mesmo de se exprimir em português”, continua o professor.

Margarida Ip, de 22 anos, faz a apresentação dos colegas num português quase perfeito. Esta aluna do último ano de Estudos Portugueses, tal como os restantes elementos do grupo, quiseram viajar até à terra de Pêro da Covilhã “para começar a treinar aquilo que aprendemos na universidade”. Há cerca de uma semana na “cidade neve”, a jovem faz questão de destacar a facilidade de se promoverem amizades. “Estamos nas residências e temos já muitas amigas”, confessa. Margarida Ip diz que esta é uma das marcas que levará para o oriente, “a amizade e a afabilidade das gentes beirãs”.

Flávio Chao, de 23 anos, entusiasma-se com a conversa da colega e acaba também por se aventurar na Língua Portuguesa. Começa por explicar que os colegas do ano passado e alguns professores que conhecem a UBI e o trabalho que é desenvolvido no Departamento de Letras lhes recomendaram esta instituição. Apesar da academia beirã não ser a única, em Portugal, a receber alunos da Universidade de Macau, este grupo de dez estudantes acabou por se decidir pela Covilhã. As primeiras imagens que procuraram “foi da universidade, mas também da Serra da Estrela”. O nome da montanha mais alta de Portugal continental desperta a atenção de todo o grupo e a visita já agendada “à neve” parece ser um dos acontecimentos mais aguardados.

Eduardo Alves

 

 

 

BIOTECNOLOGIA, TÊXTIL, ELECTRÓNICA, FÍSICA E SAÚDE

Minho premeia ideias

O empreendedorismo inovador gerado na Universidade do Minho acaba de ser distinguido no “SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio”, uma iniciativa da TecMinho e do Spinpark, que teve lugar no Avepark. O primeiro prémio foi entregue a Lino Machado, Raul Machado, Evandro Oliveira e Carlos Oliveira pelo projecto “euPA/Eu Preciso de Ajuda – Sistema de Monitorização de Saúde e Localização de Emergência por GPS”. A solução facilita a comunicação entre o paciente e a plataforma de prestação de serviços de saúde, monitorizando em tempo real a frequência cardíaca do utilizador através de um dispositivo móvel.

O segundo prémio foi a atribuído à ideia de negócio “Neptuno - Detecção Precoce de Afogamento em Piscinas Privadas” dos promotores Nuno Peixoto, Nuno Cardoso, Adriano Tavares e José Mendes. Visa o desenvolvimento de tecnologias, baseadas em visão por computador, capazes de substituir o ser humano na tarefa de vigilância dos utilizadores de piscinas privadas, permitindo a prevenção de acidentes por afogamento. O Prémio de Empreendedorismo Jovem foi entregue à DEIFIL Technology dos promotores Andreia Afonso e Manuel Vieira. Tem como objectivo aplicar técnicas modernas de propagação vegetal in vitro para a reprodução de plantas agrícolas ou florestais.

 


© 2002-2010    RVJ Editores, Lda.