Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XIV    Nº155   Janeiro 2011

Espaço SEA

ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

Efemérides que moldam caminhos

Celebramos em 2011 o Ano Internacional das Florestas. A Comissão Nacional da UNESCO vai apoiar e dinamizar actividades relativas à promoção e conservação das florestas, bem como à consciencialização para o papel que as mesmas desempenham no desenvolvimento sustentável.

Também celebramos o Ano Internacional da Química, no quadro do qual as actividades a desenvolver darão ênfase à importância da química e procurarão aumentar o conhecimento e apreciação pública pela química e atrair o interesse dos jovens pela ciência em geral.

Alargamos esta dinâmica à celebração do Ano Internacional da Juventude que se celebra desde 12 de Agosto de 2010, sob o tema Diálogo e entendimento mútuo. Com o objectivo de promover, a partir dos jovens na sociedade, o diálogo e a compreensão entre gerações, promover os ideais de paz, respeito pelos direitos humanos, liberdade e solidariedade, serve este ano também para estimular os jovens a promover o progresso, tendo sobretudo em atenção os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

A 2ª edição do Prémio Criatividade e Inovação – 2011 foi lançada este ano lectivo a todas as Escolas Associadas (SEA) sob o tema As Florestas. Com este Prémio, a CNU pretende sensibilizar a comunidade escolar para a preservação da floresta, contribuir para o desenvolvimento sustentável e a sensibilização para a importância ecológica, económica e social da floresta.

Para a celebração da Década das Nações Unidas de Educação Sustentável (2004-2014) e da Década das Nações Unidas “Água para a Vida” (2005/2015), colaboram com a Comissão Nacional da UNESCO, no âmbito das escolas associadas, diversos parceiros. De entre os estes, destacam-se o Centro Internacional de Eco-hidrologia Costeira da UNESCO (ICCE), que funciona junto da Universidade do Algarve e cujo departamento educacional desenvolve, em parceria com a área da educação e do SEA, os projectos A Cultura da Água, Património Cultural Subaquático – campanha Dive Olly Dive, Água como Recurso – Project H2Ooooh! Water Project – Pet Pals TV Series e o Projecto Atlântico; o Departamento de Educação Ambiental do SMAS Amadora Oeiras, da Câmara Municipal de Oeiras, com o projecto Clube da Água e também o Museu da Água, com o projecto Água para todos - O uso eficiente da água.

São muitos, pois, e variados os pretextos para enquadrar as nossas actividades em 2011. Mãos à obra!

Fátima Claudino
(Educação Escolas Associadas da UNESCO)

 


© 2002-2010    RVJ Editores, Lda.