Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XIII    Nº151   Setembro 2010

Propostas

GEOPARK RECEBE

Dia Mundial do Turismo

As Comemorações Oficiais do Dia Mundial do Turismo de 2010 vão realizar-se no Geopark Naturtejo (território classificado pela Unesco e que abrange os concelhos Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão – na região centro de Portugal), no próximo dia 27 de Setembro.

O Ministério da Economia explica que “o Centro de Portugal tem vindo a afirmar-se como uma importante região turística do nosso país, com um crescimento sustentado, ocupando actualmente o quinto lugar em todos os indicadores”.

Em nota oficial, o Governo explica que “ao seleccionar o Geoparque para as comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo, pretende-se dar a conhecer uma beleza natural de Portugal única e com um enorme potencial turístico, que constitui um factor incontornável para o desenvolvimento sustentável desta região do país”.

A decisão de escolher o Geopark Naturtejo para se assinalar o Dia Mundial do Turismo surge depois da visita efectuada pelo Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade ao território Naturtejo. Uma visita acompanhada desde Lisboa pelo Ensino Magazine e onde aquele governante teve conhecimento dos investimentos turísticos previstos para a região. Uma viagem que deverá ser repetida no próximo dia 27 de Setembro. “A CP pode desempenhar um papel importante na dinamização do turismo no interior do país”, disse o Secretário de Estado.

Para Bernardo Trindade “o Geopark Naturtejo é um excelente exemplo de como o país se pode desenvolver turisticamente, através de uma comunhão de esforços entre as autarquias locais, empresários, empresas públicas e da própria CP”.

Armindo Jacinto, presidente da Naturtejo e um dos responsáveis pela criação do primeiro Geopark português, revela que “a aposta da Naturtejo tem passado pelo geoturismo e pela preservação do património classificado há quatro anos pela Unesco, envolvendo os agentes sociais e económicos”. Uma posição que Bernardo Trindade pretende potenciar: “a afirmação deste conceito de turismo passa por mais comunicação e aqui é fundamental o reforço da parceria entre a CP e a Naturtejo, envolvendo não só o património existente, mas também toda a capacidade de acolhimento”. Sobre a ligação entre Lisboa e Ródão, Bernardo Trindade classifica-a como “extraordinária e com todas as condições para singrar”.

Joaquim Morão, presidente da Câmara de Castelo Branco, confirma os contactos mantidos com o Secretário de Estado do Turismo. “Vamos aproveitar esta oportunidade para promovermos as nossas potencialidades turísticas e chamar a atenção daquilo que ainda falta fazer”, disse.

O autarca albicastrense recorda que o turismo “é uma aposta da Câmara que queremos potenciar. A presença do Governo nesta região servirá também para isso”. Joaquim Morão diz que Castelo Branco “tem excelentes ofertas que interessa potenciar junto dos operadores turísticos”.

 

 

 

PRAZERES DA BOA MESA

Bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa ETG
Cozido a Baixa Temperatura em BAGA
sobre Gravanços em Duas Texturas
e Tomatinhos Assados

RECEITA

Ingredientes (10 pax):
10 Lombos de Bacalhau C. Tradicional
1 Garrafa Vinho Monocasta Baga
1 Molho de Coentros
30 Mini Tomates Cacho
5 Dentes de Alho
1 Cebola Roxa
Q.B. de Flor de Sal
Q.B. de Pimenta Preta de Moinho
150 g de Manteiga
1 L de Azeite do Ribatejo DOP
1 C. Sob. de Vinagre
1 Latas de Grão Cozido
2 Tomates Chucha


Preparação:
Aparar os lombinhos de bacalhau e marinar 2 horas com o vinho de casta BAGA, 35 dentes de alho laminados, pimenta e um fio de azeite.

Esmagar muito bem o grão de 1 lata. Passar pelo passador e misturar a outra lata de grão, mas inteiro. Juntar os coentros picados, 1 dente de alho bem picado, o tomate chucha sem sementes em concassé e a cebola roxa em cubinhos. Juntar azeite, pimenta, flor de sal e um golpe de vinagre. Rectificar os temperos. Reservar.

Levar o bacalhau ao lume a 70ºC com a marinada e o restante azeite (o bacalhau deverá ficar completamente submerso). Depois de cozido, retirar o bacalhau, triturar o líquido com coentros e a manteiga. Passar pelo chinês de malha fina. Voltar a submergir os lombinhos no molho até à altura de servir.

Lavar e saltear em azeite e alho os mini tomatinhos cacho.


Empratamento:
Depois de todos os temperos rectificados, colocar grão em duas texturas no centro do prato, dispor em cima deste 1 lombinho de bacalhau. Aplicar uma colherada de molho, finalizar com três tomatinhos salteados e com o crocante de pão caseiro.
 

Chef Mário Rui Ramos
(Chef Executivo Complexo Termal de Monfortinho - Hotéis, Restaurantes, Termas e Spa)

 


© 2002-2010    RVJ Editores, Lda.