Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XIII    Nº151   Setembro 2010

Cultura

GENTE & LIVROS

Eduardo Sacheri

«Benjamín Chaparro martela diversas vezes a tecla de espaços da máquina de escrever para libertar a folha. Pega nela pelas beiras, apenas com as pontas dos dedos, e apoia-a como se fosse uma granada sem cavilha sobre as outras dezasseis ou dezassete que também se salvaram de voar amachucadas para o cesto. Enternece-o ligeiramente reparar que as folhas escritas formam já uma espessura mínima, um certo corpo.
Endireita-se, satisfeito. Dois dias antes estava desesperado com a certeza de que jamais conseguiria escrever o seu livro, sufocado na névoa do princípio. Agora esse princípio está escrito. Bem ou mal, mas escrito. Isso deixa-o contente, embora também continue ansioso. Mas ansioso por continuar, por contar o que sucedeu àquelas pessoas. Pergunta-se se será esta a sensação que têm os escritores ao narrar. A mera omnipotência de brincar com as vidas das personagens. Não tem a certeza, mas, se assim for, a sensação agrada-lhe.»


In O Segredo dos Seus Olhos
 

Eduardo Sacheri nasceu em Castelar, província de Buenos Aires, Argentina, em 1967. Licenciou-se em História, e leccionou no Ensino Secundário e Universitário. A sua paixão pelo futebol levou-o a escrever crónicas sobre esse desporto, que foram largamente difundidas no programa de rádio Todo Com Afecto, de Alejandro Apo, emitido pela Rádio Continental, na Argentina. É também sob o signo do Futebol que Sacheri escreve e publica o primeiro livro de contos, Esperándolo a Tito e Outros Cuentos de Fútbol (2000); e quatro anos depois o livro Lo Raro Empezó Después: Cuentos de Fútbol y Outros Relatos (2004).

O segundo livro de Sacheri também será de contos, Te Conozco Mendizábal e Outros Cuentos (2001). Em 2005, o escritor arriscava com sucesso o romance La Pregunta de Sus Ojos (2005); O romance foi adaptada ao cinema, pelo realizador Juan José Campanella, com o título El Secreto de Sus Ojos e venceu vários prémios, entre eles o Óscar para o melhor filme estrangeiro, em 2010. Eduardo Sacheri é também autor do livro de contos Un Viejo que Se Puene de Pié Y Outros Cuentos (2007); e do romance Araóz y la Verdad (2008).

Alguns dos trabalhos do escritor foram escolhidos pelo Ministério da Educação da Argentina para campanhas de Promoção da Leitura. A sua obra está traduzida para alemão, francês e português.

Em Portugal O Segredo dos Seus Olhos tem a chancela da Editora Objectiva.
 

O Segredo dos Seus Olhos. Reformado do cargo de vice-secretário num tribunal de Instrução argentino, Benjamín Chaparro está decidido a escrever um livro sobre um caso do passado, que não consegue esquecer. Há trinta anos atrás chegava ao seu departamento o relato da violação e homicídio de uma jovem mulher. Solidário com o sofrimento do viúvo da vítima, ele faz o que tem de ser feito para que o culpado seja punido. Mas até onde podem ir e as consequências da sua luta por justiça? E da paixão que durante tantos tempo preferiu silenciar?

Eugénia Sousa

 

 

 

LIVROS

Novidades literárias

Europa-América. Ex Machina, de Robert Finn. Com O Perito, o primeiro volume desta saga, David Braun e Susan Milton envolvem-se numa aventura para descobrirem O Marcador, uma preciosa antiguidade que pode mudar o destino do Mundo. Em Ex Machina, David e Susan tem de recuperar o Marcador, com a ajuda do professor Shaw e de Jo Hallett, enquanto se protegem dos seus perseguidores.
 

Casa das Letras. Os Últimos Dias de Henrique VIII, de Robert Hutchinson. Henrique VIII reinou trinta e cinco anos pelo terror. De 1543 a 1547, nos seus últimos quatro anos de vida, o monarca inglês era um homem velho, doentiamente obeso, perverso, que raramente era visto em público. Pela pena de Robert Hutchinson, relatam-se neste livro «julgamentos fantasma», manipulações de facções rivais, sentenças de morte, chantagens, e até as cartas de amor trocadas entre Katherine Parr, a última esposa de Henrique VIII, e o almirante Thomas Seymour.
 

Presença. Quando Menos Esperamos... de Sarah Dunn. Holly Frick é uma escritora nova-iorquina de trinta e cinco anos a passar por um divórcio. Apaixonada pelo ex-marido procura encontrar uma maneira de recompor a sua vida. No seu círculo de amigos todos parecem dispostos a retirar algum prazer do momento em se encontram e Holly está decidida a fazer o mesmo. Comprar um cão e arranjar um namorado mais novo é só o principio de uma nova etapa.
 

Texto. Esdrúxulas, Graves e Agudas, Magrinhas e Barrigudas. O autor é José Fanha, e as ilustrações de Afonso Cruz. De forma divertida e didáctica o autor ensina aos mais pequeninos a divisão silábica e as regras de acentuação e de como as palavras se relacionam de forma igualitária, mas não são todas iguais: há palavras magrinhas, há palavras barrigudas, que se distinguem pela acentuação.
 

Difel. Vergílio Ferreira - O Excesso da Arte num Professor por Defeito, de Maria Almira Soares. Neste ensaio premiado a autora percorre toda a obra de Vergílio Ferreira - ensaios, ficção e diários - para revelar o carácter único da identidade docente do escritor.» A autora afirma a páginas tantas « Ao graduar o professor meticuloso em mestre excessivo, abre a fenda sobre a paisagem fascinante do seu saber, suscitando o desejo de aceder. O professor Vergílio Ferreira é a liberdade e debate habitando o formalismo, a palavra pura, essencial, denunciando a codificação didáctica (...)».
 

D. Quixote. O Oficial Polaco, de Alan Furst. Setembro, ano de 1939. A Europa vivia a II Guerra Mundial, e Varsóvia estava prestes a cair às mãos da Wehmacht de Hitler, quando os serviços secretos da resistência polaca recrutam os serviços de Alexander de Milja. A Alexander seria entregue a arriscada missão de transportar para lugar seguro as reservas de ouro do banco Nacional da Polónia. O Oficial Polaco é o livro mais aclamado de Alan Furst.
 

Oficina do Livro. Morro Bem, Salvem a Pátria!, de José Jorge Letria. A acção do livro foca-se no dia da morte de Sidónio Pais, recua tempos antes da sua morte e prolonga-se até depois do seu desaparecimento. Assassinado à queima-roupa na estação do Rossio, em Lisboa, Sidónio Pais, presidente populista, amado pelas mulheres e admirado por Fernando Pessoa, é uma das figuras mais controversas da História de Portugal.
 

Guerra e Paz. O Caso Jane Eyre, de Jasper Fforde. Quinta-Feira Seguinte, a melhor detective literária de todos os tempos, depara-se com a difícil missão de proteger a literatura mundial. A invenção de um cientista lunático permite a qualquer um entrar nas páginas dos livros e destruir qualquer obra. As consequências dessa invenção pode ser devastadora, sem a intervenção de Quinta-Feira Seguinte. O Caso Jane Eyre é bestseller do New York Times.
 

 

 

PELA OBJECTIVA DE J. VASCO

72ª Volta a Portugal em Bicicleta

Com partida de 139 corredores a 4 de Agosto, em Viseu, e chegada a 15 do mesmo mês, em Lisboa, disputou-se mais uma volta a Portugal em bicicleta. Este ano teve a particularidade de ser ganha pelo espanhol David Blanco que, deste modo, com 4 vitórias na prova, igualou o antigo recorde de Marco Chagas. O prémio da montanha foi ganho também por David Blanco, a camisola da juventude foi para o italiano Alfredo Balloni, o primeiro lugar da classificação por pontos foi para Sérgio Ribeiro e por equipas ganhou a BARBOT-SIPER

Da esquerda para a direita David Blanco em pleno contra-relógio, Hernâni Broco, melhor português e 5º classificado na geral e Cândido Barbosa que venceu a última etapa e provavelmente se despede assim das voltas a Portugal onde obteve inúmeros êxitos.

 

 

 

Música

Katy Perry - Teenage dream. Depois do grande sucesso do primeiro trabalho de Katy Perry, eram imensas as expectativas dos muitos admiradores da cantora.

O cartão de visita “California Girls” foi apresentado no final do passado mês de Maio, e teve como convidado especial o rapper Snoop Dogg. O tema foi muito bem recebido pelo público e conquistou o primeio lugar dos top´s de singles em vários países, na internet foram mais de três milhões de downloads legais. A segunda aposta já é bem conhecida lá fora, trata-se do tema “Teenage Dream” que em breve deverá começar a rodar nas nossas rádios. A composição dos temas tem a assinatura da própria Katy Perry, que convidou vários produtores conceituados para ajudarem na composição e para a produção do trabalho.

Este novo “Teenage Dream” apresenta uma fórmula muito próxima do trabalho anterior, nota-se a vontade de fazer algo melhor, com refrões mais cuidados, mas o resultado final acabou por não ser muito diferente. Destaque para os singles “California Girls” e “Teenage Dream” e os temas “Last Friday night” e “Firework”.

Katy Perry vai continuar a encantar os mais novos e não só, vale a pena ver o vídeo do novo single!
 



Interpol - Interpol. Pela primeira vez vamos falar de um álbum que ainda não chegou ao nosso mercado. A razão da escolha é porque os Interpol são os convidados dos U2 para os espectáculos que vão acontecer em Coimbra nos próximos dias 2 e 3 de Outubro.

Não vai ser a estreia em palcos nacionais, a banda Norte-Americana já actuou num conhecido festival de Verão e subiu ao palco do Coliseu dos Recreios em Lisboa.

A banda ganhou visibildade em 2002 com a edição do seu primeiro trabalho “Turn on the bright lights”. A sonoridade dos Interpol é na linha alternativa do rock, na sua vertente mais calma.

O primeiro single do álbum é o tema “Lights” que já roda em algumas rádios. Os novos temas foram produzidos pelos elementos da banda em Nova Iorque, e as misturas tiveram a assinatura de Alan Moulder. Este novo trabalho homónimo dos Interpol apresenta uma sonoridade muito próxima dos registos anteriores, a linha rock alternativa continua bem presente. Os temas fortes são o single “Lights” e as faixas “Sucess”,”Summer weel”, e ”Try it on”.

Agora é so esperar pela edição do novo cd e o regresso aos nossos palcos!

 



Taio Cruz - Rokstar. Apesar de ser uma voz conhecida das nossas rádios, apenas recentemente chegou ao nosso mercado o novo álbum de Taio Cruz. Tudo começou em 2006 com o lançamento do single “I just wanna know”, dois anos depois lançou o álbum de estreia “Departure”.

A primeira amostra deste “Rokstar” foi o tema “Break you heart” que foi editado em 2009 que conquistou o os top´s de singles em vários países .

O segundo single foi o tema “Dirty picture” que teve a participação especial de Kesha que tambem fez sucesso nos top´s e rádios.

Para o terceiro single a escolha recaiu sobre “Dynamite” que recentemente foi conhecido, o tema teve uma entrada fulgurante no top do Reino Unido e conseguiu chegar ao número um. A sonoridade deste trabalho apresenta uma mistura de um pop dançavel com R&B com uma energia e ritmo contagiante. Em relação aos destaques, temos os singles “Break you heart”, “Dynamite” e os temas “No other on” e “Only you”. Taio Cruz é mais um nome que promete crescer no mundo da música!

Hugo Rafael

 

 

 

Educação às tiras

Cartoon: Bruno Janeca
Argumento: Dinis Gardete

 

© 2002-2010    RVJ Editores, Lda.