Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XIII    Nº152   Outubro 2010

Espaço SEA

PARCERIA ENTRE UNESCO E ENSINO MAGAZINE

Juntos pela educação

A Comissão Nacional da Unesco (Organização das Nações Unidas, para a Educação, Ciência, Cultura e Comunicação) e o Ensino Magazine assinaram, no último mês, em Lisboa, um protocolo de cooperação que pretende promover a educação e a rede de escolas associadas da Unesco.

No encontro que decorreu na sede da Unesco, em Lisboa, Fernando Andersen Guimarães, presidente da Unesco, sublinhou a importância do acordo e lembrou que o mais importante é a sua efectivação prática. Uma ideia partilhada pelo director do Ensino Magazine, João Carrega, para quem esta “cooperação estratégica pode ser alargada a outros domínios”.

O director do Ensino Magazine sublinha que “este protocolo é um acordo de excelência que vai ser valorizado e cumprido sem qualquer hesitação. Trabalhar com a Comissão Nacional da Unesco é um motivo de orgulho e grande satisfação, mas representa uma grande responsabilidade que temos todo o prazer em assumir”.

Os pressupostos que estiveram na origem deste acordo resultam de vários factores. O documento revela que “a Comissão Nacional da Unesco é a dinamizadora em Portugal dos projectos e programas da Unesco; e que a Rede das Escolas Associadas da Unesco (SEA) é a mais antiga Rede da Unesco, constituindo-se tais escolas como locais de experimentação para testar e validar o material educativo desenvolvido pela Unesco ou outros organismos internacionais associados, bem como para a produção de material próprio”.

Além disso, diz o documento, “a prioridade da Rede SEA é promover uma educação de qualidade para todos, assim como identificar e difundir exemplos sobre o que é uma educação de qualidade”.

Por seu lado, diz o protocolo, “o Ensino Magazine é uma publicação mensal, editada em Portugal, que se dedica a temas relacionados com a educação, ensino e cultura, tendo distribuição gratuita nos estabelecimentos de ensino (básico, secundário, profissional) e nas instituições de ensino superior (universidades e institutos politécnicos) em todo o território nacional, em Espanha e nos Palop”.

No entender de João Carrega este acordo permitirá ao Ensino Magazine continuar a promover o ensino, a educação, a cultura e a juventude de uma forma mais abrangente, mas com o mesmo rigor de sempre. O protocolo entrou já em vigor, pelo que nesta edição já foi criada uma secção própria destinada à Rede de Escolas Associadas da Unesco.

 

 

 

ESPAÇO SEA - NOTÍCIAS DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO

Uma rede de excelência

São 55 as escolas portuguesas que integram actualmente o Sistema das Escolas Associadas (SEA) da UNESCO, uma rede mundial presente em cerca de 180 países que se propõe promover uma educação de qualidade para todos.

Existem escolas SEA públicas e privadas, distribuídas por diversos níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário, incluindo ainda escolas de ensino técnico e profissional e escolas superiores de educação.

Ao aderir à rede SEA, estes estabelecimentos comprometem-se a adoptar práticas educativas inspiradas nos ideais da UNESCO e, de um modo geral, no sistema das Nações Unidas, bem como a contribuir, através nomeadamente de parcerias – a nível local, nacional e/ou internacional - para o desenvolvimento do trabalho da rede. Constituem-se frequentemente como um conjunto de centros de experimentação aptos para testar materiais educativos desenvolvidos por equipas internacionais, para além dos materiais próprios que produzem e partilham com outras escolas, pertencentes ou não à rede.

As temáticas que são objecto do trabalho das escolas SEA são variadas, agrupando-se em torno dos quatro eixos propostos pela UNESCO: os problemas mundiais e o papel do sistema das Nações Unidas; a educação para um desenvolvimento sustentável; a paz e os direitos humanos; a aprendizagem intercultural. Estas quatro grandes áreas acolhem naturalmente a possibilidade de abordar e tratar aspectos relacionados não só com o quotidiano, mas também com preocupações maiores à escala do planeta, como por exemplo as questões relacionadas com a bioética ou as implicações das alterações climáticas.

A partir deste número do Ensino Magazine, haverá um espaço dedicado aos projectos e actividades das Escolas Associadas da UNESCO, privilegiando-se as notícias relativas a projectos levados a cabo em parceria e, por outro lado, à comemoração de efemérides que celebram o compromisso para com ideais partilhados e pontuam simbolicamente a actividade das escolas.

Manuela Galhardo
(Coordenadora Nacional SEA)

 

 

 

CONSERVATÓRIO ASSINALA

Dia Mundial da Música em Santarém

“Porque a Música penetra mais fundo na alma humana” (Platão), e procurando assinalar o Dia Mundial da Música, instituído em 1975 pela International Music Council (Organização não governamental, fundada em 1949 sob o patrocínio da UNESCO), o Conservatório de Música de Santarém promoveu, em parceria com o recém fundado Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP), um Concerto, no passado dia 1 de Outubro do corrente ano de 2010, pelas 21:30, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.

Esta iniciativa foi pautada pelo empenho de jovens talentos (do Conservatório e do MPMP) que, empenhados na difusão e revitalização do património musical português, abraçaram, de forma envolvente e contagiante, a execução e interpretação de obras de vários compositores nacionais, a saber, Alfredo Keil, Ruy Coelho, Luiz Costa, Carlos Paredes, Lopes-Graça, José António Sousa, entre outros.

Na verdade, a magia e a riqueza do legato do piano, do bellow shake do acordeão, do trinado da guitarra portuguesa, da coloratura da voz soprano, ou do vibrato do violoncelo, confiaram um notável colorido musical a esta admirável efeméride que o Conservatório de Música de Santarém, na qualidade de Escola pertencente à rede SEA / UNESCO, quis fomentar, assinalando, igualmente, a paixão e o compromisso pela divulgação do Património Musical Português.

Sónia Tomás
(Coordenadora SEA UNESCO)

 


© 2002-2010    RVJ Editores, Lda.