Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XIII    Nº153   Novembro 2010

Universidade

COM CLUBES E FADU

UBI aposta no desporto

A Universidade da Beira Interior vai organizar o torneio de futsal feminino da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), que decorre nos dias 18 e 19 de Novembro, na Covilhã. Esta organização integra-se numa estratégia da universidade para organizar torneios nacionais, ao mesmo tempo que aposta na prática desportiva, através do estabelecimento de protocolos com clubes da região.

A UBI vai realizar a primeira prova de Voleibol Masculino e Feminino, nos dias 6 e 7 de Dezembro e, “a cereja em cima do bolo”, como classifica João Leitão, administrador dos Serviços de Acção Social (SASUBI), a IV Jornada Concentrada de Futsal Masculino, torneio que decorre a 15 e 16 de Março de 2011 e junta centenas de atletas universitários de todas as instituições.

João Queiroz, reitor da instituição, considera que estas actividades “vão contribuir para dar à cidade e à região a visibilidade merecida”. Para além desta mostra de capacidade instalada na UBI, esta é também uma forma de “incentivar os alunos a praticar mais desporto”, uma das áreas de aposta dos SASUBI. Queiroz lembra que tem vindo a ser desenvolvida, com os Serviços de Acção Social, “uma estratégia diversificada em termos de desporto universitário e tem existido a preocupação em dialogar e combinar acções com a AAUBI e isso vai dando os seus frutos”.

A política de apoio social e de fomento de práticas desportivas na universidade ganhou, na passada semana, mais um apoio. A UBI e a Associação Desportiva da Estação (ADE) firmaram um protocolo de colaboração institucional que vai permitir aos alunos e colaboradores da instituição universitária, integrar as actividades da ADE. Na assinatura do documento, João Queiroz lembrou que “esta interligação é benéfica para todos”. O responsável máximo da academia refere também que, “o importante é dar oportunidade a jovens universitários para que participem e pratiquem actividades desportivas em parceria com colectividades da cidade e da região”. Para os próximos tempos, “devem surgir mais novidades”, diz Queiroz, que garante a intenção de continuar a apostar no desporto.

Vitor Rebordão, presidente da direcção da ADE, foi também um dos que sublinhou a importância desta ligação. A Associação Desportiva da Estação passa agora a contar com algumas das valências da academia para a realização das suas actividades. A isto junta-se também “uma ligação mais estreita entre a nossa colectividade e uma das principais instituições da região”, refere o presidente da direcção.

Eduardo Alves

 

 

 

NA COVILHÃ

Novas relações com África

O II Congresso Internacional Relações Culturais Portugal – África: Mitos e Realidades Vivenciais e Artísticas juntou especialistas e nomes célebres da lusofonia na Covilhã, e incluiu uma exposição de pintura de Malangatana, patente até ao dia 27 de Novembro, no Museu de Lanifícios da UBI.

A colecção particular de Malangatana divide-se em duas fases. Na primeira (1971) as pinturas caracterizam-se “pela presença exagerada de monstros e muitos olhos, e a partir do ano 2000 ele exprime nas telas os seus medos, vivências e sonhos”. O trabalho de Malangatana está pela primeira vez em exposição na Covilhã e segundo Elisa Pinheiro, directora do museu, “é um privilégio acolher esta mostra” nas suas instalações.

O Congresso teve como objectivo “conciliar o trabalho realizado em 2008, e aprofundar o conhecimento da realidade africana lusófona entre os alunos, a comunidade e o público em geral”, esclarece Cristina Vieira, uma das organizadoras do evento. A professora salienta que embora “haja uma língua e um passado histórico comum que unem Portugal e África, a realidade cultural africana é um desconhecimento permanente”. A exposição de Malangatana “é apenas uma amostra daquilo que é feito em África e que não é do conhecimento da maioria dos portugueses”.

O evento contou também com a presença de nomes como Manuel Santos Lima, Sofia Xavier Luis, Inocência Mata, Francisco Noa, Julião Soares, Alexandre Luis, Leão Lopes, Olinda Beja, Manuel Mwanza, Domingos Nzau, José Henrique Manso, Luis Filipe Madeira, Maria da Graça Sardinha, Regina Guimarães e Saguenail, Fernando Palouro, Cristina Vieira e Pires Laranjeira, que abordaram, em conferências diversificadas, temas relacionados com a literatura e a realidade luso-africana, por vezes com base em obras literárias e cinematográficas.

Eulália Garcia

 

 

 

MUNDIAL UNIVERSITÁRIO DE VELA

Equipa da UTL em terceiro

A equipa da Universidade Técnica de Lisboa terminou na terceira posição do Campeonato Mundial Universitário de Vela, disputado em La Rochelle (França) no início deste mês de Novembro.

Francisco Lobato, Sara Carmo, Gonçalo Ribeirinho, António Mello, Ricardo Schedell, Ana Sofia Oliveira e Manuel Arriaga fecharam a competição com um segundo posto na última regata, batidos apenas pelos ingleses da Southampton Solent University, que confirmaram também a conquista do título mundial.

A prova contou com a participação de 14 equipas universitárias de todo o Mundo, incluindo Europa, EUA e Ásia, pelo que o terceiro posto final da representação portuguesa ganha grande destaque.

A equipa da Universidade Técnica de Lisboa está desde dia 23 de Outubro a representar Portugal com a sua equipa de Vela numa das mais importantes provas de vela universitária que se realizam na Europa, a Student Yachting World Cup, que este ano cumpriu a sua 30ª edição.

A equipa nacional participou com o Grand Surprise. Um barco de 9,54 m desenhado para regatas dinâmicas, tendo grande aceitação em França pelo seu carácter competitivo. É um barco que proporciona momentos de grande adrenalina nas manobras, sobretudo quando o vento sobe de intensidade.

 

 

 

FINAL DO ISCTE-IUL MIT-PORTUGAL

BIPS vence Concurso

Perceber as rotas das pessoas e as tendências de orientação através de um sistema de posicionamento em espaços interiores em tempo real, é a proposta do projecto BIPS de Diana Almeida, Suzy Vasconcelos, Maria Ferraz e Roberto Colazingari, que acaba de vencer a Finalíssima do concurso internacional de empreendedorismo e inovação - Caixa Empreender +, promovido pelo Iscte- Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com o Massachusetts Institute of Technology, o Deshpande Center for Innovation, a Sloan Business School e o Grupo Caixa Geral de Depósitos.

O vencedor foi anunciado pelo Secretário de Estado do Ministério da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, durante a cerimónia oficial que decorreu no Iscte. A equipa irá beneficiar de um apoio financeiro de 200.000 euros, que poderá ser duplicado nos próximos três anos, mediante o grau de cumprimento das metas traçadas e acordadas entre os organizadores e os promotores. Terá ainda a possibilidade de expor o seu projecto num dos principais eventos do ecossistema empreendedor do MIT, o Ideastream, cuja próxima edição realizar-se-á em Abril de 2011 e de aí angariarem possíveis investidores internacionais de primeira linha.

 

 

 

ARTIGO PORTUGUÊS MAIS CITADO NO MUNDO

O saber que vem do Minho

O artigo “The electronic properties of graphene”, publicado em 2009 no mais prestigiado jornal científico de Física, o “Reviews of Modern Physics”, assinado em co-autoria por Nuno Peres, docente do Departamento de Física da Universidade do Minho, ultrapassou já as mil citações (1053 na presente data). O trabalho é o mais citado entre os 12.270 que foram publicados por todas as instituições portuguesas no ano passado, segundo o reputado ranking da ISI Web of Science.

A investigação “The electronic properties of graphene” é ainda assinada pelos professores russos Andre Geim e Konstantin Novoselov, laureados com o Prémio Nobel da Física 2010, e com os professores Antônio Castro Neto (Universidade de Boston) e Francisco Guinea (CSIC-Madrid). O texto revê os principais resultados teóricos e experimentais sobre a física do grafeno conhecidos aquando da sua publicação, em Janeiro de 2009. Note-se que o segundo artigo português mais citado desse ano conta 204 citações na presente data.

 

seguinte >>>

 


© 2002-2010    RVJ Editores, Lda.