Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XIII    Nº153   Novembro 2010

Politécnico

IPT

Cerimónia emotiva

A tomada de posse do novo presidente foi emotiva, com o presidente cessante, Pires da Silva, a agradecer a todos quantos o acompanharam no seu percurso enquanto presidente da instituição. Pires da Silva transmitiu a mágoa de “não ter conseguido que o MCTES autorizasse a criação de uma Escola de Artes” e de “não ter sido capaz de encontrar fundos para a construção de melhores instalações para as nossas associações de Estudantes”.

Afirmou que “saio com a consciência de dever comprido“ e que deixou no Instituto “alguns dos instrumentos básicos e fundamentais ao seu funcionamento”. Realçou ainda que considera que a Instituição “não podia ficar melhor entregue” caracterizando o novo presidente, Eugénio Almeida, de “uma grande perspicácia, inteligência e capacidade de trabalho” afirmando que “com a sua liderança o IPT vai continuar a trilhar o caminho certo e continuar a ser uma referência no panorama do ensino superior em Portugal”.

Pires da Silva mostrou-se disponível para continuar ao lado do IPT. “Contem comigo para continuar a servir o IPT, o Concelho de Tomar e toda a comunidade do Médio Tejo”.

 

 

 

IPL ORGANIZA AS PRIMEIRAS JORNADAS DE MODERNIZAÇÃO

Por um País mais moderno

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) organizou as Jornadas de Modernização Administrativa (MAP), realizadas pela primeira vez em Portugal, nos dias 11 e 12 de Novembro, no Auditório do Edifício B, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria.

A iniciativa surgiu na sequência de o IPL ser entidade beneficiária do Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA), no qual se insere a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) na qualidade de organismo intermédio, com financiamento do Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Além de várias personalidades nacionais peritas na área da Modernização Administrativa, participaram na iniciativa personalidades estrangeiras, possibilitando o contacto com práticas internacionais naqueles domínios.

As jornadas tiveram por objectivo divulgar as operações e disseminar práticas desenvolvidas pelos diversos organismos, no âmbito das operações do Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA), são os principais objectivos destas jornadas.

Além disso, pretendeu-se, igualmente promover o domínio qualitativo das operações SAMA; divulgar as operações de Modernização Administrativa desenvolvidas pelo IPL, aprovadas no âmbito do SAMA; disseminar práticas no domínio da Modernização Administrativa da Administração Pública; e estabelecer o contacto com práticas nacionais e internacionais.

Durante os trabalhos procurou-se ainda potenciar a reflexão dos aspectos da Modernização Administrativa no contexto do quotidiano do cidadão; enquadrar o impacto dos projectos de Modernização Administrativa, nos sectores da saúde e educação no contexto familiar; e abordar aspectos organizacionais e sociais do processo de modernização administrativa na perspectiva da Corporate Governance.

 

 

 

REUNIÃO TRANSNACIONAL

Projecto europeu em Leiria

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) acolheu, nos dias 21 e 22 de Outubro, a 3.ª Reunião Transnacional do Projecto Europeu “Integration and Education Online” (IEOL), desenvolvido no âmbito do programa sectorial Grundtvig – Parcerias de Aprendizagem, do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV), com a presença de 34 participantes (equipas de projecto e estudantes).

Dia 21 de Outubro, as equipas de projecto tiveram oportunidade de realizar duas sessões de trabalho em duas das Escolas do Instituto: na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), no Campus 4 do IPL, em Peniche, e na Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR), no Campus 3 do IPL, em Caldas da Rainha. De destacar que a comitiva teve oportunidade de almoçar na ESTM, com a Direcção desta Escola, num almoço preparado pelos estudantes da área de Restauração e Catering. Neste mesmo dia, os estudantes do IPL, integrados no Programa 60+, fizeram a recepção e acompanharam os estudantes estrangeiros em várias visitas.

Já a 22 de Outubro, todo o grupo foi recebido pelo presidente do IPL, nos Serviços Centrais do Instituto, onde destacou a importância deste tipo de projectos para o IPL. A comitiva seguiu, posteriormente, para a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), no Campus 1 do IPL, em Leiria, onde realizou a última sessão de trabalho. Depois de almoço, todo o grupo teve ainda oportunidade de visitar a Biblioteca José Saramago, no Campus 2 do IPL, em Leiria, seguindo depois para uma visita ao Santuário de Fátima.

De referir que o projecto é coordenado por um centro de formação finlandês, contando também com uma rede de escolas primárias, secundárias e de educação de adultos italiana, um centro de formação público espanhol e um instituto privado polaco. No fundo, trata-se de uma iniciativa que tem como âmbito a aplicação da internet, nomeadamente de algumas ferramentas Web 2.0, no processo ensino/aprendizagem da formação ao longo da vida.

 

 

 

NA ESTG

Viseu debate riscos

O Instituto Politécnico de Viseu realiza, no próximo dia 25 de Novembro, um seminário subordinado ao tema «Avaliação de riscos na utilização de substâncias perigosas. A iniciativa decorrerá no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, numa parceria com a Autoridade para as Condições de Trabalho.

O seminário debaterá vários temas relacionados como a Avaliação de Riscos na Utilização de Substâncias Perigosas e terá como palestrantes Joaquim Pintado Nunes (cordenador da Campanha Europeia de avaliação de riscos), Mafalda Troncho (directora da OIT em Lisboa), Vanda Caramelo (dirigente da ACT), Isabel Brás (docente da ESTG de Viseu), Emília Melo (técnica superior da ACT), e Luís Albuquerque (médico de trabalho). Os trabalhos iniciam-se às 9h30 e serão moderados por João Luís Monteiro (dirigente da ACT).

 


© 2002-2010    RVJ Editores, Lda.