Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XIII    Nº145    Março 2010

Escola

PROENÇA-A-NOVA

Educar para o século XXI

Educar jovens no século XXI é uma tarefa difícil, mas mais necessária do que nunca, sobretudo quando muitas famílias se demitem da educação dos filhos e entregam essa responsabilidade ao paternalismo do Estado, através escola. Por outro lado, da escola sofre hoje uma concorrência desleal, por parte dos média, na preparação dos jovens, pois os meios de comunicação social são muito mais atractivos, estão mais presentes e cativam os jovens sem que estes estejam preparados para consumir ou produzir mensagens dos média.

Estas são algumas das ideias fundamentais apresentadas no colóquio Agentes de socialização, escola, família e média, realizado no início deste mês, em Proença-a-Nova, numa organização dos professores de Filosofia do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca e pela Biblioteca, já que a iniciativa esteve integrada no Plano Nacional de Leitura.

A iniciativa contou com as intervenções de Cristina Pereira, docente da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, doutorada em Psicologia, de Vitor Tomé, doutorado em Educação para os Média, editor do Ensino Magazine e docente na ESE, e da presidente da Associação de Pais daquela escola, Carla Mendonça.

 

 

 

JÁ FORMOU 800 DIPLOMADOS

Etepa com garra

O número de diplomados da Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense, a Etepa, acaba de crescer mais um pouco. São mais 35 os alunos que terminaram os cursos de Artes Gráficas e Animador Sócio Cultural, engrossando assim um histórico de 850 diplomados ao longo de quase 18 anos de actividade. A escola vai atingir a idade maior no próximo mês de Outubro e espera ultrapassar de vez a velha questão das instalações.

Olga Preto, a directora da Etepa, anseia por “alguma boa noticia” já no próximo ano lectivo. O aluguer de instalações que chegou a ser dado como uma hipótese não é agora assim tão certo, mas parece estar tudo em cima da mesa. Certo é que o espaço já existe e a Câmara Municipal de Castelo Branco está envolvida no processo, dá a entender a directora.

A carência de instalações não tem travado o crescimento da escola que tem sete turmas – mais uma que o habitual – e recebe alunos de países de língua portuguesa como a Guiné, Cabo Verde e São Tomé.

Os alunos agora diplomados têm pela frente a batalha pelo emprego ou pela continuação de estudos. No primeiro caso Olga Preto reconhece que a situação não é fácil e também por isso há quem decida esperar e tente o ensino superior.

No caso das Artes Gráficas a saída tem sido a Escola Superior de Artes Aplicadas do Politécnico de Castelo Branco. Os diplomados em Animador Sócio Cultural preferem Coimbra, ou ficam pela cidade albicastrense na Escola Superior de Educação.

 

 

 

CIDADE DE CASTELO BRANCO

Matemática em festa na cidade

O Agrupamento Cidade de Castelo Branco promoveu a Semana da Matemática que decorreu de 1 a 5 de Março, envolvendo toda a população escolar, desde as crianças do Pré-Escolar aos alunos do 9.º ano, bem como professores, funcionários e pais/encarregados de educação.

Durante toda a Semana, realizaram-se múltiplas actividades: “Exposições, Feira do Livro e de Jogos Matemáticos, actividades interactivas, desafios matemáticos lançados todos os dias a professores, funcionários e alunos, uma mostra de jogos matemáticos construídos pelos alunos a partir de materiais reciclados, diversas actividades e concursos como “Caça aos números”, “Liga dos Primeiros”, “Nós criámos, venham jogar” e ainda a sessão “Matemática Recreativa” dinamizada pelo professor José Filipe da Escola Superior de Educação de Castelo Branco que muito entusiasmou os alunos. A Semana teve um momento alto que consistiu numa conferência proferida pelo professor Paulo Guinote, subordinada ao tema A necessidade de auto-regulação da profissão docente.

 

 

 

JOGOS DE MATEMÁTICA

Caramulo tem campeã nacional

Maria José Ferreira, aluna do 6º A da EB 2/3 do Caramulo acaba de se sagrar Campeão Nacional de jogos de matemática, para o 2º ciclo. A aluna foi a primeira classificada no jogo konane, durante os campeonatos nacionais que decorreram em Santarém, no passado dia 12. Entre outros prémios, a jovem estudante recebeu um computador portátil. Em competição estiveram dois mil jovens de todo o país.


© 2002-2010    RVJ Editores, Lda.