Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XIII    Nº149   Julho 2010

Propostas

TEMPLÁRIOS EM CASTELO BRANCO

História cativa turismo

A Igreja de Santa Maria do Castelo acolheu a maior cerimónia templária realizada num passado recente em Portugal. A cerimónia que levou a Castelo Branco cavaleiros templários de todo o país e os Priores Português e Francês, permitiu a ordenação de novos membros e a criação de duas novas comendas: Castelo Branco e Sintra. Joaquim Morão foi ordenado cavaleiro e eleito Comendador da Comenda de Castelo Branco.

Durante uma semana, Castelo Branco reviveu o espírito templário e voltou a assumir-se como um pólo dinamizador dos ideais daquela ordem. Dia 19 de Junho, centenas de cavaleiros de vários pontos do país participaram nas cerimónias de ordenação de novos membros e numa Ceia Medieval.

Armindo Jacinto, comendador da Comenda das Idanhas, lembra que a criação de uma Comenda em Castelo Branco é um acto de justiça. “Esta Comenda justifica-se mais que nunca. A grande capital dos templários em Portugal foi Castelo Branco. Foi a cidade que mais capítulos gerais (assembleias gerais) dos templários acolheu na época. Castelo Branco deve retomar o seu lugar na história, assim como toda a nossa região. Por exemplo, Idanha tem o maior número de castelos, comendas e lugares templários num só concelho. Ou seja estamos num território templário, que importa valorizar”, explica.

José Carlos Moura, do Centro de Investigação Ocreza e um dos dinamizadores da criação da Comenda Templária em Castelo Branco, recorda o facto “da ordem dos Templários é uma organização reconhecida pela ONU e rege-se por princípios claros. A restauração das Comendas Templárias que em tempos existiram um pouco por todo o país afigura-se motivo de muitos interesses. Esta estrutura pode ajudar a cidade nos mais variados aspectos, desde a vertente turística à cultural”.

Joaquim Morão, presidente da Câmara albicastrense, que no passado sábado foi ordenado cavaleiro e escolhido para Comendador da Comenda de Castelo Branco, considera que é importante “transpor a importância que a cidade teve no que respeita à relação com os templários, para que possamos potenciá-la turisticamente”.

De referir que as actividades foram desenvolvidas, em conjunto, pela Câmara de Castelo Branco, Centro de Estudos e Investigação Ocreza, RVJ - Editores, Comenda das Idanhas, Câmara de Idanha-a-Nova, Instituto Português da Juventude, Outrem e Usalbi, com o apoio da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Agrupamento de Escolas Faria Vasconcelos, Edutopia e Reconquista, o qual acompanhou a par e passo todas as iniciativas.

 

 

 

PRAZERES DA BOA MESA

Strudel de Bacalhau com Coentros e Gengibre
sobre Espinafres suados com Tomate Chucha

Ingredientes (25 pax):

4 Kg de Postas de Bacalhau Demolhado
4 Emb. de Massa Fillo
500 g de Manteiga
100 g de Gengibre Fresco
500 g de Cenouras
50 g DELTA ORIGENS - MUSSULO
50 Batatinhas Brancas Novas
2 Kg de Tomate Chucha
1 Cabeça de Alho
1 Cebola
2 Cápsulas de N2O
8 Folhas de Gelatina
Q.B. de Sal
1/2 l de Leite
100 g de Açúcar
1 Garrafa de MONTE MAIOR Bº
200 ml de Natas
1,5 Kg de Espinafres Frescos
100 g de Roux Knorr
Q.B. de Pimenta Preta de Moinho
2,5 l de Azeite Alentejano D.O.P.
1/2 Molho de Coentros
 

Preparação:

Desfiar o bacalhau, eliminando peles e espinhas. Fazer 1/2 litro de caldo de bacalhau com as peles e as espinhas. Puxar em azeite a cebola picada, metade do alho picado. Adicionar a cenoura em juliana e o gengibre ralado. Juntar o bacalhau, o caldo, o leite e as natas. Deixar cozer. Engrossar com o roux, adicionar os coentros e rectificar os temperos. Deixar arrefecer.

Escolher e lavar bem as batatinhas novas. Colocar num tacho e encher completamente com azeite. Levar ao lume durante 1,5 hora sem deixar ferver.

Puxar os restantes dentes de alho picados. Juntar os espinafres escolhidos e lavados. Deixar suar e adicionar o tomate em tiras (sem sementes). Rectificar os temperos e reservar.

Derreter lentamente a manteiga, para que esta fique separada do soro. Coar a manteiga. Com a massa fillo fazer pequenos tapetes e pincelar de seguida com a manteiga clarificada. Dispor no centro 2 colheres de aparelho de bacalhau. Enrolar e fechar colando com manteiga. Levar ao forno até ficar crocante e dourado.

Levar o vinho ao lume com o café e o açúcar até evaporar metade. Juntar a gelatina demolhada. Colocar no sifão e carregar as cápsulas.
 


Empratamento:

Depois de todos os temperos rectificados, colocar os espinafres suados no centro do prato, dispor em cima duas batatinhas confit. Finalizar com o strudel e a espuma de café.
 

Chef Mário Rui Ramos
(Chef Executivo Complexo Termal de Monfortinho - Hotéis, Restaurantes, Termas e Spa)

 


© 2002-2010    RVJ Editores, Lda.