Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XIII    Nº150   Agosto 2010

Universidade

ÉVORA

Turismo e sociologia na UE

O Departamento de Sociologia da Universidade de Évora oferece dois dos cursos mais procurados pelos alunos à referida instituição: o Turismo e a Sociologia. Trata-se de dois cursos com bastante relevância para a região Alentejo, mas também para todo o país.

No caso da licenciatura em turismo, o estágio curricular incluído no plano de estudos permite não só que os alunos possam aplicar os conhecimentos teóricos apreendidos ao longo do curso na prática, mas também a continuidade de muitos deles nas instituições após o referido estágio.

Este ano lectivo, a coordenação de estágios do referido curso conseguiu colocar 42 alunos em diversos pontos do país. “Sempre que possível, a coordenação de estágios em turismo coloca os alunos em diversas instituições do país. Este ano, pela primeira vez conseguimos colocar quatro alunos em estágio na região do Algarve, o que é muito bom para a promoção do nosso curso e imagem da instituição. As empresas, como por exemplo o Zoomarine, ficaram muito satisfeitas com os nossos alunos e querem dar continuidade ao protocolo. Este ano, alguns dos alunos após o estágio ficaram a trabalhar nos locais onde estagiaram como, por exemplo, Leiria, Lisboa, Óbidos, Évora, Alvito, etc. ”, disse Maria Noémi Marujo, Coordenadora dos Estágios. Refira-se que a licenciatura em turismo visa proporcionar a aquisição de competências e conhecimentos gerais, consolidantes de uma formação básica na área do turismo.

A licenciatura em sociologia também assume bastante importância, sobretudo para a região Alentejo. O curso tem uma longa tradição de formação através de competências específicas.

 

 

 

UBI

Balsemão é Honoris Causa

A Universidade da Beira Interior vai distinguir Francisco Pinto Balsemão, empresário e político, com o doutoramento Honoris Causa. O ex-Primeiro-ministro será a segunda personalidade a ser distinguida com a mais alta insígnia académica, pela UBI, em 2010. Tal como António Guterres, que no passado dia 30 de Abril recebeu o doutoramento Honoris Causa, também Balsemão já desempenhou funções de Primeiro-ministro.

Pinto Balsemão nasceu em 1937, em Lisboa. Licenciou-se em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e é Professor Associado da Universidade Nova de Lisboa desde 1987. Desempenhou as funções de deputado de 1969 a 1973, de 1975 a 1976, em 1979, de 1980 a 1984 e de 1985 a 1987 e foi ministro-adjunto, entre Janeiro de 1980 e Janeiro de 1981, do primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, cargo em que o viria a substituir entre Janeiro de 1981 e Junho de 1983. Fundou o semanário Expresso em 1973, sendo seu director até 1980, e tornou-se presidente do Conselho de Administração da Sojornal. É presidente do Conselho de Administração da Impresa, holding do grupo de comunicação social que lidera. Preside ao European Institute for the Media (Dusseldorf) desde 1990, e ao Conselho de Administração da SIC desde 1992. É membro do Conselho de Administração do Media Business School (Madrid) desde 1994 e vice-presidente da Fondation Journalistes en Europe (Paris) desde 1995.

O curso de Ciências da Comunicação da UBI mantém uma parceria desde 1998 com a estação de televisão SIC, da qual Francisco Pinto Balsemão é fundador, através da qual têm sido desenvolvidas sinergias e dinâmicas de formação dos jornalistas graduados pela UBI.
 

 

 

DOUTORAMENTOS NA UBI INOVA

Novas formas para a energia eólica

Mário Rui Conceição é o autor da tese de doutoramento intitulada “Modelos dinâmicos de sistemas de conversão de energia eólica ligados à rede eléctrica”, um trabalho desenvolvido na área da Engenharia Electromecânica, na UBI, que tem como pressuposto, “apresentar novas contribuições no contexto de eventuais falhas de controlo, quer das pás da turbina, quer dos conversores de potência” das torres eólicas.

Para ambos os contextos, foram realizados estudos “envolvendo uma nova estratégia de controlo mediante o uso de controladores de ordem fraccionária, comparando com o comportamento do controlo clássico”, revela o autor do trabalho.

Esta tese, orientada pelo professor João Catalão, trata um tema de investigação “com grande interesse e importância para Portugal, visando uma abordagem no âmbito da simulação computacional de sistemas de energia eólica, integrando tanto quanto possível a dinâmica relevante presente na realidade do sistema”, explica Mário Rui Melício da Conceição.

Este é um estudo que permitiu a elaboração de ferramentas computacionais “que já estão a ser seguidas por investigadores nacionais e de outros países”. O autor do trabalho agora tornado público na academia covilhanense, revela que em Portugal, os sistemas de produção de energia através da força do vento estão predominantemente ligados à rede eléctrica. Mas como esta é uma força que sofre variações, também o fornecimento de energia acaba por sofrer essas quebras. Assim, “os operadores da rede eléctrica devem assegurar aos consumidores que a qualidade da energia fornecida não seja comprometida, o que implica o desenvolvimento de modelos matemáticos apropriados dos sistemas de conversão de energia eólica”. A tese agora apresentada revela propostas de solução para estes casos.

O autor do estudo aponta também para o facto de Portugal, “no mês de Novembro de 2009, de acordo com a informação emitida pela Rede Eléctrica Nacional (REN), ter passado para o segundo lugar, no contexto europeu, relativamente ao contributo da conversão de energia eólica para energia eléctrica, tendo 24 por cento do consumo nacional de energia eléctrica sido assegurado pela conversão de eólica, que no dia 8 atingiu 50 por cento do consumo”. Valores que fazem desta uma das áreas de maior importância para a investigação.

 

 

 

ANIMAÇÃO

Prémio vem para a UBI

Susana Cerca, licenciada em Matemática/Informática pela Universidade da Beira Interior e actualmente a desempenhar funções numa multinacional do ramo automóvel, acaba de desenvolver um projecto que consiste na animação em três dimensões como plataforma para desenvolver e passar as suas ideias. Esta inovação surgiu depois de ter iniciado o mestrado na UBI. “Tinha já uma ideia em mente e foi mais fácil começar a trabalhar nessa base”. As maiores dificuldades passaram pela exploração do programa e “pela criação de uma animação que se mostre simples, mas que tenha diferentes aplicações informáticas”. O trabalho acabou por valer “uma boa nota” na cadeira e também o convite de Frutuoso Silva, docente da UBI, para participar no Sigmad Animation Festival. Um trabalho que foi seleccionado para estar neste evento de reconhecimento internacional e que acabou por ganhar na categoria de “Amador”.

Para a autora, “este prémio foi uma surpresa total”. Sem qualquer experiência, quer no programa, quer em termos de animação, “foi encarado mais como uma prova das potencialidades da animação virtual”. Uma área que Susana Cerca espera agora vir a ter possibilidades de explorar. Entretanto, o “treino” para novas animações “vai sendo feito já na área laboral”. As apresentações dos projectos quer a gestores de topo da multinacional, quer aos utilizadores finais “já são apresentadas por animações que faço”. Uma forma de contornar o problema da língua “mas também uma mais-valia na apresentação das ideias”, garante a aluna de mestrado da UBI, que apenas lamenta a falta de tempo para acompanhar de mais perto as aulas.

Eduardo Alves
 

 

 

QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DO MINHO

Prémio vem da Malásia

A comunicação “Sol-Gel Ormolytes Applied in Electrochromic Devices”, apresentada pela professora Maria Manuela Silva, do Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho, recebeu a Medalha de Bronze na 3ª Conferência Internacional de Materiais Funcionais & Dispositivos, recentemente realizada em Kuala Terengganu, Malásia. A responsável representou Portugal entre mais de trinta oradores convidados, provenientes de 20 países. O trabalho distinguido foi desenvolvido no âmbito do doutoramento de Luísa C. Rodrigues, que é orientada pelos professores Maria Manuela Silva e Michael J. Smith, ambos do Departamento de Química da UMinho.

A equipa da UMinho pesquisou a capacidade para alterar a coloração de janelas ou superfícies, que permite controlar a transmissão ou reflexão da luz visível e da energia solar. Este tem sido um sonho de arquitectos e construtores de veículos ao longo dos anos, visando melhorar tanto o conforto como a eficiência energética. Existem já algumas aplicações a serem comercializadas, nomeadamente espelhos interiores anti-encandeamento, tectos de abrir em automóveis e janelas de aviões ou helicópteros. Maria Manuela Silva apresentou na Malásia a aplicação do híbrido orgânico-inorgânico U(2000)n LiAsF6 num protótipo de uma “janela inteligente”. Constatou-se que este dispositivo muda de cor ao receber impulsos eléctricos e a incorporação de uma célula solar nas janelas electrocrómicas pode tornar a janela auto-regulável, tirando partido da fotossensibilidade. Isto é, quando existe muita luz o sinal de tensão da célula é elevado e pode ser usado para colorir a janela.

 

 

 

UTAD

Paulo Osório ganha prémio

Paulo Osório, ex-aluno de Engenharia Civil da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e actualmente investigador na Universidade do Luxemburgo, acaba de receber o primeiro Prémio na categoria de “Outstanding Paper & Presentation”, no decorrer da 32º Conferência Internacional de Navegação, em Liverpool (Inglaterra).

O jovem investigador, de 29 anos, foi distinguido pelo seu projecto de investigação “Concepção Integrada de Estruturas de Aço em Ambiente Marítimo”, de que apresentou agora os primeiros resultados e que vem desenvolvendo no âmbito do seu doutoramento na universidade luxemburguesa. Este projecto é coordenado pelo Professor Odenbreit da Universidade do Luxemburgo e conta com a cooperação da ArcelorMittal e da Universidade Técnica de Delft.

O objectivo da investigação é o desenvolvimento de um método de concepção e dimensionamento de estacas-prancha de aço em ambiente marítimo, que tenha em conta os efeitos da corrosão com base em informação probabilística. As estacas-prancha metálicas são amplamente usadas em ambiente marítimo, principalmente para a construção de muros-cais, e neste tipo de ambiente, a corrosão do aço deve ser tida em consideração na fase de concepção e dimensionamento. Sendo a corrosão um fenómeno altamente complexo, que depende de variados factores, é muito difícil estimar os seus efeitos e é por essa razão que existe uma grande incerteza durante a fase de concepção e dimensionamento. Com o desenvolvimento do projecto, prevê-se que será possível dimensionar estruturas económicas, mas sempre dentro dos níveis aceitáveis de segurança.

 

 

 

EXPLORAÇÃO CIENTÍFICA DO MEDITERRÂNEO

Docente de Coimbra eleito

O investigador Milton Costa, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de assumir funções dirigentes na Comissão Internacional para a Exploração do Mar Mediterrâneo (CIESM), uma organização intergovernamental que tem como objectivo a promoção de investigação para a protecção do Mar Mediterrâneo.

Milton Costa elege como prioridade do seu mandato – de três anos – “ disseminar e intensificar a investigação na área dos microrganismos extremófilos (que crescem e se reproduzem em condições extremas, com níveis extraordinariamente altos ou baixos de temperatura, sal, acidez, etc.) porque estes enigmáticos seres vivos produzem enzimas e produtos com um enorme potencial biotecnológico, em campos tão diversos com a saúde, agricultura e poluição, entre muitos outros”.

A comunidade científica internacional, prossegue o investigador, ” tem de se focar mais no estudo dos microrganismos que habitam o Mediterrâneo. Há muitos locais por explorar e é necessária uma forte cooperação científica para desenvolver, de forma mais célere, as potencialidades dos microrganismos extremófilos que, no futuro, se apresentarão como soluções viáveis para problemas económicos, sociais e ambientais. É também necessário estabelecer fortes relações científicas entre os microbiólogos da margem Norte e da margem Sul do Mediterrâneo”.


© 2002-2010    RVJ Editores, Lda.