Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XIII    Nº146    Abril 2010

Universidade

NO DIA DA UNIVERSIDADE

UBI distingue Guterres

A Universidade da Beira Interior vai distinguir, no próximo dia 30 de Abril, o antigo primeiro-ministro António Guterres, com o grau de doutor Honoris Causa, a mais alta distinção académica atribuída por uma Universidade. A distinção será entregue no decorrer da cerimónia de comemoração do Dia da Universidade, que tem início cerca das 14h30, seguindo-se o cortejo e a sessão solene.

António Guterres foi Primeiro-Ministro entre 1996 e 2002 e, no exercício do cargo, contribuiu para a aprovação da criação da Faculdade de Ciências da Saúde na Universidade da Beira Interior. O seu contributo para este projecto, hoje com impacto na região e no país, é exemplo marcante do seu empenho no desenvolvimento de Portugal e em concreto do seu interior.

Ao nível internacional, liderou o esforço para solucionar a crise em Timor Leste. Como presidente do Conselho Europeu em 2000, co-presidiu a primeira cúpula Europa-África e conduziu a adopção da chamada “Agenda de Lisboa”. Fundou também o Conselho Português para os Refugiados em 1991, tendo antes participado da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e tendo sido presidente da Comissão da Migração, dos Refugiados e da Demografia.

Desde 2005 é Alto-Comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Refugiados, contribuindo assim de forma marcante para a afirmação de Portugal no Mundo. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados é uma das mais importantes agências humanitárias internacionais. É mandatada para liderar e coordenar acções internacionais para proteger refugiados e resolver os seus problemas no mundo inteiro, sendo os seus principais propósitos garantir a salvaguarda dos direitos e o bem-estar dos refugiados e ajudar pessoas apátridas, num conjunto que se estima em mais de 34 milhões de pessoas.

No decorrer da cerimónia, após a intervenção do Reitor, terá lugar a outorga de Cartas de Agregação, a imposição de insígnias doutorais, bem como a entrega de medalhas a docentes e funcionários que completaram, em 30 de Abril de 2010, 20 anos de serviço ou que até esta data se aposentaram. Serão posteriormente entregues prémios escolares e bolsas de mérito, assinados vários protocolos e, finalmente, atribuído o Grau de Doutor Honoris Causa a António Guterres. Já à noite, a partir das 21h30, será celebrada a “Missa Corpus”, com momento musical da autoria do maestro Luís Cipriano, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Eduardo Alves

 

 

 

NO ANIVERSÁRIO

Mariano Gago na UBI

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, também vai estar nas cerimónias do Dia da UBI. O responsável político vem assinar um contrato de confiança com a academia.

O reitor da UBI, em funções há dez meses, destaca a importância do momento, que considera o resultado de alguns projectos que estão já a ser concretizados. João Queiroz e Mariano Gago firmam um acordo entre a UBI e o Governo que serve essencialmente “para dar suporte ao meu plano de actividades para os próximos quatro anos. Este contrato dá uma certa estabilidade à instituição, mas também mais orientações a médio prazo, sobretudo em termos de formação e aposta em diferentes áreas na nossa universidade”, começa por explicar o reitor.

Na cerimónia que vai também servir de arranque às comemorações dos 25 anos da UBI, que decorrem ao longo de todo o próximo ano, vão ser assinados mais dois protocolos. Documentos que segundo o reitor da instituição vão servir para “criar uma incubadora na área da tecnologia e da saúde”, e também, um outro, com o Banco Santander, “que é bastante amplo e vai permitir ajudar o processo de internacionalização e investigação na UBI”. Para além disso, esta entidade vai ainda patrocinar uma cátedra, na área da Comunicação, isto é, “um professor de reconhecido mérito internacional que está na UBI a orientar e trabalhar a investigação numa determinada linha científica”.

A UBI tem no dia do seu aniversário “uma das mais importantes provas de reconhecimento”. Para o reitor, a aceitação do doutoramento Honoris Causa, por parte do engenheiro António Guterres, “serve também para prestigiar a instituição”. A este momento juntam-se a vinda de antigos ministros e representantes do Estado e a realização de parcerias com entidades da sociedade civil. Resultados de “um trabalho extremamente cansativo, mas gratificante para toda a instituição”, confessa João Queiroz. O reitor sublinha também a personalidade do padrinho do candidato ao doutoramento, Alfredo Bruto da Costa, um dos mais conceituados especialistas em matéria de combate à pobreza e exclusão social em Portugal será o padrinho do doutoramento Honoris Causa, agora conferido pela UBI a António Guterres.
 

 

 

ALUNOS FINALISTAS DE DESIGN DE MODA

Desfile anima UBI

O desfile dos Alunos Finalistas de Design de Moda da UBI, incluindo a apresentação de propostas de 10 Jovens Talentos Nacionais PFN - Portuguese Fashion News decorreu a 16 de Abril na Universidade da Beira Interior.

Perante uma plateia de 350 pessoas o Desfile iniciou-se com a apresentação das propostas dos Jovens Talentos Nacionais, realizadas com tecidos de empresas nacionais que participam no Modtíssimo e expõem as suas colecções na Premiére Vision em Paris. Seguidamente e após apresentação de um vídeo sobre o processo projectual do desenvolvimento das colecções dos alunos de Design de Moda da UBI seguiram-se as propostas dos alunos que participaram em concursos Nacionais e Internacionais. Assim Solange Castanheira apresentou as suas propostas levadas além fronteiras (Arts of Fashion Fundation -Filadélfia – USA), seguiu-se João Alberto Batista (JABB), que ganhou o Concursos Jovens Criadores (Clube português artes e ideias) com a colecção sinopse: “Morte á princesa. André Dias com uma colecção premiada no concurso do Jovens Criadores do Modtíssimo, e finalmente a dupla André Dias e Sara Andrade desfilaram com uma colecção que distinguia os tecidos de lanifícios produzidos na região (Albano Morgado&Filhos e A Penteadora). Desfilou também a aluna Olga Ampilogova, de Erasmus, que se deslocou directamente da Estónia para apresentar a sua colecção.

Na segunda parte do desfile, os finalistas de Mestrado em Design de Moda: Andreia Santos, Liliana Pina, Sara Andrade, Inês Rodrigues, Inês Garcia, Denise Lucas, Joana Ferreira, Urânea Brasil, Sónia Melo, Paula Morais e Carla Marques.

A finalista do Mestrado em Design de Moda, Madalena Sena, apresentou também as suas propostas em exposição.

 

 

 

ANIVERSÁRIO DA UTAD

Sócrates presente

O Primeiro-Ministro, Sócrates presidiu às celebrações do XXIV aniversário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), assinalado a 30 de Março, as quais coincidiram com o lançamento da primeira pedra do edifício de Ciências Veterinárias - Bloco de Laboratórios, a que se seguiu o descerramento de uma lápide de homenagem ao Ex-Reitor da UTAD, José Manuel Gaspar Torres Pereira, no edifício da Biblioteca Central.

José Sócrates deixou palavras de estímulo ao trabalho da Instituição, referindo que “aqui celebra-se o aniversário com os olhos postos no futuro”. Realçou o facto de as prioridades portuguesas estarem alinhadas com a “prioridade europeia” em matéria de investigação na ciência, chegando a ultrapassar a média neste domínio. Segundo o Primeiro-Ministro, Portugal conta, actualmente, com “mais de sete investigadores por cada mil activos, enquanto que a média europeia é de cinco”, lembrando também que em 2008 se formaram no País 1500 doutores, um número que é equivalente aos que se formaram em toda a década de 1980.

Durante a tarde, decorreram, na Aula Magna, as habituais solenidades do Dia da Universidade, numa sessão presidida pelo Ministro Mariano Gago. Na cerimónia foram entregues Cartas Doutorais, atribuidas medalhas aos funcionários com 20 anos de serviço na Instituição e de prémios escolares aos licenciados com mais alta classificação.
 

 

 

NO TÉCNICO

Jogos matemáticos

O Instituto Superior Técnico (IST) está a organizar, em parceria com a Associação Ludus, o Festival de Jogos Matemáticos, que irá decorrer a 2 de Maio, pelas 14h00, no campus do Taguspark. Com o objectivo de mostrar aos mais novos a magia da matemática e provar que esta também pode ser divertida, o Festival vai contar com diversas actividades lúdicas para crianças, jovens e adultos.

Durante o Festival vai decorrer um campeonato de jogos matemáticos, dividido por escalões e dirigido aos alunos do ensino básico e secundário (1º escalão: alunos do 1º ciclo; 2º escalão: alunos do 2º ciclo; 3º escalão: alunos do 3º ciclo; 4º escalão: alunos do secundário). O Semáforo, Avanço, Hex e Konane, um jogo tradicional do Hawaii, são algumas das actividades matemáticas que os jovens alunos vão ter a possibilidade de explorar.

Para Teresa Vazão, vice-presidente do Instituto Superior Técnico Taguspark, “o Festival de Jogos Matemáticos é uma iniciativa que pretende mostrar aos mais novos que os números também podem ser lúdicos e divertidos. Para além do campeonato de jogos matemáticos vão decorrer torneios para crianças e jovens cegos e amblíopes”. A participação no Festival de Jogos Matemáticos é gratuita mas de inscrição obrigatória.

 

 

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Prémio para Coimbra

Uma investigação que vai ajudar os computadores a “raciocinar” melhor, desenvolvida pelo jovem Pedro Oliveira, no âmbito do Mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi distinguida com o Prémio Nacional de Trabalhos em Inteligência Artificial 2009 atribuído pela Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial (APPIA).

Denominado “Probabilistic Reasoning in the Semantic Web using Markov Logic”, o estudo baseou-se na Lógica de Markov (uma nova linguagem lógica capaz de lidar com incerteza e complexidade) e permitiu desenvolver uma fórmula de raciocínio para os computadores que, perante uma imensidão de possibilidades, conseguem decidir quais as hipóteses mais prováveis e mais eficientes.

Dito de um modo mais simples, esta investigação vai “contribuir para que os computadores tenham a capacidade de entender a linguagem natural (linguagem dos humanos). Por exemplo, hoje, se entrar num motor de pesquisa, como o Google, e escrever “dei” (acrónimo de Departamento de Engenharia Informática) aparecem milhões de resultados porque o motor de pesquisa apenas ‘vê’ o símbolo “dei” e não consegue perceber se é uma sigla ou um tempo verbal. O trabalho agora premiado pode ajudar os computadores a decidirem qual o significado mais provável”, explica o também docente da FCTUC.


© 2002-2010    RVJ Editores, Lda.