Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XIII    Nº146    Abril 2010

Escola

EB CIDADE DE CASTELO BRANCO

Alunos a caminho do Brasil

Dois alunos do Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco foram seleccionados para representar Portugal na Conferência Mundial de Ambiente Infanto-Juvenil que decorre de 5 a 10 de Junho no Brasil, mais precisamente na cidade de Brasília. Depois de um trabalhoso processo de selecção que passou por uma fase local e outra nacional, Patrícia Brazão e João Simões vão juntar-se a outros colegas de escolas de Póvoa de Varzim, Sintra e Almada constituindo a representação portuguesa nesta iniciativa do Ministério do Ambiente brasileiro intitulada “Vamos cuidar do Planeta” e que reunirá em Brasília jovens de 72 países que discutirão as problemáticas ambientais que actualmente geram preocupações um pouco por todo o planeta.

Em Portugal, a iniciativa decorreu em diversas escolas, a convite da Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, em colaboração com a Embaixada do Brasil, com o nome “Vamos cuidar de Portugal”. Em Castelo Branco, Patrícia Brazão e João Simões realizaram um desenvolvido trabalho de pesquisa, apresentação em power point e um cartaz que concorreu com os dos restantes colegas dos 7º e 8º anos da Escola Cidade de Castelo Branco. Em conferência de escola (já depois de passarem o crivo da turma), como explica ao Ensino Magazine a professora de Geografia Anabela Reis, estes dois alunos garantiram o passaporte para a final nacional que teve lugar durante dois dias nos arredores de Lisboa (São Domingos de Rana) e que concentrou alunos de 24 escolas de todo o país.

 

 

 

PROVA NA UBI

Ouro e Prata para a Gardunha

A Escola Básica Serra da Gardunha conquistou os dois primeiros lugares nas Olimpíadas da Química Júnior (fase regional) que decorreram, no passado dia 17 na Universidade da Beira Interior.

Na iniciativa, que conta com a colaboração da Sociedade Portuguesa de Química, a Escola do Fundão esteve em destaque. Filipa Catarro, do 8º D, Vanessa Santos e Inês Vieira, do 9º A, foram premiadas com a medalha de ouro, enquanto Ana Honório e Laura Sousa, do 8º B, e Ana Rita Henriques, do 9º C, alcançaram a medalha de prata, e viram, dessa forma, o seu empenho e dedicação recompensados.

As alunas que irão agora participar na final nacional, que, este ano, se realiza no dia 8 de Maio no Departamento de Química da Universidade de Coimbra, foram coordenadas pelos professores Lídia Proença, João Paulo Braz e Júlia Gil e pretendem, no seu futuro, enveredar por áreas relacionadas com o estudo das Ciências.

 

 

 

19 MIL ESTUDANTES E MAIS DE 300 ESCOLAS NA EXPONOR

Qualific@ no quadro de honra

Num ambiente ritmado pelo entusiasmo e a vivacidade de perto de 19 mil alunos (18.586) e mais de 300 escolas (de várias vias e graus de ensino), a terceira edição da Qualific@, que terminou dia 18, na Exponor, contabilizou um elevado grau de visitação: 43.861 visitas. A Qualific@, que contou com o apoio do Ensino Magazine, está no quadro de honra dos eventos nacionais dedicados à educação, formação, juventude e emprego, atestam os números, a qualidade das propostas apresentadas pelos 200 expositores presentes e a cooperação dos principais organismos públicos e privados do sector.

Os dois tutelares, da pasta da Educação e do Emprego, Isabel Alçada, ministra da Educação, e Valter Lemos, o secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, marcaram presença na Qualific@. “É uma excelente feira. É óptimo haver este tipo de iniciativas que promovem a divulgação de ofertas por parte das instituições e cursos», referiu Isabel Alçada. Uma opinião secundada por Valter Lemos: «Sou um habitué na Qualific@. Fico sempre surpreendido com a dinâmica, a animação patente desde o primeiro instante. A feira abre e aparecem logo milhares de pessoas», que alerta ainda para a importância da qualificação enquanto condição fundamental para o sucesso.

Durante os quatro dias de certame, os visitantes que passaram pela EXPONOR entraram numa autêntica viagem “rumo ao futuro”. Aliás, o tema-chancela da edição 2010. Um dos locais de visita obrigatória foi o pavilhão 4, onde foi “permitida” a entrada na zona reservada às Forças Armadas Portuguesas (Força Aérea, Exército e Marinha), logo seguida do stand do Ministério da Educação e do espaço do Instituto do Emprego e Formação.

Na área atribuída à juventude e lazer, encontraram, entre outras, as ofertas do Visionarium, da Fnac e do Fórmula 1. No local, foi possível descontrair e até assistir à final regional do projecto “Fórmula 1 nas escolas”, que teve como vencedoras as equipas Ingenious Racing (Escola Secundária da Boa Nova, Matosinhos) e Co2 Go (Escola Secundária de Esmoriz). O objectivo do programa, que terá desfecho numa final internacional, é mudar a percepção que os jovens têm da indústria, atraindo-os para uma actividade económica que está claramente necessitada de inovação e recursos humanos qualificados, num desafio de engenharia e criatividade.

No espaço dedicado aos estabelecimentos de ensino, os estudantes inteiraram-se das propostas de ensino nacionais e internacionais, desde o 9.º ano até ao superior (público ou privado).

Por último, num espaço exclusivo ao material didáctico, edificou-se o projecto Schola.pt, onde se encontravam as mais avançadas e arrojadas iniciativas dedicadas às tecnologias do sector, com os produtos e serviços das empresas Famasete, IP Brick International, Izone Interactive Media, Micro I/O e Nautilus.

Paralelamente à feira, de destacar a realização da primeira “Academia Wikipédia Portugal”. Uma parceria da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Associação Wikimédia Portugal, que contou com o apoio da EXPONOR e cujo objectivo foi sensibilizar e promover o uso da Wikipédia.

A Qualific@ cumpriu todas as metas a que se propôs e voltou a afirmar-se como uma das melhores feiras do sector em Portugal.


© 2002-2010    RVJ Editores, Lda.