Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XII    Nº139    Setembro 2009

Propostas

GEO-RÚBRICA

Rota da Aventura no Ar Conquista os céus

Se gosta de sentir a adrenalina a subir, não perca a oportunidade de realizar um salto de pára-quedas através da Rota da Aventura no Ar, um programa no Geopark Naturtejo que também permite explorar paisagens selvagens através de um percurso pedestre ou em bicicleta.

Em pleno contacto com a natureza, este programa leva os participantes a pé ou de bicicleta até às Portas de Almourão, um dos geomonumentos do Geopark Naturtejo, onde a paisagem continua selvagem, magnificada pelas escarpas quartzíticas, pelas imponentes dobras tectónicas e pelo profundo rasgão que é o vale do Ocreza. Neste local, a diversidade geológica suporta ecossistemas muito bem preservados, de que se salienta o facto de ser uma importante área de nidificação de aves de rapina, e conta ainda com outras espécies muito importantes como a lontra, o texugo e o esquilo. À volta deste geomonumento destaca-se ainda a conheira de Sobral Fernando, antiga exploração aurífera romana de aluvião e as lendárias galerias subterrâneas de origem desconhecida que se encontram ao longo da margem direita do Ocreza.

No Geopark Naturtejo, o primeiro geoparque incluído na Rede Europeia e Global da UNESCO, poderá ainda sentir-se rei e senhor dos céus, através de um salto, na Pista das Moitas, concelho de Proença-a-Nova, podendo desfrutar da adrenalina que a altitude oferece.

Conhecer uma das técnicas mais antigas de fabrico de cerâmica, que inclui o processo de cozedura Rakú, um estilo de origem japonesa, é outro dos desafios desta Rota. No Centro de Artes e Ofícios, poderá ver e sentir o engenho de mãos sábias dos artistas Paulo Alves e Yola Vale.

Para mais informações poderá contactar a Naturtejo, empresa intermunicipal de turismo, através dos seguintes contactos: Call Center 707 200 065 / Fax 272 320 137 / E-mail geral@naturtejo.com / Web www.naturtejo.com.

Cristina Preguiça
 

 

 

PRAZERES DA BOA MESA

Crumble de Maçã Bravo Esmolfe
e Gengibre, Gelado de Cheesecake
e Creme de Baunilha

RECEITA

Ingredientes para a Massa Doce (20 pax):
500g de Farinha s/ Fermento
2 Ovos
250g de Açúcar
250g de Margarina
Preparação para a Massa Doce:
Misturar o açúcar com a margarina amolecida. Juntar os ovos um a um mexendo bem. Juntar a farinha sem amassar muito.
 

Ingredientes p/ o Crumble (20 pax):
200g de Manteiga
200g de Açúcar
200g de Amêndoa em Pó
200g de Farinha s/ Fermento
15g de Sal Fino
Preparação para o Crumble:
Misturar tudo na máquina com a raquete. Espalhar num tabuleiro e levar ao forno, a seco, a 180ºC até ficar dourado. Deixar arrefecer e soltar (ficando grosseiro).
 

Ingredientes para a Telha (20 pax):
95g de Farinha s/ Fermento
155g de Açúcar em Pó
100g de Claras
75g de Margarina
Preparação para a Telha:
Misturar tudo na máquina com a raquete. Depois moldar a forma pretendida e cozer no forno, a seco, a 180ºC até ficar dourado.
 

Ingredientes para a Maçã (20 pax):
150g de Maçã Bravo Esmolfe em Cubos
1 Laranja em Sumo e Zeste
50g de Açúcar
1 Pitada de Canela
10g de Gengibre Ralado
Preparação para a Maçã:
Misturar tudo e deixar a marinar de um dia para outro. Saltear um pouco. Deixar arrefecer. Rechear a forma de massa doce com o preparado e cobrir com o crumble.
 

Ingredientes p/ Creme Inglês (20 pax):
250g de Leite
3 Gemas
50g Açúcar
1/2 Vagem de Baunilha
Preparação para o Creme Inglês:
Levar o leite ao lume a ferver com a vagem cortada ao meio. À parte misturar o açúcar com as gemas. Adicionar cuidadosamente o leite quente às gemas. Levar ao lume a engrossar, sem deixar ferver.
 

Finalização:
Levar a tarte a aquecer, depois de quente, dispor uma bola de gelado e a telha crocante. Guarnecer com frutinhas dos bosques.

Chef Mário Rui Ramos


© 2002-2009    RVJ Editores, Lda.