Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XII    Nº140    Outubro 2009

Motor

QUATRO RODAS

Regressemos ao Rali Portas de Ródão, em 13 de Maio de 2000, terceira prova do Campeonato Nacional de Promoção. Até aqui tinham dominado os Saxo de Armando Silva e Joaquim Bernardes e o Golf GTI de Carlos Fulgêncio. Devíamos, no entanto, ter em atenção um jovem recém-chegado das motos, que na segunda prova do campeonato andara perto da vitória e partia para esta prova com o número 8, que era a sua posição no campeonato.

Nove classificativas depois (onde se incluía a mítica Vilas Ruivas) Armindo surpreendia toda a gente com uma arrasadora vitória. A sua primeira vitória num rali de campeonato.

Agora nove, anos depois, Armindo já não surpreende com a sua brilhante vitória, no Campeonato do Mundo de Ralis para viaturas de Produção.

Completou assim um percurso, que iniciou nas estradas de Vila Velha de Ródão e acabou nas pistas Australianas do WRC, onde os adversários passaram a chamar-se Al-Attiyah, Prokop e Sandell.

Até este título mundial, Armindo seguiu uma meticulosa carreira com o título do Nacional de Ralis de Promoção do ano 2000 e 4 títulos do Campeonato Nacional de Ralis Absoluto de 2003 a 2006, actuando em todos os campos com um profissionalismo irrepreensível, sabendo como superar os momentos menos bons.


Conheço as dificuldades pelas quais passa qualquer piloto português para conseguir os meios necessários a estes feitos. É um problema que advém de sermos um país com mercado diminuto.

Sem dúvida, Armindo Araújo vai ficar na história, mas seria injusto não associar o seu co-piloto, Miguel Ramalho, a este feito. O co-piloto é não só a pessoa que indica o caminho, mas também o “couch” que deve animar quando é necessário, e refrear quando a situação o impõe. Só assim se consegue a harmonia para estes sucessos.

Não me ocorre melhor forma de terminar esta crónica, que não seja a felicitar o nosso Armindo e ressuscitar umas fotos da sua vitória em Ródão num cartaz, então, produzido pela Escuderia Castelo Branco. É que fotos das vitórias recentes encontramo-las na net aos “molhos”.

Paulo Almeida

 


© 2002-2009    RVJ Editores, Lda.