Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XII    Nº133    Março 2009

Propostas

GEO-RÚBRICA

Alunos exploram antiga
mina de ouro romana

O geomonumento Mina de ouro romana do Conhal do Arneiro, formado por gigantescos amontoados de seixos que testemunham a extracção de ouro que terá decorrido nas épocas romana e medieval, é o ponto de chegada de mais uma saída de campo interdisciplinar promovida pela Naturtejo no Geopark.

Integrada nas diversas opções que esta empresa intermunicipal de turismo disponibiliza para as escolas, a saída de campo “Explorando os trilhos que conduzem à mina de ouro romana do Conhal do Arneiro” permite a exploração de conteúdos pedagógicos no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e de História, neste último caso se o professor que acompanha o grupo pretender abordar mais aprofundadamente as temáticas sugeridas.

Os programas educativos “A escola vai ao Geopark” ou “O Geopark vai à escola”, destinam-se a alunos e professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário, do Ensino Superior e do Ensino Profissional, e são promovidos pela Naturtejo com o objectivo de sensibilizar o público escolar para a preservação e conservação da natureza e promover o contacto directo com os principais espaços naturais dos municípios que constituem o Geopark Naturtejo, respectivamente Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

A Professora Manuela Catana, coordenadora e uma das monitoras dos programas educativos, revela-nos alguns pormenores desta saída de campo: “Depois de atravessarem a ponte de Vila Velha de Ródão em direcção a Nisa, após 5 km, surge um caminho florestal. Aí, os alunos e professores saem do autocarro e começam a subir o trilho que conduz ao topo aplanado da Serra de S. Miguel seguindo pela linha de cumeada. A certa altura saem do trilho principal para descobrirem o Buraco da Faiopa, antiga exploração de ferro. De regresso ao trilho vão até ao Miradouro das Portas do Ródão de onde se observam as serras quartzíticas do Perdigão (onde se destaca a Atalaia Medieval), a das Corgas e a das Talhadas e a vila de Vila Velha de Ródão. Estas 4 serras fazem parte de uma grande dobra com 30 km de extensão, em forma de U, chamada Sinclinal do Ródão. As portas do Ródão abrem-se entre as Serras de S. Miguel e a das Corgas, resultantes do encaixe do rio Tejo, nesta muralha quartzítica. De quando em quando o voo dos grifos desperta a atenção dos personagens, pois é impossível ficar indiferente à passagem destas majestosas aves. Agora é tempo de voltar para trás, andar mais um pouco e ter uma magnífica panorâmica sobre toda a extensão da exploração mineira de ouro do Conhal do Arneiro, que se situa na área deprimida entre a Serra de S. Miguel e o bloco da Serrinha, levantado pelo movimento da Falha do Ponsul. A visão é inesperada… Imensas conheiras, isto é, amontoados de blocos rolados de quartzo e quartzito (conhos), vestígios da exploração extensiva a céu aberto de sedimentos depositados pelo rio Tejo. Agora, é só descer a serra e ir ao encontro destes vestígios do passado e imaginar a mina em plena laboração. Mas afinal como extraíam o ouro? Em que tipo de sedimentos se encontrava tal metal precioso? E se fossem todos juntos investigar? Depois de abandonar a área da exploração mineira o percurso continua até à aldeia do Arneiro, onde os aguarda de novo o autocarro”.

Para mais informações sobre os programas educativos que se podem realizar no Geopark Naturtejo, estão disponíveis os seguintes contactos: Call Center 707 200 065| WebSite: www.naturtejo.com | E-mail: geral@naturtejo.com | Telefone: 272 320 176 | Fax: 272 320 137.

Texto: Cristina Preguiça
Foto: Pedro Martins

 

 

 

CASTELO BRANCO

Encontro Nacional de Tunos

A cidade vai receber o Encontro Nacional de Tunos. O evento é organizado pela Estudantina Académica, que virou associação. A colectividade foi fundada no último mês de Dezembro e tem as suas origens na tuna com o mesmo nome, que se mantém em actividade.

André Arede, o presidente da assembleia geral, explica que a nova organização tem como finalidade a promoção de actividades culturais, não se limitando ao mundo das tunas.

“Embora a ligação ao mundo tunante seja umbilical, é propósito dos seus membros alargar os horizontes para outras áreas culturais, de forma a colmatar a lacuna existente na cidade e na região”, explica André Arede. O projecto é ambicioso e pretende colocar Castelo Branco “no centro de uma auto-estrada cultural que se quer de qualidade e de diversidade”, referem os seus dirigentes. O ENT é o primeiro resultado dessa ambição.

De 16 a 18 de Outubro são esperados em Castelo Branco muitos elementos que integram tunas e a organização conta mesmo ultrapassar os cerca de 200 participantes que estiveram numa das últimas edições, em Viseu.

 

 

 

COVILHÃ

Semana Académica

São oito dias de festa exclusivamente portuguesa que vai decorrer entre 22 e 28 de Março. Os membros da Associação Académica divulgaram o cartaz de eventos para os dias de festa que irá decorrer no Pavilhão da Anil, à excepção da “Serenata”, que volta ao Largo do Calvário.

Este é, aliás, o evento de abertura desta semana. Assim, a 22 de Março, domingo, pelas zero horas, decorre a “Serenata”, no Largo do Calvário. No dia 23 de Março, segunda-feira, as iniciativas passam a ter lugar no Pavilhão da ANIL. Uma noite de “Tunas”, com as tunas da Universidade da Beira Interior onde vão actuar a “Tuna-Mus”, a “Desertuna”, as “Moçoilas” e os “Já B’UBI & Tokuscopus”. A noite conta também com a música do vencedor do concurso de DJ’s; “DJ Mike & La Mouche.

No dia 24 de Março, terça-feira, é a data do “Arraial da Cerveja”, com Tiago Silva e Declínios e a noite a terminar a ritmo da música de DJ D@s Sen@s. Dia 25 de Março, quarta-feira, sobem ao palco os vencedores do concurso de bandas; Sp&Wilson e Makongo, com a noite a terminar ao som de DJ Xinobi.

Quinta-feira, 26 de Março, a festa é animada por Noz, Linda Martini, Vicious 5, Capt. Luvlace e Bandidos. Já na sexta, 27 de Março, o palco é ocupado por Ventos da Líria, Deolinda, Timaria e a noite termina com a performance de DJ Tânia Pascoal.

Para o último dia de festa, sábado, 28 de Março, os responsáveis da AAUBI contam com a actuação de Peixe:Avião e Perfume. A noite é animada pelos sons de DJ Rui Estêvão, DJ Noise Tribe & Gipsytribe. Nos dias 23, 25, 26, 27 e 28, os espectáculos começam às 22.30 horas, no Pavilhão da ANIL e no dia 24, também no mesmo local, mas com o espectáculo a arrancar às 23.30 horas. Todos os dias vão estar disponíveis autocarros entre o pavilhão e o centro da cidade.

Quanto ao preço dos bilhetes, os sócios da AAUBI pagam 20 euros pelo ingresso geral, valor que sobe para os 25, no caso dos estudantes e para os 30 euros no caso dos não estudantes. Existem ainda bilhetes diários.

 

 

 

ENCONTRO NACIONAL

A Feminina brilhou em Castelo Branco

A Tuna Feminina da Universidade de Farmácia da Universidade de Lisboa – “A Feminina” foi a grande vencedora da noite de sexta-feira, dia 6 de Março, no IV Olimpo – Festival de Tunas Femininas de Castelo Branco, que decorreu no Cine Teatro Avenida, a segunda edição que é organizada pela Tuna Académica Feminina do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

A tuna de Lisboa conseguiu neste certame arrecadar os prémios de Melhor Tuna, Tuna Mais Tuna, Melhor Pandeireta, Melhor Porta-Estandarte e Melhor Original. Já a TUNAFE – Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Porto levou os prémios de Segunda Melhor Tuna e de Melhor Instrumental, a Adufótuna – Tuna Feminina da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova o prémio de Melhor Solista e a Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra levou o prémio de Melhor Passa Calles. Lara Machado, da organização, faz um balanço positivo deste evento e garante que “é para repetir”.

 

 

 

Coimbra

O Campeonato Nacional Universitário de Judo, que decorreu no último domingo, 8 de Março, consagrou a Associação Académica de Coimbra (AAC) campeã nacional universitária colectiva 2008/09.

Individualmente, foram ainda campeões nacionais universitários os atletas: Ana Sousa (na categoria -52kg), Sérgio Oleinic (na categoria -66 kg), Pedro Antunes (na categoria -81kg), Ana Patricia Vicente (na categoria -63kg) e Joana Cesário (na categoria -57kg).

Também no pódio estiveram outros atletas da AAC: Joana Simões ficou em terceiro lugar na categoria -63kg, Pedro Matos, com um segundo lugar na categoria -60kg, Miguel Vieira, no terceiro lugar na mesma categoria, Jorge Fernandes, com o segundo lugar na categoria -63kg, Eduardo Perdomo, segundo lugar na categoria -81kg e João Malcata que ficou em terceiro lugar na categoria -90kg.
 

CASTELO BRANCO. Em 1989 uma banda belga de nome Technotronic lançava aquele que viria a ser o seu maior hit de sempre, ‘Pump Up The Jam’. Passados vinte anos os Norton recordam esse tema esquecido e dão-lhe uma vida nova.

O tema que já roda nas principais rádios nacionais surgiu nas sessões de composição para o novo disco. Esta versão de ‘Pump Up The Jam’ que o grupo começou a incluir nos espectáculos ao vivo teve uma recepção tão boa que o decidiram gravá-la e editá-la como um novo single. O tema foi gravado em Fevereiro, nos estúdios da Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco, produzido e misturado nos Golden Pony Studios em Lisboa, por Eduardo Ricciardi, produtor que já tinha trabalhado com a banda em Kersche, o seu último disco de originais. O design esteve a cargo de Richard Foe, da Foe Design de Brighton, no Reino Unido.

O teledisco foi realizado pelo jovem realizador Miguel Nicolau e filmado inteiramente na cidade de Castelo Branco. A estreia em televisão está para breve. Assim, como brevemente ficará disponível na Internet, junto com o tema a partir da próxima segunda-feira, 23 de Março, para download gratuito".
 

TOMAR. Mais de uma centena de jovens, de capa preta ao ombro, pularam, no dia 14, pela Corredoura, em Tomar, num desfile que terminou em serenata às jovens debruçadas nas varandas dos Paços do Concelho. O VIII Templário, Festival Internacional de Tunas de Tomar, trouxe ao centro histórico da cidade a alegria contagiante de perto de uma dezena de tunas académicas do país e uma espanhola.

A concurso - num espectáculo que decorreu à noite no Cine-Teatro Paraíso e depois se prolongou madrugada dentro na Praça da República - apresentaram-se este ano quatro tunas, a anTUNia, de Almada, vencedora do Templário 2008, a Hinoportuna, de Viana do Castelo, a Estundantina Académica do ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa) e a Tuna de Medicina de Sevilha.

À festa juntaram-se a tuna organizadora do festival, a Templária do Politécnico de Tomar, a ESTAtuna, da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes/Politécnico de Tomar e As Cavaleiras de Sellium, da Escola Superior de Tecnologia/IPT.

A Templária reúne mais de 40 elementos, “todos muito diferentes”, que cantam canções tradicionais portuguesas com arranjos próprios, mas sempre com letras “que transmitem alguma mensagem”.

 

 

 

PRAZERES DA BOA MESA

Bacalhau de cura amarela lascado
com broa sobre grelos e batatinhas confit

Ingredientes p/o Bacalhau (5 pax):
1 Kg de Lombos de Bacalhau de Cura Amarela Demolhados
5 Dentes de Alho
150g de Azeite Virgem
 

Preparação do Bacalhau:
Assar o bacalhau com os restantes ingredientes. Depois de assado, lascar grosseiramente e reservar os sucos da cozedura.
 

Ingredientes p/ a Broa (5 pax):
Broa de Milho
1 Dente de Alho
2 C. S. de Azeite Virgem
1 C. Chá de Pimentão de La Vera
1 C. S. de Salsa e Coentros picados
 

Preparação da Broa:
Triturar a broa com o alho, a salsa e os coentros e passar pelo peneiro. Juntar os restantes ingredientes.
 

Ingredientes p/ as Batatinhas (5 pax):
15 Batatinhas Miúdas de Cozer
1 C. S. de Sal
2 L de Azeite
 

Preparação das Batatinhas:
Levar todos os ingredientes a lume brando sem nunca deixar ferver, durante cerca de 1 hora e meia.
 

Ingredientes p/ os Grelos:
1 Molho de Grelos de Nabo
2 Dentes de Alho picados
2 C. S. de Azeite
Q.B. de Sal
 

Preparação dos Grelos:
Cozer os grelos em agua fervente e sal. Depois de cozidos e escorridos, saltear em azeite e alho. Reservar.
 

Preparação do Molho:
Triturar metade dos sucos (o azeite também) de assar o bacalhau com um pouco de salsa picada. Passar pelo passador. Este molho deve ficar com alguma consistência.
 

Montagem do Bacalhau:
Num aro dispor três batatinhas confit e esmagar muito ligeiramente (unicamente para dar estrutura). Colocar em cima os grelos salteados e apertar com uma colher. De seguida colocar as lascas grossas de bacalhau. Aplicar uma colherada de suco do assado. Completar com a mistura de broa. Levar ao forno até a broa ganhar cor ligeira.

Chef Mário Rui Ramos


Visualização 800x600 - Internet Explorer / Firefox

©2002-2009 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt