Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XII    Nº136    Junho 2009

Escola

AMADORA

Cin tem vencedores

A Escola EB 2,3 D. Francisco Manuel de Melo, na Amadora (Lisboa) foi a grande vencedora do concurso Escola com Pinta, uma acção pedagógica levada a cabo pela marca de tintas CIN, que teve por objectivo a interpretação, através da pintura, do tema “Cidadania”. O Agrupamento de Escolas de Santa Iria da Azóia (Lisboa), o Colégio Nossa Senhora da Assunção, em Famalicão de Anadia (Aveiro), a EB 1/JI da Guia, em Albufeira, (Algarve) e a Escola Básica 2º, 3º no Bairro Padre Cruz (Lisboa), foram as restantes escolas premiadas neste concurso didáctico. Cada aluno participante no projecto recebe como prémio um bilhete para visitar a KidZania, o maior parque temático infantil de Portugal, e um vale de compra de 5 litros de tintas CIN para interiores. O vencedor, a Escola D. Francisco Manuel de Melo, na Amadora, recebe ainda um vale de compra de 150 litros de tinta CIN para interiores, para usar na reabilitação dos seus espaços.

 

 

 

MINISTRA DA EDUCAÇÃO GARANTE

Alargar a escolaridade é possível

A ministra da Educação afirmou no Parlamento que o país está em condições para aspirar “de forma realista” a alargar a 12 anos a escolaridade obrigatória, tendo toda a oposição criticado o “timing político” da proposta.

Falando no plenário da Assembleia da República, Maria de Lurdes Rodrigues garantiu que “o país está agora em condições para realizar a aspiração de alargar a 12 anos a escolaridade obrigatória e universalizar a frequência da educação pré-escolar”.

Durante o debate, a ministra Maria da Lurdes Rodrigues sublinhou que estão em construção as salas do pré-escolar e os centros escolares necessários para concretizar as medidas que agora propõe e que as escolas estão a ser “modernizadas, requalificadas e equipadas para poderem assegurar a expansão da escolaridade, mas também a qualidade da aprendizagem para todos.”

Todos os partidos da oposição concordaram com a importância destas medidas, tendo no entanto também sido unânimes na crítica ao “timing eleitoral” das propostas do Governo.
A ministra da Educação lembrou que o Governo tomou, nos últimos quatro anos, um conjunto de medidas que “permitissem dar às escolas e às famílias condições necessárias para o alargamento da escolaridade”, referindo que estas “já produziram efeitos”.

“As taxas de escolarização aumentaram em 10 pontos percentuais, o insucesso e o abandono escolar reduziram em 4 pontos percentuais no ensino básico e em 12 pontos no secundário”, exemplificou, lembrando que o Governo aprovou “bolsas de estudo de valor indexado ao abono de família (com efeitos no próximo ano escolar) “ para garantir que “nenhum aluno abandone o ensino secundário por falta de recursos”.

 

 

 

EBI

Castelo Branco em Moraleja

A EBI Cidade de Castelo Branco está a desenvolver, com as turmas do 4º ano, uma acção de intercâmbio cultural com o Colégio Público Virgen de la Veja de Moraleja, Espanha. Neste contexto, os alunos do Colégio Virgen de la Veja visitaram Castelo Branco no dia 3 de Junho. Depois de uma visita ao Jardim do Paço Episcopal e ao Museu Tavares Proença Júnior, seguiu-se um grande conjunto de actividades na escola sede do Agrupamento: entoação de canções infantis em Língua Espanhola, músicas Tradicionais Portuguesas, Marchas Populares, Dança, Futebol, promovendo um salutar convívio entre portugueses e espanhóis.


© 2002-2009    RVJ Editores, Lda.