Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XII    Nº137    Julho 2009

Politécnico

MUSEU DE MAÇÃO INAUGURA ESPAÇOS VIRTUAIS

Politécnico de Tomar abraça Brasil

O Museu de Arte Pré-Histórica de Mação e a empresa Beneficts and Proficts inaugura, no final de Junho, a arqueomacao.tv no Brasil, com dois espaços museográficos virtuais instalados em rede com o museu português. À parceria público-privada junta-se o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) que, a convite do Governo do Estado do Piauí, inicia nas cidades de São Raimundo Nonato e Guaribas, a criação de uma rede de pólos museológicos em todo o Brasil, especialmente vocacionados para o acesso das populações mais pobres ao conhecimento arqueológico.

Luís Oosterbeek, director científico do Museu de Mação, disse à agência Lusa que a arqueomacao.tv “é um projecto de canal de televisão TVIP com o objectivo de, em conjunto com os parceiros aderentes, constituir uma rede de difusão de conteúdos totalmente dedicado à arqueologia e ao património cultural, incorporando um claro sinal de que o combate à fome e à miséria passa pela componente da cultura”.

Segundo acrescentou, a criação da tv na Internet e a implantação do Programa de Animação Científica e Artística Digital (PACAD), são “parte integrante” do Projecto de Intervenção Arque-Museográfica do Piauí e “permitirá consultas de arquivos de vídeos e artigos relacionados com os projectos de investigação e museologia arqueológica coordenados pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT), para além das emissões em directo”.

O primeiro espaço virtual será instalado na Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), em S. Raimundo Nonato, que coordena o Parque Nacional da Serra da Capivara, reconhecido pela sua arte rupestre e por encerrar os mais antigos vestígios humanos na América, datados de há mais de 50.000 anos.

O segundo espaço será instalado no Centro Cultural da cidade de Guaribas, onde o governo brasileiro lançou o programa Fome Zero, “com o intuito de inscrever na matriz do combate à pobreza a componente da arqueologia e da arte rupestre e, sobretudo, o contributo destas para a afirmação da diversidade das culturas num quadro geral de radical unidade”, explicou Oosterbeek.

“Em oito anos, vinte milhões de pessoas foram retiradas da pobreza com este programa”, sublinhou. Este responsável acrescentou que o arqueomacao.tv “vai permitir um fácil acesso a todos os conteúdos a custo zero”.

“As pessoas poderão, assim, a partir de suas casas e dos seus países, aceder às informações disponibilizadas neste canal de TV por internet”, disse.

Os dois espaços foram inaugurados dia 29 de Junho, por ocasião do congresso mundial da IFRAO (Congresso de Arte Rupestre, em S. Raimundo Nonato) e “permitirão não apenas a fruição local, mas também a ligação permanente em vídeo-conferência com o Museu de Arte Pré-Histórica de Mação”. O responsável adiantou que o projecto arqueomacao.tv se estenderá “em breve” a Espanha e ao Senegal. “O trabalho de interacção com os agentes locais com vista ao desenvolvimento de regiões deprimidas é uma das premissas da Rede de Arqueologia Ibero-Americana, e este é um bom exemplo do tipo de parcerias que queremos apoiar, fomentar e desenvolver”, concluiu Oosterbeek.

 

 

 

APOIO À MOBILIDADE

IPT premiado pela Europa

O Instituto Politécnico de Tomar acaba de receber dois importantes selos de qualidade da Comissão Europeia, o selo de qualidade para as melhores práticas na utilização do Sistema de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS Label) e o selo de qualidade para o Suplemento ao Diploma (SD Label).

Estes prémios são atribuídos às instituições de Ensino Superior que se candidataram ao reconhecimento de um desempenho de excelência na aplicação do sistema ECTS e do Suplemento de Diploma, dois instrumentos europeus que tornam os processos de ensino e aprendizagem mais transparentes e eficientes facilitando o reconhecimento de estudos e qualificações.

A atribuição do ECTS Label e do SD Label consagra de forma transversal um grau de reconhecimento internacional e traduz o culminar de todos os esforços que o Politécnico de Tomar, o único Instituto Politécnico nacional a receber estes prémios, tem feito na qualidade da organização das suas actividades de internacionalização assim como da completa implementação das recomendações da Declaração de Bolonha.

No entender dos responsáveis pelo Politécnico, os dois selos de qualidade consubstanciam o reconhecimento da Comissão Europeia pelas acções de mobilidade dos alunos que, em 2008, atribuiu ao IPT o Prémio de Ouro para a Organização e Gestão dos Cursos Intensivos, numa Cerimónia promovida na Eslovénia.

Candidataram-se a estes dois certificados de qualidade cerca de 161 Instituições de Ensino Superior Europeu, tendo 22 obtido o ECTS Label (Portugal - Instituto Politécnico de Tomar; Universidade do Minho; a Universidade Técnica de Lisboa e a Universidade de Aveiro) e 52 o SD Label (Portugal - Instituto Politécnico de Tomar; Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro).

A entrega destes prémios de reconhecimento de excelência teve lugar numa cerimónia oficial organizada pela Comissão Europeia, em Bruxelas, no passado dia 11 de Junho.

 

 

 

25 ANOS DA ESA DE CASTELO BRANCO

Ajudar o País, sem enganar ninguém

Já a comemorar os seus 25 anos, Escola Superior Agrária de Castelo Branco é uma das mais conceituadas a nível nacional e é aquela que apresenta das melhores condições físicas. Moitinho Rodrigues, director da ESACB sublinha o sucesso da Escola e acredita em bons resultados na entrada de novos alunos para a instituição. “As nossa expectativas são boas, até porque ao longo dos últimos anos temos vindo a aumentar o número de alunos, isto porque temos apostado em formações que vão ao encontro da região, do país e do mercado de trabalho”.

Moitinho Rodrigues, assegura que “a escola pretende dar resposta àquilo que o país e a região precisa, sem estar a enganar ninguém. Tendo em conta as ofertas formativas que iremos ministrar no próximo ano - Engenharia Agronómica, Eng. Biológica e Alimentar, Enfermagem Veterinária, Nutrição Humana e Qualidade Alimentar e Protecção Civil -, acreditamos que haverá procura para o próximo ano lectivo em todas elas, embora na Agronómica essa procura possa ser menor. O que é um contra censo, pois as pessoas esquecem-se que para terem alimentos na mesa, alguém tem que os produzir e tem que ter o apoio de técnicos diplomados”.

Para o director da ESACB, as taxas de empregabilidade dos alunos diplomados pela Escola são elevados. “Em relação a engenharia Agronómica, por exemplo, a taxa de de empregabilidade ultrapassa os 85 por cento. No caso das outras formações a taxa de empregabilidade também é significativa”.

Além da formação inicial, Moitinho Rodrigues recorda que a tradição da escola na realização de mestrados. “Desde 2003 que temos desenvolvido essas ofertas em colaboração com a Universidade dos Açores. Ao abrigo desse protocolo temos a funcionar um curso de mestrado de Zootécnica. Além disso, desde o último ano lectivo que a ESACB oferece mestrados em três áreas: Gestão Agro-Ambiental de Solos e Resíduos; Fruticultura Integrada e Tecnologias e Sustentabilidade dos Sistemas Florestais (este último terá uma componente formativa no Centro de Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova). Temos também uma outra proposta para aprovação - Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica, Recursos Agro-Ambientais e Florestais, que surge no seguimento do cursos de pós-graduação que temos realizado e que tem tido uma elevada procura”.

O director da Escola sublinha a outra vertente da escola, que passa pela prestação de serviços à comunidade. “O primeiro grande objectivo da escola é a formação. O segundo passa pela promoção de trabalhos de investigação, quer de docentes quer de alunos. O terceiro passa pelo apoio à comunidade. E aqui tentamos integrar os nossos estudantes, envolvendo-os em projectos, sempre na perspectiva de poder mostrar os produtos que temos e aproximar os jovens no mercado de trabalho”.

Na área da investigação, Moitinho Rodrigues recorda ainda que “temos alunos bolseiros de investigação. O objectivo passa por estimular os jovens nesta área, de forma a que o país no futuro tenha mais investigadores. Esta é uma aposta do próprio Governo e abrange alunos desde o primeiro ano. A ideia é que, em média, esses jovens investiguem, em média, seis horas por semana”.

 

 

 

LEIRIA HOMENAGEIA DESPORTISTAS

Gala do desporto do IPL

Para assinalar o final da época desportiva 2008/2009, o Instituto Politécnico de Leiria organizou um jantar/gala a 16 de Junho para homenagear desportistas e treinadores pelo esforço produzido durante o ano lectivo. A iniciativa contou com a presença do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).

Destaque para as homenagens prestadas aos Campeões Nacionais Universitários 2008/2009 e para os títulos “Técnico do Ano”, alcançado por Paulo Reis (Atletismo) e “Modalidade do Ano” arrecadado pela equipa de Futebol 11.

Finda a época desportiva nacional, o IPL terminou no 6.º lugar entre as 43 equipas (Instituições) participantes nos Campeonatos Nacionais Universitários, tendo arrecadado um total de 18 medalhas, a que correspondem cinco títulos nacionais universitários, sete segundos lugares e seis terceiros lugares a nível nacional.

 

 

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ABRIU EM FERREIRA DO ALENTEJO

Politécnico de Beja aposta no ambiente

O Centro de Educação Ambiental de Ferreira do Alentejo (Beja), que inclui um ecocentro para demonstrar às pessoas como podem fazer compostagem em casa, está a funcionar desde o início de Junho, após um investimento superior a 110 mil euros da autarquia local, a qual tem como parceiro estratégico o Instituto Politécnico de Beja através do seu Centro de Estudos e Desenvolvimento - Vasco da Gama.

A nova infra-estrutura, “nasceu” da requalificação do edifício da antiga e desactivada Escola Básica da localidade de Gasparões. “Trata-se de um importante recurso para a comunidade educativa e para a região”, que vão dispor de “mais uma ferramenta para a promoção e sensibilização” de vários procedimentos ambientais, como a compostagem, explica a autarquia.

O projecto inclui um ecocentro de compostagem caseira, equipado com um laboratório, uma sala de formação, um jardim, uma horta e vários compostores, para “demonstrar às pessoas como podem fazer compostagem nas suas próprias casas”, explicou à agência Lusa Sofia Graça, do Centro Vasco da Gama do IPB.

O processo biológico da compostagem, através da acção de microrganismos, permite transformar resíduos orgânicos, como restos de comida, num produto conhecido por composto e que pode ser usado como adubo nos solos.

Através do ecocentro, “um espaço de demonstração e experimentação de compostagem aberto às escolas e à população em geral”, o Centro de Educação Ambiental quer “sensibilizar e levar as pessoas a usar os resíduos orgânicos que produzem para fazer composto nas suas próprias casas”, explicou Sofia Graça.

Desta forma, “dependendo da adesão da população”, previu a responsável, o ecocentro “pretende reduzir em 15 por cento a quantidade de resíduos orgânicos depositados no aterro de Ferreira do Alentejo nos próximos dois anos”.

A construção do Centro de Educação Ambiental de Ferreira do Alentejo, orçada em mais de 110 mil euros, foi financiada por fundos comunitários (75 mil euros) atribuídos através da Agência Portuguesa do Ambiente, tendo a autarquia assegurado a verba restante.

 

 

 

NA EST

Viseu com clareza no pensamento

O Grupo “Clareza no Pensamento”, constituído por oito docentes da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, deu início a uma nova fase, depois de há três meses ter feito a sua apresentação. Esta etapa implica a utilização de mais e novos meios e técnicas de comunicação, mantendo embora os propósitos iniciais: falar sobre a realidade actual, sem pretender julgar o passado ou o presente, mas com os olhos postos no futuro.

Recorde-se que o grupo «Clareza no Pensamento» “nasceu no seio da crise que se abateu sobre Portugal e sobre o mundo”, tendo como um dos seus objectivos “contribuir para uma melhoria da compreensão de fenómenos de natureza económica e financeira sobre questões de desenvolvimento”.

Além deste ponto, visa ainda a solidariedade dentro da própria Escola no apoio a alunos com dificuldades financeiras. Por último, pretende concorrer para a promoção da região em colaboração com outros agentes económicos e políticos da mesma área geográfica.

Assim, passam agora a estar disponíveis semanalmente pequenos apontamentos em vídeo, através de um canal da “politécnico tv” (www.ipv.pt/vtv/clareza.htm) e áudio, através de rádios da região. Nestes apontamentos são abordados temas que vão desde a economia, desenvolvimento, educação financeira, fiscalidade, empreendedorismo, turismo, à solidariedade, entre outros. Segundo os dinamizadores do projecto, este é mais um pequeno contributo para chegar a públicos cada vez mais diversos e numerosos, esperando que as suas “reflexões” sejam verdadeiramente úteis a todos quantos os vão acompanhando.
Estes novos meios vêm juntar-se aos apontamentos semanais em jornais da região e ao blogue “Clareza no Pensamento” (http://clarezanopensamento.blogspot.com).

 


© 2002-2009    RVJ Editores, Lda.