Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XII    Nº134    Abril 2009

Suplemento :: Primavera Musical 2009

A afirmação de uma proposta cultural junto de uma comunidade passa, em grande medida, pela regularidade, pela relação com um tempo próprio e um território preciso. Castelo Branco tem, há 15 anos consecutivos, um festival internacional que transforma a Primavera num tempo ainda mais apetecível. Uma parte importante do crédito pela criação deste acontecimento anual, deve ser dada ao Moscow Piano Quartet, pois foram eles que, em 1994, desafiaram a então direcção do Conservatório Regional de Castelo Branco. O desafio acabou por dar frutos no ano seguinte, com a realização do primeiro festival que contou com a presença de Pedro Burmester, Tânia Achot e António Saiote, Dora Schwarzberg, Mila Berlinskaia, o Borodin Quartet e o próprio Moscow Piano Quartet. A partir daí e durante mais de uma década, foram muitos os artistas que visitaram Castelo Branco e que aqui realizaram concertos. Julgamos que muitos desses momentos permanecem na memória de muitos, tal como na nossa.

A edição de 2009 apresenta 12 concertos, uma actividade de envolvimento com a comunidade intitulada Roteiros do Património e que contará com a participação de entidades diversas relacionadas com a difusão e criação artística, uma série de pequenos concertos dedicados ao público pré-escolar e escolar (total de 16), 8 concertos em locais públicos da cidade, 2 ensaios abertos, um Fórum dedicado à crítica musical e uma digressão em algumas freguesias do concelho.

No programa de 2009, as nossas propostas assumem o carácter inovador de aumentar o âmbito de contacto com o público, através de programas que apelam à transversalidade e ao largo espectro de público-alvo. Por exemplo, a encerrar o aniversário teremos dezenas de curtos concertos a acontecerem na zona histórica da cidade, numa interacção com outras artes, tais como o teatro, a dança, e outras propostas, num claro aproveitamento das obras de requalificação que estão a ser feitas nessa parte da cidade. Este acontecimento culminará com uma gala de ópera, ao ar livre, no grande espaço da Devesa.

Para esta edição convidámos músicos como o extraordinário guitarrista escocês Martin Taylor, o quarteto de cordas vencedor do Concurso de Bordeaux, o Quatuor Psophos e o vibrante grupo de percussão DRUMMING, que apresentará Estou-me(a) Marimbar. Pela primeira vez, teremos a participação do grupo vocal Voces Caelestes, que trará um quase desconhecido programa dedicado ao bicentenário de J. Haydn. Neste concerto contaremos também com a participação da cravista Ana Mafalda Castro, conhecida internacionalmente pela sua actividade direccionada para a música antiga. Mas o festival não se esgota aqui. “Bach and Forward” será a proposta da pianista Luísa Tender e poderemos escutar o concerto pelos vencedores da classe de música de câmara do FOLEFEST 2009, o Trio Accordarchi e um conjunto alargado de iniciativas das quais destacamos o Fórum da Crítica Musical, coordenado por Cristina Fernandes e no qual vamos contar com a presença de alguns dos nossos mais conceituados críticos.

Num programa organizado em micro ciclos, teremos também a oportunidade de ouvir dois timbres pouco habituais nas salas de concerto: o acordeão e a harmónica. Convidámos Naoko Nebl e Andreas Nebl para aquele que será mais um concerto (re)Descobrir Timbres. Como tem sido característico no Festival, vamos proporcionar a alguma freguesias a possibilidade de serem integradas no programa. Neste ano de 15º Aniversário convidámos o Quarteto Índigo (quarteto de clarinetes), para se apresentar nos Escalos de Cima, Malpica do Tejo e Escalos de Baixo. Ainda antes do festival começar teremos os Velha Gaiteira que tocarão em espaços públicos, nos dias 25 e 26 de Abril e um combate que dará que falar: o colectivo ROYAL NATURE, foi desafiado para enriquecer a sua batalha de cartazes, com uma série inteiramente dedicada ao Primavera Musical. O resultado está à vista: as Springtime Sessions, um conjunto de 10 cartazes em edição limitada, da autoria de Capitano Barba e Golden Porsche.

Agradecemos a todos os que nos apoiam, com destaque para a Câmara Municipal de Castelo Branco, o banco Caja Duero e a Direcção Geral das Artes, do Ministério da Cultura. Uma palavra também para a Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, um parceiro cuja importância tem vindo a aumentar e que saudamos.

Dedicamos a programação deste 15º aniversário à direcção, professores, funcionários, alunos e encarregados de educação do Conservatório Regional de Castelo Branco. Depois da requalificação do bonito edifício onde a escola funciona, acreditamos que os concertos que propomos poderão ser uma forma magnífica de comemoração.

A Direcção Artística

 

 

 

PRIMAVERA MUSICAL 2009

15º Festival Internacional
de Música de Castelo Branco

6 de Maio_21h30
Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco
Concerto de abertura comemorativo
do 15º Aniversário do Primavera Musical
Largos Horizontes
DRUMMING – Grupo de Percussão
- “Estou-me(a) Marimbar”


A marimba é um instrumento de percussão, do tipo dos xilofones, que definitivamente entrou na vida musical ocidental. É ouvida em salas de concerto, nos conservatórios ou nas salas de concerto, integrando agrupamentos diversos e os Maios variados estilos de música.

Em muitos países do mundo, a marimba está no centro de importantes tradições musicais e definiu estilos próprios de grande virtuosismo.

O grupo de percussão Drumming propõe-nos uma panorâmica de vários estilos e vários géneros musicais de diferentes continentes que têm como ponto de partida a marimba, em diferentes configurações.
 

 

12 de Maio_21h30
Auditório do Conservatório Regional
de Castelo Branco
(re)Descobrir Timbres
ANDREAS NEBL_acordeão e NAOKO NEBL_harmónica


Um encontro muito especial entre dois instrumentos largamente associados à música tradicional mas que neste recital irão visitar a música barroca, o lirismo de Edward Grieg e o tango de Piazzolla. Naoko Nebl é uma destacada intérprete internacional da harmónica, tendo mesmo vencido, em 1997, o World Harmonica Festival e Andreas é um dos mais proeminentes acordeonistas alemães, sendo actualmente o professor principal no Conservatório Hohner, em Trossingen.
 

 

14 de Maio_21h30
Auditório do Conservatório Regional
de Castelo Branco
Bach and Forward
LUÍSA TENDER_piano

Bach and Forward de uma certa forma apela ao eterno retorno a Bach, depois de uma visita a obras importantes na produção de Claude Debussy, as Suite Bergamasque e Pour le Piano, e na obra de Schubert, com a sua Fantasia Wanderer. Neste recital em grande parte baseado no programa do seu primeiro disco, Luísa Tender apresenta de J. S. Bach, o Concerto Italiano e a Chacone na versão de Busoni.
 

 

16 de Maio_21h30
Governo Civil de Castelo Branco
Bicentenário de F. Mendelsohn e J. Haydn
Coro VOCES CAELESTES – Dir. Sérgio Fontão
– Pianoforte_Ana Mafalda Castro


As canções a três e quatro vozes, com acompanhamento de cravo ou pianoforte, constituem, no conjunto da obra de Joseph Haydn, uma unidade, e como tal podem ser encontradas no manuscrito autógrafo do compositor. O coro Voces Caelestes, dirigido por Sérgio Fontão e com Ana Mafalda Castro no pianoforte apresentarão, no magnífico espaço do Salão Nobre do Governo Civil de Castelo Branco, estas obras quase desconhecidas do grande público, enquadradas nas comemorações dos 200 anos da morte do compositor.
 

 

23 de Maio_21h
Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco
Largos Horizontes
MARTIN TAYLOR _guitarra


Descrito como “o guitarrista mais importante da sua geração” pela revista americana Acoustic Guitar, Martin Taylor desenvolveu uma incrível carreira a nível mundial, com um estílo único e inimitável, sendo considerado, por muitos, o melhor expoente da guitarra solo jazz. Apresentar-se-á a solo em Castelo Branco, na sequência da visita de outros brilhantes guitarristas como Egberto Gismonti, Paulo Bellinatti ou os Katona Twins.
 

 

30 de Maio_19h30
Governo Civil de Castelo Branco
Bicentenário de F. Mendelsohn e J. Haydn
QUATUOR PSOPHOS_quarteto de cordas
Concerto com BUFFET


O Quatuor Psophos é hoje uma referência obrigatória na música de câmara para quarteto de cordas. O seu programa é dominado pelos bicentenários de Mendelsohn e Haydn, mas inclui também duas fugas da Arte da Fuga de J. S. Bach. Este concerto inclui Buffet, no final do mesmo.
 

 

3 de Junho_21h30
Auditório do Conservatório Regional de Castelo Branco
(re)Descobrir Timbres – vencedores do FOLEFEST 2009
TRIO ACCORDARCHI_acordeão_violoncelo_violino


Formado em 2007 no âmbito da disciplina de música de câmara, na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, o Trio Acordarchi é constituído por Ana Catarina Claro (violoncelo), Tiago Afonso (violino) e José Valente (acordeão). Sob a orientação do professor Paulo Jorge Ferreira, o grupo apresentou-se pela primeira vez em público no concurso Folefest, obtendo o segundo lugar na categoria de música de câmara, o que lhes permitiu participar no programa “Concertos Abertos” da Antena 2. Sendo esta formação pouco habitual, o repertório à sua disposição é maioritariamente contemporâneo. Em 2008 classificou-se em terceiro lugar na Coupe Mondiale, realizada na Escócia.
 

 

6 de Junho_21h30
DEVESA
Gala de Ópera
ORQUESTRA SINFÓNICA DA ESART
Dir. Rui Massena, Soprano: Ana Ester Neves,
Tenor: Carlos Guilherme


Presença regular no Primavera Musical, a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, apresenta este ano uma gala de ópera que contará com a presença de solistas destacados, como é o caso de Ana Ester Neves. Este concerto encerrará a 15ª edição do Festival Internacional de Música de Castelo Branco e será realizado ao ar livre na Devesa, espaço público situado no coração da cidade.
 


Actividades Paralelas:
 

25 e 26 de Abril
Locais Públicos em Castelo Branco
Velha Gaiteira antecipa Festival


Velha Gaiteira nasceu no Paúl com o intuito de divulgar a gaita de fole transmontana e as percussões tradicionais da Beira Baixa. É um projecto de raiz tradicional cujo repertório serve como homenagem a todas as velhas gaiteiras que mantêm viva a musica enquanto veiculo de comunicação e expressão cultural e identitária. Os seus temas originais partem deste universo rural e pastoril para um novo caminho desbravado todos os dias ao som da gaita, da caixa, do bombo, dos adufes, criando um novo estilo já denominado por Trance Rural Organico...
 

 

Royal Nature
Springtime Sessions
Capitano Barba versus Gold en Porshe


Eles não pensaram muito e aceitaram. O resultado é uma série numerada de posters dedicada ao nosso festival. Springtime Sessions para os mais atentos e refinados.

Um segredo a desvendar no dia 6 de Maio, dia primeiro do 15º aniversário do Primavera Musical!
 

 

6 de Maio_16h30
Cine-Teatro Avenida
Concerto para público escolar
DRUMMING Grupo de Percussão – Vamos Marimbar


A marimba é um instrumento de percussão, do tipo dos xilofones, que definitivamente entrou na vida musical ocidental. É ouvida em salas de concerto, nos conservatórios ou nas salas de concerto, integrando agrupamentos diversos e os Maios variados estilos de música.
Em muitos países do mundo, a marimba está no centro de importantes tradições musicais e definiu estilos próprios de grande virtuosismo.
O grupo de percussão Drumming propõe-nos uma panorâmica de vários estilos e vários géneros musicais de diferentes continentes que têm como ponto de partida a marimba, em diferentes configurações.
 

 

23 e 24 de Maio
Biblioteca Municipal de Castelo Branco
Forum Crítica Musical
Coordenação: Cristina Fernandes
(crítica do jornal Público)

 

 

24 e 31 de Maio
Escalos de Baixo - Escalos de Cima - Malpica do Tejo
Itinerância nas Freguesias
Quarteto Índigo - Quarteto de Clarinetes


O Primavera Musical tem privilegiado, ao longo dos anos, uma oferta que não se centre apenas na cidade de Castelo Branco. É por isso que muitas das freguesias do concelho já foram visitadas por grupos de música de câmara. Este ano caberá ao Quarteto Índigo, um quarteto de clarinetes formado a partir da ESART, a tarefa de realizar três concertos de descentralização, nas aldeias de Escalos de Cima, Malpica do Tejo e Escalos de Baixo.
 

 

30 de Maio_15h00
Governo Civil de Castelo Branco
ENSAIO ABERTO - Quatuor Psophos


Permitir que o público tenha uma percepção mais profunda do fenómeno artístico é um dos objectivos dos Ensaios Abertos promovidos pelo Primavera Musical. No final do ensaio, o público poderá fazer algumas perguntas ao grupo.
 

 

6 de Junho_ a partir das 15h30
Zona Histórica de Castelo Branco – a partir do castelo
Roteiros do Património


Esta é uma actividade de envolvência com a comunidade, pois foram feitos convites a grande parte das entidades que trabalham com a criação e difusão cultural, na região, para participar activamente. Os Roteiros são centrados no património material e imaterial da zona histórica da cidade e o público deslocar-se-á na referida zona por percursos pré-estabelecidos, nos quais o património será destacado através de propostas artísticas, em diversas áreas.
 

 

6 de Junho_ 18h30
Devesa
ENSAIO ABERTO - Orquestra Sinfónica da ESART

Os Ensaios Abertos fazem parte de uma estratégia do Primavera Musical no sentido de promover, entre outros aspectos, uma compreensão mais vasta do trabalho dos músicos. Neste caso, tratando-se de um concerto envolvendo uma orquestra sinfónica e solistas e realizando-se ao ar livre, o desafio centra-se, também, na acústica.
 

 

CONCERTOS DE PELUCHE
2ª e 3ª fª de 11 de Maio a 2 de Junho


Ao longo do 15º Festival Internacional de Música de Castelo Branco, os Jardins-de-infância, Infantários e outras instituições da rede do pré-escolar de Castelo Branco, terão a possibilidade de usufruir desta proposta. Trata-se de concertos de curta duração, nos quais se estimula a capacidade de concentração, o conhecimento de alguns instrumentos musicais e se procura ampliar o universo de géneros musicais aos quais as crianças têm acesso.
 

 

TOCAR DE PERTO
Concertos por jovens músicos em locais inesperados


Tocar de Perto é isso mesmo. Concertos inesperados e surpreendentes nos locais menos habituais, procurando que o dia-a-dia seja matizado pela vivência artística. É uma das formas que o Primavera Musical promove no sentido de aproximar a música e os músicos do seu potencial público, transferindo o festival de uma esfera formalmente associada ao auditório e à sala de concertos, para um domínio mais aberto e flexível.

 


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