Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XI    Nº127    Setembro 2008

Propostas

GEO-RÚBRICA

Minho visita Geopark

O Geopark Naturtejo recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a visita dos alunos da Universidade do Minho, do Mestrado em Património Geológico e Geoconservação, nos dias 17, 18 e 19 de Julho.

Este curso de mestrado, que está actualmente na sua terceira edição, prepara técnicos especializados em Património Geológico, aptos para actuar nas áreas de Conservação da Natureza e Turismo, como é o caso de um Geoparque.

Foram visitados alguns geomonumentos como o Parque Icnológico de Penha Garcia, Inselberg granítico de Monsanto, Portas do Ródão, Portas de Almourão e Conhal do Arneiro. Além da componente geológica científica foram abordados questões relacionadas com a estrutura organizativa do Geopark, desenvolvimento local, geoturismo e geoconservação. Os alunos deste mestrado, como futuro especialistas em Património Geológico, puderam ter um contacto directo com o exemplo do Geopark, no que respeita a conservação do Património Geológico e desenvolvimento sustentado.

Entre as visitas realizadas destaca-se uma actividade de kayak – geokayaking, no rio Tejo, ao longo das Portas do Ródão, onde aliaram o carácter científico, com lazer, através de um potencial produto geoturístico do território Naturtejo. No Parque Icnológico de Penha Garcia, ao longo de um excerto da Rota dos Fósseis, além de uma visita pelo Património Geológico, Histórico e Cultural, tiveram contacto com algumas estratégias utilizadas nos Programas Educativos do Geopark Naturtejo.

Os troncos fósseis da Casa da Cultura e das Artes do Tejo foram o ponto de partida para discutir estratégias de conservação e classificação do património móvel. No Conhal do Arneiro, em Nisa, foram visitados alguns pontos do percurso pedestre Trilhos do Conhal onde a Geologia e a Arqueologia estão intimamente relacionados. O processo de classificação do Monumento Natural das Portas do Ródão foi também, alvo de discussão, dada a sua importância para a conservação da Natureza no âmbito nacional.

Os alunos puderam ainda percorrer as ruas de Alpalhão e apreciar a Rota das Esculturas de Alpalhão, um projecto que liga a Geologia, a Arte e o desenvolvimento local.

Apesar das elevadas temperaturas sentidas, muitas foram as animadas discussões construtivas que contribuíram, não só para o enriquecimento destes alunos, mas também para uma análise crítica ao Geopark Naturtejo.

Como conclusão, foi cumprido o objectivo desta visita com uma tomada de consciências por parte dos alunos dos principais objectivos do Geopark, ao nível da Gestão, Educação, Geoturismo e Conservação da Natureza.

Joana de Castro Rodrigues
 

 

 

PRAZERES DA BOA MESA

Churrasquinho de Frango da Guia
sobre Legumes Mediterrânicos Grelhados
e Rendinhas de Batata

Ingredientes (10 pax):
5 Franguinhos da Guia
1 Limão em sumo
30 Rodelas de Courgette
1 Pimento Vermelho
1 Pimento Amarelo
1 Pimento Verde
1 C. S. de Orégãos
20 Tomatinhos Cacho
1 Kg de Batata
10 Dentes de Alho
Q.B. de Pimenta Preta de Moinho
2 Dl de Azeite
2 Folhas de Louro
1 C. Chá de Pimentão de La Vera
 

Preparação:
Desossar os franguinhos separando o supremo (peito com a asa), a coxa e a perna. Temperar com sal, pimenta, azeite, louro, alho picado, sumo de limão e pimentão.

Cortar os legumes e temperar com sal, pimenta, azeite, alho picado e orégãos.

Grelhar os franguinhos.

Grelhar os legumes.

Descascar as batatas e cortar na mandolina na lâmina ondulada. Cortar na obliqua uma vez para a direita e outra para a esquerda e assim sucessivamente.

Fritar a batata em óleo quente, escorrer imediatamente em papel absorvente, polvilhar com sal fino.
 

Empratamento:
Depois de todos os temperos rectificados, dispor os legumes grelhados e em cima as três peças de franguinho. Guarnecer com as batatas rendadas.

Chef Mário Rui Ramos

 

 

 

COM O ENSINO MAGAZINE

Orient@-te em Peniche

A Câmara de Peniche vai promover, de 12 a 14 de Setembro, no Pavilhão da Escola D. Luís de Ataíde em Peniche, a primeira edição da Feira dedicada a ofertas formativas, Orient@-te. A iniciativa tem os apoios do Ensino Magazine (que distribuirá esta edição a todos os visitantes), da AXA Seguros, Rádio 102FM e MC Eventos. No entender da organização do certame, “o motivo principal da realização desta feira de ensino, formação e emprego (Orient@-te) deve-se ao facto de cada vez mais os jovens sentirem necessidade de escolherem um percurso formativo que satisfaça de algum modo as suas preferências e que vá de encontro às reais necessidades do mercado de emprego”.

De acordo com o Município de Peniche “são esperados perto de 30 expositores, de áreas tão diversas como Agências de recursos humanos, Centros de Formação Profissional, Exército (Escola de Sargentos – Caldas da Rainha), Marinha, Instituições de Ensino Superior, Instituto Português da Juventude, associação Nacional de Jovens Empresários, Associação Industrial Região Oeste, Associação Desenvolvimento Regional do Oeste, Associação para o desenvolvimento de Peniche, Associação Juvenil de Peniche, entre outros”.

Esta primeira edição da Orient@-te terá como público-alvo não só os alunos do concelho de Peniche, mas também os alunos de concelhos vizinhos da região Oeste (Óbidos, Caldas da Rainha, Lourinhã, Bombarral, etc.), “apontando-se para um número de visitantes a rondar os 10 000. Aos visitantes será proporcionado um contacto directo com diversas instituições de formação profissional e ensino superior e agentes empregadores regionais e nacionais”, assegura a organização.

No entender da Câmara de Peniche, o projecto será para continuar em anos futuros. “A experiência adquirida com esta primeira edição da Orient@-te permitirá sobretudo que, em edições futuras possam ser melhorados alguns aspectos que possam não ter corrido menos bem, ou que, por exemplo, venha a ser dinamizado outro tipo de actividades paralelas, indo de encontro aos gostos e preferências do público-alvo”, justifica.

Do programa desta feira consta a dinamização de algumas sessões temáticas (profissões marítimas, empreendedorismo, reconhecimento e validação de competências e formação para populações especiais), workshops relacionados com a técnica de procura de emprego, actividades de animação musical e projecção de filmes.

 

 

 

ATÉ AO FINAL DE SETEMBRO

Livros para Cabo Verde

Até ao final de Setembro a secção de Castelo Branco da Associação Nacional de Professores está a liderar uma campanha de angariação de material escolar para Cabo Verde. Neste momento já estão recolhidas mais de 100 caixas com livros, cadernos, mochilas, lápis, canetas entre outros instrumentos didácticos. “A campanha de donativos está a decorrer muito bem em todo o país, e em especial em Castelo Branco”, justifica António Trigueiros.

Esta já não é a primeira vez que a Associação Nacional de Professores realiza acções de solidariedade deste tipo. “Há uns anos atrás apoiámos Timor Leste”, lembra António Trigueiros. “Até ao final de Setembro todas as pessoas que estiverem interessadas em fazer os seus donativos podem fazê-lo, deixando o material escolar na secção da ANP em Castelo Branco”, acrescenta.

Às 100 caixas já angariadas junto de escolas e de particulares devem juntar-se muitas outras.

O material recolhido irá depois para Lisboa e daí para a cidade de Assumada, em Cabo Verde, por via marítima. “O presidente daquela localidade de Cabo Verde prontificou-se a arranjar o transporte de Lisboa para Cabo Verde, pelo que agora iremos solicitar o apoio da Câmara de Castelo Branco para que possamos fazer chegar este material a Lisboa”, esclarece o responsável pela ANP na cidade.

 

 

 

Música

Offspring - Rise and fall, rage and grace. Portugal recebeu a visita desta banda na edição 2008 do Festival Rock in Rio, Dexter Holland (voz, guitarra), Noodles (guitarra, Greg K (baixo) e Pete Parada (bateria), tiveram uma actuação que superou as expectativas aos largos milhares de espectadores que foram ver a banda ao Festival. Desde 1994 os Offpring já venderam mais de 34 milhões de álbuns e deram mais de 1000 concertos. Quem não se recorda dos temas do álbum “Smash”, um estrondoso sucesso no ano de 1994, este álbum é ainda o mais vendido de sempre de uma editora indepedente. Depois de quatro anos de pausa, chegou agora ao mercado “Rise and fall, rage and grace” é o oitavo trabalho discográfico dos Offpring, o tema “Hammerhead” foi escolhido para o primeiro single, a produção tem a assinatura de Bob Rock. A banda mostra a sua boa forma criativa nestas novas doze faixas entre o punk e o rock. Destaque para as faixas “Half-truism”, “You´re gonna go far, kid”, “Takes me nowhere” e o single “Hammerhead”. Este é um álbum para quem não gosta de baladas.

 

Kelly Rowland - Ms Kelly. Depois do final das Destiny’s Child em 2006, Kelly Rowland retomou a sua carreira a solo, que tinha iniciado em 2002 com “Simply Deep”, que incluia o single “Dilemma” com a participação de Nelly, que venceu na altura um Grammy. A escolha para o cartão de visita não podia ser melhor “Work” é um tema com uma melodia que conquista rapidamente os nossos ouvidos, destaque para a remix de Fremasons que é muito superior à versão original, a aposta em sonoridades orientais para a remistura teve um resultado brilhante. “Ms. Kelly” conta as participações de alguns nomes bem conhecidos da indústria discografica, Polow Da Don, Scott Storch, Billy Mann , Rockwilder, SoulShock e Snoop Dogg. Em Portugal também já foi editado o “Ms Kelly: Deluxe edition” que traz oito novos temas e duas novas remisturas de Karmatronic e Joey Negro. Um álbum com sonoridades bem dançantes, destaque para os temas: ”Daylight”, Better without you”, “Come back” e o fantástico single “Work”.

 

Jordin Sparks - Jordin Sparks. Mais uma voz projectada por um programa de televisão, Jordin Sparks nasceu em 1989 em Glendale, estado do Arizona nos E.U.A. Jordin venceu a edição 2007 do Programa Ídolos Americanos, sendo a cantora mais jovem da história do programa a conseguir a vitória. O álbum de estreia só nas terras do Tio Sam já vendeu mais de um milhão de unidades, na Europa o álbum teve direito a uma capa diferente e alinhamento diferente. Em Portugal o single “No air”em parceria com Chris Brow colocou em definitivo a voz de Jordin nas rádios nacionais, sendo um dos grandes sucessos deste verão de 2008. Este registo homónimo está recheado de melodias com batidas suaves entre o pop e a r&b, com temas que vão agradar da primeira à última faixa. Destaque para os quatro singles deste álbum, ”This is my now”, “Tattoo “, ”No air” e “One step at a time”. Um álbum que pode servir de banda sonora para as restantes noites calmas deste verão de 2008.

Hugo Rafael


Visualização 800x600 - Internet Explorer / Firefox

©2002-2008 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt