Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XI    Nº127    Setembro 2008

Politécnico

IPB

Beja com nova imagem

O Instituto Politécnico de Beja acaba de proceder à alteração da sua imagem, bem como das suas unidades orgânicas. O novo símbolo marca uma nova fase da vida de Politécnico e pretende dar a imagem de unidade e disseminação ao mesmo tempo que induz a leitura de dinamismo e determinação.

Também os símbolos das Escolas mudaram e estão agora adequados à nova realidade de unidade da instituição. Pertencemos, independentemente de frequentarmos Escolas diferentes, todos a uma só instituição. Mudada a imagem visual, espera-se que o IPB continue agora o seu rumo num novo espírito.

 

 

 

IPG

Semana da ciência

No Instituto Politécnico da Guarda vai decorrer de 24 a 28 de Novembro a Semana da Ciência e da Tecnologia. O programa desta semana vai integrar exposições, palestras, visitas a laboratórios, simulações e exibição de documentários, entre outras actividades.
O dia 24 de Novembro será dedicado aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico e o seguinte ao empresário, estando programado um encontro e uma visita guiada ao campus do IPG.

Durante esta semana, que culminará com a realização do I Encontro de Antigos Alunos do IPG, no último dia, as portas do Politécnico da Guarda estão abertas à comunidade local e regional.

Entretanto, as inscrições para este encontro poderão ser efectuadas a partir de 15 de Setembro, podendo, a partir dessa, os interessados obter mais informações em www.ipg.pt.

 

 

 

POLITÉCNICO DE VISEU

Sebastião presidente

Fernando Sebastião foi o vencedor das eleições para a presidência do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), derrotando o candidato Daniel da Silva, nas eleições que decorreram no final de Julho. A tomada de posse terá lugar no próximo dia 15 de Setembro.

Dos 167 membros da Assembleia do Instituto, votaram 133, sendo 100 a favor de Fernando Sebastião e 25 de Daniel da Silva. Votaram em branco quatro pessoas e quatro boletins de voto foram considerados nulos.

As eleições foram marcadas pela polémica, tendo chegado a estar marcadas para dia 11 de Março. No entanto, o presidente, João Pedro Barros, desconvocou-as na véspera, depois de ter recebido um requerimento do Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu de “pedido de suspensão de eficácia de acto administrativo relativo ao processo eleitoral”.

A providência cautelar fora interposta por um grupo de professores que alegavam o facto de o acto eleitoral ter sido promovido com base na Lei da Autonomia dos Institutos Politécnicos, que foi substituída pelo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (Lei nº 62/2007 de 10 de Setembro).

Em meados de Junho, o Tribunal levantou a suspensão do processo eleitoral e, a 2 de Julho, o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Mariano Gago, ordenou que se marcasse rapidamente a data para o acto eleitoral, que decorreu durante a tarde de hoje.

O candidato vencedor mostrou-se satisfeito com o resultado, afirmando que “foi uma vitória com larga vantagem. Estava à espera deste resultado já que havia grande vontade de mudança”, afirmou, referindo que “as pessoas interromperam as férias e vieram votar, mesmo vindo de longe. Só mostra que as pessoas estavam fartas de tanta instabilidade”, disse.

O candidato derrotado, Daniel da Silva, referiu que “esperava um pouco mais, embora tivesse consciência que não teria o maior número de votos”, referindo ainda que “as pessoas quiseram a mudança que ele [Fernando Sebastião] preconiza. Agora é esperar que o Instituto caminhe para o progresso e evolução que todos esperam”, acrescentou.

O novo presidente é licenciado em Engenharia Electrotécnica, tem um mestrado em Políticas e Gestão do Ensino Superior e foi presidente do conselho directivo da Escola Superior de Tecnologia entre 1995 e 2005.

 

 

 

Barros em livro

“A Educação/Formação no Ensino Superior - A Consistência de um Trajecto” é o mais recente livro editado pelo Instituto Politécnico de Viseu. O livro inclui um conjunto seleccionado de intervenções proferidas, entre 1986 e 2008, pelo ainda presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Pedro Antas de Barros.
 

 

 

26 CURSOS

Novos CET's no Politécnico de Leiria

O Instituto Politécnico de Leiria promove uma nova edição dos Curos de Especialização Tecnológica (CET) para o período lectivo 2008/2010, com 26 cursos, leccionados em 12 concelhos distintos do Centro do País. As candidaturas estão abertas até 11 de Setembro, exclusivamente on-line, em www.ipleiria.pt.

Para além dos 17 cursos em funcionamento, o IPL abre agora também vagas para mais nove cursos, designadamente Desenvolvimento de Produtos Multimédia; Fabricação Automática; Gestão da Qualidade; Modelos e Protótipos para Design; Qualidade Alimentar; Técnicas de Restauração; Técnico de Design de Mobiliário; Técnico de Intervenção Social em Toxicodependências; Topografia e Cadastro.
 

 

 

CURSOS DE E-LEARNING EM LEIRIA

Suporte básico de vida

O Instituto Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Saúde, e em parceria com o Grupo de Trauma e Emergência (GTE) vai iniciar em Setembro, o primeiro de um conjunto de cursos a desenvolver na área das emergências, catástrofes e apoio humanitário. “Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa” é o curso que irá funcionar em regime de b-Learning, num total de 20 horas, correspondendo 12 horas a aulas teóricas em regime de e-Learning, e as restantes 8 horas a aulas práticas em regime presencial.

Este curso, acessível a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 15 anos com acesso à Internet, diversifica e enriquece a cultura geral e promove a cidadania, além de fornecer competências técnicas de intervenção em situações de emergência, aos profissionais que operam nas áreas da Educação, Saúde, da Assistência Social, no atendimento ao público ou em empresas nas mais diversas funções.

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer / Firefox

©2002-2008 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt