Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XI    Nº123    Maio 2008

Politécnico

ALUNO DA ESTG

Beja cria camisola para Europa

O Instituto Politécnico e a cidade de Beja irão em breve ter o seu nome a “circular” por toda a Europa através da t-shirt vencedora do concurso My Design for Erasmus. A proposta é uma criação de André Galrito, aluno da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, que aceitou o desafio lançado pelo Gabinete de Relações Externas do IPB aos seus estudantes em Fevereiro último e criou a imagem gráfica da t-shirt Erasmus do Politécnico de Beja. Para além de permitir aos alunos desenvolverem competências relacionadas com comunicação, design e criatividade, o concurso My Design for Erasmus pretendeu seleccionar uma imagem que simbolize a mobilidade de estudantes Erasmus e que simultaneamente divulgue o nome da instituição e da cidade de Beja pela Europa. A t-shirt será oferecida a todos os estudantes que realizam o seu período de mobilidade Erasmus na cidade de Beja, funcionando simultaneamente como presente de acolhimento e elemento de divulgação do programa junto dos alunos do IPB, futuros candidatos à mobilidade.

 

 

 

WWW.IPBEJA.PT

Novo portal

O IPBeja lançou, no passado dia 23 de Fevereiro, o seu novo Portal na Internet. Assente numa plataforma eminentemente orientada para a gestão de conteúdos de forma simples e prática, esta nova ferramenta é acessível a todos os serviços da instituição, que poderão compilar e alojar as respectivas informações.

Enquanto principal meio de comunicação do IPB, este novo site procura reflectir, em termos gráficos, a identidade da instituição, adequando-se, simultaneamente, ao perfil dos seus targets. Dando sequência a uma estratégia de comunicação iniciada em 2005, é dado destaque à imagem do aluno, enquanto símbolo do processo de aprendizagem e elemento central da instituição. Com as tonalidades utilizadas tenta-se passar uma ideia de jovialidade, dominando num conjunto que integra também outros elementos que procuram transmitir a ideia de evolução e dinamismo.

Ainda em fase de coexistência com o antigo site, esta nova versão passará, em breve, a definitiva, logo que estiver concluída a primeira fase de compilação e alojamento de conteúdos.

 

 

 

4ª EDIÇÃO CONCURSO NACIONAL DE INOVAÇÃO BES

Leiria garante presença

O Instituto Politécnico de Leiria irá participar na 4.ª Edição do Concurso Nacional de Inovação BES, para o qual as candidaturas têm início a 15 de Maio e terminam a 31 de Julho.

Com o objectivo de premiar e divulgar projectos de investigação, desenvolvimento e inovação em áreas de aplicação ligadas aos recursos endógenos do País e dirigidos à melhoria de produtos, processos ou serviços, o Concurso Nacional de Inovação BES está organizado por categorias sectoriais, o que faz com os projectos a concurso tenham de ter uma aplicação concreta no contexto de um dos sectores seleccionados. Os sectores a concurso são este ano as Energias, o Agro-industrial, os Processos Industriais, a Saúde, bem como o Comércio e Serviços.

Em 2008, o Concurso Nacional de Inovação BES conta com a parceria da Siemens, Fundação Ilídio Pinho, Grupo Lena, Parque Tecnológico TECMAIA - Parque de Ciência e Tecnologia da Maia, SA, e de 11 instituições do Ensino Superior, designadamente a Universidade do Minho; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Universidade do Porto; Universidade de Aveiro; Universidade Católica Portuguesa - Escola Superior de Biotecnologia; Universidade de Coimbra; Universidade da Beira Interior; Universidade Técnica de Lisboa; Universidade do Algarve e o Instituto Politécnico de Leiria.

 

 

 

INTERNACIONALIZAÇÃO

Setúbal reforça laços

"A internacionalização é um objectivo estratégico do Instituto Politécnico de Setúbal que se traduz na mobilidade de estudantes, professores e pessoal não docente, e, também, em programas de ensino e protocolos com instituições internacionais". A opinião é do presidente do Politécnico de Setúbal, Armando Pires, e foi proferida durante a abertura da 1ª Semana Internacional, que decorreu de 14 a 18 de Abril.

Aquele responsável referiu ainda a enorme relevância do processo de avaliação internacional que envolve a Associação das Universidades Europeias (EUA), entidade que irá apreciar o Politécnico de Setúbal após a apresentação de um relatório que se encontra prestes a ser concluído. No seguimento deste documento que brevemente será entregue à EUA, o Instituto será visitado por delegações desta entidade para apreciarem o trabalho desenvolvido e apresentarem um parecer sobre o que já foi realizado e os caminhos a seguir pela instituição. O presidente do IPS considera que este trabalho se inscreve numa estratégia que visa contribuir para o "reconhecimento e reputação internacional do Instituto".

O encontro, em que participaram cerca de 300 docentes e estudantes, incluiu sessões temáticas nas áreas da saúde, ciências empresariais, engenharia, tecnologia e educação, tendo ainda havido apresentações de experiências internacionais no âmbito de programas europeus e extra-comunitários. A dinamização das sessões esteve a cargo de 19 professores de instituições europeias com quem o IPS mantém acordos bilaterais, oriundos da Áustria, Bélgica, Finlândia, Alemanha, Grécia, Polónia e Espanha, 21 estudantes Erasmus a realizar períodos de estudo no IPS, e ainda 9 docentes e 6 estudantes das Escolas do IPS.
 

Setúbal. Os alunos matriculados no 4º ano do Curso de Licenciatura em Professores do Ensino Básico - 1º Ciclo expõem os trabalhos desenvolvidos no âmbito dos Projectos de "Investigação sobre a Prática Pedagógica". A iniciativa decorre, até 2 de Junho, no átrio da escola e, à semelhança de anos anteriores, está a ser organizada pelos professores da disciplina de Prática e Reflexão Pedagógica IV. A exposição pode ser visitada nos dias úteis das 8h30 às 19h30.

 

 

 

IP PORTALEGRE

Politécnico com qualidade certificada

O Instituto Politécnico de Portalegre é a primeira instituição pública portuguesa de ensino superior certificada na sua globalidade. A entrega do certificado ocorreu, este mês, na sede do Instituto alentejano, pela mão da responsável da Apcer, a empresa responsável pela certificação. "Com a implementação deste sistema, o Politécnico de Portalegre assumiu o seu compromisso de atingir os seus objectivos. Este sistema deve mesmo ser seguido por outras instituições de ensino superior, já que contribui para a eficácia e melhoria dos serviços, bem como para uma melhor resposta aos anseios da comunidade", justificou Maria Júlia Vaz, da Apcer.

Para o presidente do IPP, Nuno Oliveira, "a atribuição desta certificação constitui um momento alto na vida do Politécnico. Este certificado de conformidade é de uma importância relevante para todos aqueles que aqui trabalham e que o fazem de uma forma especial no sistema de ensino superior em Portugal". O presidente do IPP recorda que "os momentos que vivemos não são os mais fáceis, que exigem a cada momento uma atitude de competitividade, rigor, exigência e de qualidade. Os problemas demográficos que existem no país e os que resultam da própria economia, fazem com que nós estando numa zona do interior, tenhamos que nos diferenciar pela qualidade".

Nuno Oliveira considera que o Politécnico de Portalegre tem que ir "buscar cerca de 80 por cento dos alunos a outras partes do país, para podermos ter as escolas do instituto a funcionar como deve ser. E para que isso aconteça temos que nos diferenciar com um serviço de qualidade que prestamos à comunidade, de uma forma geral, e aos alunos de um modo particular".

O presidente do Politécnico de Portalegre sublinha que a comunidade académica da instituição percebeu que "este era um momento importante para o IPP". Nuno Oliveira adianta, contudo, que "a atribuição deste certificado não é o fim de um processo, mas sim uma responsabilidade para o IPP. Este certificado é válido até ao dia 6 de Abril de 2011, pelo que ninguém pode dormir encostado a este certificado. E esta é uma responsabilidade que todos temos que assumir, para continuarmos a trabalhar num percurso de melhor qualidade".
 

Certificado. A certificação EN ISO 9001:2000 concedida ao Sistema de Gestão da Qualidade do IPP abrange os processos relacionados com a formação, a investigação e o desenvolvimento científico e tecnológico, em todas as unidades orgânicas do IPP, conforme explicou o administrador Joaquim Morato. Destes destacam-se os processos relacionados com a oferta formativa e actividade curricular de todos os cursos conferentes de grau; Serviços prestados à comunidade (laboratórios da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior Agrária); Apoio à gestão de projectos; e Serviços de suporte de alojamento e refeições disponibilizados pela acção social.

Aquele responsável sublinhou ainda o empenho de todos os envolvidos na implementação deste sistema. "Abraçámos este projecto de forma integrada, envolvendo todas as unidades orgânicas", justificou.

Nuno Oliveira lembrou que "este processo começou em 2006. Com a persistência de Miguel Monteiro, da Índice Consultores, conseguimos desenvolver este projecto, com a colaboração dos funcionários. Os funcionários do IPP merecem um agradecimento especial".

 

 

 

ENTIDADE CERTIFICADA

Vales de investigação em Tomar

O Instituto Politécnico de Tomar acaba de ser aprovado como Entidade Qualificada para receber Vales de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e Vales Inovação. Os Vales I&DT e Vale Inovação são sistemas de incentivo atribuídos a pequenas e médias empresas para aquisição de equipamento de desenvolvimento tecnológico ou de serviços de consultadoria e de apoio à inovação. Os vales podem ainda ser concedidos a entidades do Sistema Científico e Tecnológico (SCT) qualificadas para o efeito, através da atribuição de um crédito junto destes Organismos.

Este instrumento inovador assume como principal alvo as empresas, especialmente as de menores dimensões, com reduzidas capacidades de produção própria de novos conhecimentos, cuja cooperação e envolvimento com as entidades do SCT é inexistente ou incipiente. Pretende-se, de forma simplificada, proporcionar a essas empresas um mecanismo que lhes permita adquirir a entidades do SCT serviços de I&DT para resposta a questões e necessidades pragmáticas da empresa, no sentido da sua melhoria competitiva.

O projecto que origina o vale tem que ter uma duração máxima de execução de um ano e corresponder a uma despesa elegível mínima de cinco mil euros e máxima de 25 mil euros. O incentivo assume a natureza de Incentivo Não Reembolsável, com uma taxa máxima de incentivo de 75 por cento. As candidaturas para as empresas estão abertas desde 2/05/2008 até 16/06/2008.

 

 

 

TROVOADA NÃO ASSUSTOU

Caminhada à chuva

A chuva e o vento não impediram que cerca de 40 pessoas participassem na "I Caminhada do IPCB", realizada a 19 de Maio, com início junto às novas instalações da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), no Campus da Talagueira, e final no Campus da Srª de Mércoles, onde estão situadas a Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) e a Escola Superior Agrária (ESA).

Nos cerca de 13 quilómetros, os caminheiros passaram pela Escola Superior de Tecnologia (EST), Serviços Centrais e da Presidência e Escola Superior de Educação (ESE). Fora do perímetro urbano, chegaram ao Monte de S. Martinho, pelo lado sudoeste, debaixo de uma trovoada que não os demoveu de percorrer os restantes quilómetros, pela Ermida de Nossa Senhora de Mércoles e Santa Ana.

Após três horas a caminhar, os participantes no primeiro passeio pedestre do IPCB chegaram às instalações da Escola Superior Agrária onde tinham à sua espera profissionais de saúde da ESALD que lhes mediram a tensão arterial e níveis de glicemia. Já durante o almoço ficou no ar o pedido para que dentro em breve se realize a segunda edição.

 

 

 

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA E VIGILANTES

Congresso Ibérico em Idanha

Natureza sem Fronteiras foi o tema do I Congresso Ibérico de Vigilantes da Natureza, Agentes Forestales e Medioambientales, que decorreu de 1 a 4 de Maio, em Idanha-a-Nova, tendo contado com 130 profissionais da vigilância e fiscalização da Natureza dos dois países.

Neste evento realizado no centro Cultural Raiano de Idanha-a-Nova, foi debatida a implementação das Convenções Internacionais e Directivas Comunitárias, nomeadamente questões relacionadas com conservação de fauna e flora. Nos Projectos de Conservação da Natureza das Organizações Não Governamentais (ONG) foi realçado o importante contributo dos Vigilantes da Natureza na sua implementação.

O desempenho dos Vigilantes da Natureza e dos Agentes Forestales e Medioambientales na Conservação e Investigação da Cabra-Montesa Ibérica, do Lobo e do Lince, no espaço transfronteiriço mereceu grande destaque. Foi evidenciada a importância da colaboração transfronteiriça, tendo sido apresentado como exemplo a experiência do Tejo/Tajo Internacional e do Gerês/ Xurés.

O trabalho de monitorização e estudo de espécies ameaçadas, por parte dos Vigilantes da Natureza, foi exemplificado pelo estudo sobre a Gralha-de-bico-vermelho no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Foi analisado o trabalho dos Vigilantes da Natureza na implementação das medidas de conservação das espécies e biodiversidade no Arquipélago da Madeira.

Neste evento constatou-se a importância da existência de entidades intermunicipais, tal como a Naturtejo - Geo.Parque, que através do seu trabalho consegue envolver a população residente e os visitantes no mesmo objectivo, a preservação do património que a todos pertence.

 

 

 

CONCURSO LENA BUSINESS

Viseu com prémio nacional

Um grupo de alunos do Departamento de Gestão da Escola Superior de Tecnologia de Viseu ganhou o prémio "Melhor Complementaridade com o Grupo Lena" e foi um dos três finalistas do Concurso Lena Business.

A entrega dos prémios ocorreu na V Gala do Grupo Lena no Casino Estoril onde, entre outras personalidades, esteve presente sua Excelência o Senhor Ministro da Economia que no seu discurso se referiu à qualidade do ensino ministrado na Escola Superior de Tecnologia de Viseu que permitia o desenvolvimento do espírito empreendedor dos seus alunos.

O projecto apresentado por este grupo denomina-se: "Villa S. Pedro - Residência Assistida para Seniores". Os autores do trabalho são Luís Manuel Santos Júlio, Sérgio Albuquerque Rodrigues, Tiago Filipe Pereira e Maik Ivo Batista.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer / Firefox

©2002-2008 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt