Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XI    Nº123    Maio 2008

Escolas

ESCOLA DE DARQUE - VIANA DO CASTELO

TIC levam 1º ciclo à Europa

A Escola de Darque, no Distrito de Viana do Castelo, acaba de receber o "quality label etwinning", ou seja, o selo de qualidade nacional para o projecto "Happy Faces", no qual a escola está a trabalhar há um ano. Esta distinção vem ao encontro do trabalho desenvolvido naquela escola, com alunos do 1º Ciclo e na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.

No caso da Escola de Darque, os alunos do 1º Ano de Escolaridade estiveram envolvidos num projecto "H@ppyf@ces" de coordenação belgo-dinamarquesa (site http://happyfaces.gbsdewaterleest.be/francais.htm ), o qual envolvia a elaboração de trabalhos em computador e o intercâmbio desses trabalhos entre escolas de diferentes países, recorrendo à Internet. A Escola de Darque foi a única de Portugal que esteve envolvida no projecto.

Os alunos contactaram com a escrita e estiveram envolvidos na elaboração de desenhos e máscaras subordinadas ao tema. Neste projecto, participam 24 países europeus, de entre os quais 84 escolas, traduzindo a dignificante dimensão que este tipo de iniciativa pode tomar. De acordo com a professora que acompanhou os alunos nesta participação, Susana Melo, o feed-back dos alunos foi verdadeiramente bom, pois "adoraram poder descobrir e comparar o seu trabalho ao dos restantes colegas europeus”.

Preocupada em integrar as TIC na prática pedagógica, por estas possibilitarem a aquisição e o reforço de competências transversais ao currículo, a docente destaca ainda o papel das TIC "na construção de uma cidadania activa, de uma cidadania europeia e no reforço do respeito e interesse pela interculturalidade". Foi nesse sentido que apostou também no envolvimento dos alunos do 3º Ano num projecto etwinning, o qual consiste numa parceria entre escolas europeias na construção e desenvolvimento de um projecto educativo. No caso, a Escola de Darque estabeleceu uma parceria com uma escola francesa.

"Comecei de imediato com a construção de um site (ver link acima), reservado ao projecto intitulado "Eu, tu, ele, nós somos todos europeus!", tendo em conta que este é o ano europeu da Interculturalidade", refere a docente, segundo a qual o site disponibiliza informação em três línguas: Português, Francês e Inglês, estando a ser considerada a possibilidade de introduzir a língua alemã.

De acordo com Susana Melo, "o projecto tem sido bem recebido pelos alunos dos dois países, principalmente quando se trata de descobrir o material enviado pela escola parceira e de comparar: arquitectura, paisagens, geografia, hábitos, gostos, rotinas, características físicas, entre outros". A docente adianta ainda que espera "muito mais, já que o projecto se encontra numa fase inicial, no que diz respeito à participação de outras escolas", designadamente da Bélgica, Eslovénia e Itália.

 

 

 

CIDADE DE CASTELO BRANCO

Actividades para todos os gostos

O Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco assinalou o Dia da Europa a 9 de Maio. As comemorações iniciaram-se com o hastear das bandeiras de Portugal e da União Europeia, acompanhados pelos hinos (Nacional e da União Europeia), tocados e cantados por alunos dos 5º e 7º anos. Seguiram-se várias actividades, nomeadamente nos espaços lectivos em que se recordou que foi a 9 de Maio de 1950 que Robert Schuman apresentou a primeira proposta de criação de uma Europa Unida, o que levou a que este dia fosse instituído como Dia da Europa, a partir de 1985. A comemoração terminou com uma "Degustação de Produtos Europeus" nomeadamente de Portugal, Espanha, Grécia, França, Itália, entre outros.

História. Durante uma hora e trinta, os setecentos assistentes que encheram o Cine Teatro Avenida assistiram a uma verdadeira lição de história ministrada pelos alunos do Clube de Teatro, Grupo de Percussão e Classe de Ginástica do Agrupamento Cidade Castelo Branco. A Peça de Teatro "Vão todos pró maneta" da autoria do docente José Teodoro do Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco, encenada pelas docentes Carla Salgueiro e Lurdes Lopes, retratou com fidelidade e mestria o que foi o sofrimento e dor dos habitantes de Castelo Branco, mas também a revolta que levou de vencida os invasores franceses. "Ir pró maneta" é uma expressão utilizada comummente na linguagem corrente dos Portugueses mas poucos sabem o significado histórico dela.

 

 

 

HORTAS ESCOLARES

Fórum Montijo na frente

O Fórum Montijo apoiou a realização do concurso "Hortas Escolares", desenvolvido pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal do Montijo, através da Casa do Ambiente, e que envolveu 30 turmas das escolas da região, oferecendo aos vencedores uma visita ao Oceanário. Os trabalhos a concurso para o projecto "Hortas Escolares" estiveram expostos no piso zero do Fórum Montijo (Praça Redonda), entre os dias 28 de Abril e 4 de Maio, reunindo milhares de pessoas no Centro Comercial. As propostas de Hortas escolares foram desenvolvidas pelos alunos das escolas EB1/JI Ary dos Santos, EB1 Luís de Camões, EB2 Dom Pedro Varela, EB1 nº 4 do Montijo - Afonsoeiro, EB1 nº 2 de Sarilhos Grandes, JI de Sarilhos Grandes - Arce, JI do Afonsoeiro, Cercima, Escola Profissional de Montijo e UNISETI - Universidade Sénior do Montijo. A turma 4º J da Escola EB1 Luís de Camões foi a autora do trabalho que venceu este concurso.

 

 

 

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DA GUARDA

Linguagem em Congresso

A Escola Superior de Educação da Guarda realizou, no início de Abril, através do seu Departamento de Línguas e Cultura, o 3.º Congresso de Aquisição da Linguagem, centrado na língua materna, na língua estrangeira, nas suas didácticas, sobretudo no ensino básico. O Congresso iniciou-se com a apresentação de comunicações livres, por investigadores internos e externos à instituição. No período da tarde, é de realçar a participação da Comissária do Plano Nacional de Leitura, Isabel Alçada, que apresentou o "Plano Nacional de Leitura e o Desenvolvimento da Literacia". O referido plano, da responsabilidade do Ministério da Educação, tem como objectivo elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos parceiros europeus.

Seguidamente, decorreu uma sessão de divulgação/esclarecimento sobre um outro Programa Nacional, o do Ensino do Português, dirigido em especial aos professores desta área curricular. Trata-se de mais uma iniciativa do Ministério da Educação, que, no próximo ano lectivo, será acompanhado no distrito da Guarda, pela sua Escola Superior de Educação. É mais um programa que se junta aos de Formação Contínua em Matemática e Formação Contínua em Ciências Experimentais, para professores do 1.º CEB, bem como a de formação em Educação Especial, já a decorrer nesta instituição. Todos eles, saliente-se, são de iniciativa ministerial, envolvendo 230 docentes do distrito da Guarda.

A importância do congresso pode auferir-se quer pelo número e qualidade dos oradores, quer pelo número de participantes, todos conscientes da necessidade da sua actualização científico-pedagógica.


Visualização 800x600 - Internet Explorer / Firefox

©2002-2008 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt