Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XI    Nº124    Junho 2008

Politécnico

1º CICLO NO SUPERIOR

Crianças na Eseg

Aproximadamente duas centenas de crianças de escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, de vários concelhos do distrito da Guarda vão estar no dia 11 de Junho na Escola Superior de Educação da Guarda (ESEG), para disputarem as finais do “2º Encontro Play MathMove”.

Na sequência da colaboração que tem vindo a desenvolver com o Ministério da Educação na formação contínua em Matemática (P.F.C.M) de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, a ESEG irá realizar pelo segundo ano consecutivo o evento Play MathMove, sendo a ESEG pioneira a nível nacional em actividades deste âmbito.

Este encontro possui um vasto leque de objectivos, dos quais poderemos destacar: estimular o gosto pela Matemática, desenvolver o raciocínio e a memorização, proporcionar o relacionamento e o confronto de ideias, e também alertar a comunidade escolar para o Programa de Formação Contínua em Matemática.

Os destinatários são os alunos e docentes das Escolas do Ensino Básico do distrito da Guarda, cujos professores estejam inseridos no Programa de Formação Contínua de Matemática (P.F.C.M) ministrado pela ESEG.

 

 

 

INFORMÁTICA

Jornadas na Guarda

No Instituto Politécnico da Guarda (IPG) realizaram-se nos dias 20 e 21 de Maio as Jornadas Guarda.pt e Informática 2008, numa organização conjunta do IPG, Departamento de Informática da ESTG, Núcleo de Engenharia Informática e Guarda Digital.

Esta iniciativa, que teve lugar no auditório dos Serviços Centrais do Politécnico da Guarda, integrou-se no ciclo iniciado com as actividades do curso de Engenharia Informática e Mestrado em Computação Móvel, leccionados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão/IPG.

Estabelecer o diálogo entre investigadores e profissionais da área da informática, estimular o desenvolvimento científico e tecnológico na região, dar a conhecer novos projectos no âmbito das tecnologias e permitir uma maior interacção entre ensino superior empresas tecnológicas foram os principais objectivos destas jornadas.

Web Services, Computação Móvel, Tecnologia e bem-estar: as duas faces e Guarda Digital foram os principais temas a desenvolver no decorrer deste evento.

 

 

 

Festival

Festival. O Centro de Treino e Animação Desportiva do Instituto Politécnico da Guarda vai promoveu no dia 21 de Junho o II Festival Aquático.

Esta iniciativa é destinada a todos os utentes da escola de natação do IPG. Incentivar o espírito competitivo, incrementar o respeito pelas regras de higiene e segurança, fomentar a participação activa dos alunos e pais bem como possibilitar a demonstração das habilidades aprendidas são alguns dos objectivos desta iniciativa.

O programa inicia-se pelas 14 horas, na Piscina do Instituto Politécnico da Guarda.

 

 

 

IPB ASSINA PROTOCOLO

Cooperação com Sines

O Instituto Politécnico de Beja e o Porto de Sines acabam de assinar um protocolo de cooperação que pretende fomentar a inovação tecnológica e o desenvolvimento de recursos humanos qualificados. Numa lógica de aproximação entre as culturas académica e empresarial e integrada numa dinâmica de desenvolvimento regional, este convénio prevê várias formas de cooperação, nomeadamente a troca de informações científicas, técnicas e económicas, promoção ou organização de acções de formação especializada, projectos de investigação e programas de estágio. Sublinhe-se ainda a cooperação na definição de orientações estratégicas de ambas as instituições.

As áreas da protecção civil, gestão e informática foram consideradas prioritárias em 2008. Existe, no entanto, a perspectiva de o protocolo com a APS poder vir a integrar estagiários de outras áreas. O Convénio assinado entre o Instituto Politécnico de Beja e a Administração do Porto de Sines (APS) assinala o início de uma cooperação.

 

 

 

COOPERAÇÃO

IPL assina protocolo com Angola

No sentido de promover o desenvolvimento da colaboração académica, científica e cultural, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) assinou, a 12 de Maio último, um protocolo de cooperação com a Universidade Óscar Ribas de Angola.

Para a assinatura deste protocolo, deslocou-se aos Serviços Centrais do IPL, uma comitiva da Universidade Óscar Ribas, dirigida pelo Reitor da Universidade, Alberto Maba Chocolate.

O protocolo tem como principal objectivo fomentar a cooperação entre as duas instituições, ao nível de actividades de investigação conjunta; intercâmbio de informação em temas de interesse; actividades no âmbito de formação, capacitação técnica e pedagógica; e actividades conjuntas no domínio do apoio tecnológico e material.

 

 

 

INVESTIGAÇÃO

QREN aprova projectos em Leiria

A candidatura de dois projectos de criação de Núcleos de Inovação e Desenvolvimento (I&D) em empresas - apoiada pela unidade de investigação "Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto" (CDRsp), do Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados (INDEA), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) - foi aprovada pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Os projectos "Fabrico Rápido - Projecto, Produção e Peça" (RMP3) e "Centro de Tecnologias Avançadas de Produção" (CETAP) foram os únicos, a sul do rio Mondego, a serem avaliados positivamente e financiados pelo Ministério da Economia.

Enquanto o RMP3 nasce com o início de actividade de uma nova empresa (a Indústria de Plásticos e Moldes, Unipessoal, Lda, [ANGG] da Marinha Grande), o projecto CETAP vem consolidar e sistematizar práticas de I&D já existentes na empresa Moliporex (Marinha Grande).

O programa de criação de Núcleos I&D promove a sistematização de procedimentos para um desenvolvimento assente na investigação e inovação, sendo que apoia, também, a criação de competências, principalmente ao nível da qualificação de recursos humanos, orientados para a implementação de práticas de Inovação e Investigação.

A criação de Núcleos I&D será acompanhada pela certificação das empresas envolvidas pela norma NP 4457/2007, que traça linhas orientadoras para a implementação de um sistema de gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

 

 

 

LEIRIA

IPL tem mais Novas Oportunidades

Com o objectivo de contribuir para a melhoria da qualificação da população da região, o Centro Novas Oportunidades (CNO) do Instituto Politécnico de Leiria, acreditado a 18 de Fevereiro de 2008, iniciou a sua actividade no dia 3 de Maio de 2008. Este centro integra uma rede nacional de Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC) regulamentados pela Direcção Geral de Formação Vocacional (DGFV) e tutelada pelo Ministério da Educação.

Este novo serviço que o IPL disponibiliza à população do distrito de Leiria tem como principal objectivo do CNO é valorizar os conhecimentos adquiridos por cada adulto ao longo da vida, mas que sobre os quais não possui certificado.

Trata-se de um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) em que cada adulto, com idade superior a 18 anos, pode solicitar a identificação, o reconhecimento, a validação e a certificação dos conhecimentos (escolares e/ou profissionais) que adquiriu durante a vida e em diferentes contextos (pessoal, social e profissional), no sentido de melhorar os níveis de certificação escolar ao nível básico (9.º ano de escolaridade), ao nível secundário (com equivalência ao 12.º ano de escolaridade) e de promover a educação e formação, numa perspectiva de Aprendizagem ao Longo da Vida.

A certificação obtida através do processo RVCC permite, entre outros aspectos, uma valorização pessoal, social e profissional; progredir na carreira; prosseguir os estudos/formação; e tornar-se mais competitivo no mercado de trabalho.

Esta oportunidade destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, sem a escolaridade básica de 4, 6 ou 9 anos que pretendam obter uma certificação escolar equivalente, para todos os efeitos legais, ao 1.º, 2.º ou 3.º Ciclo do Ensino Básico. Destina-se ainda a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que preencham uma das seguintes condições: Tenham frequentado o nível secundário de educação há mais de três anos sem o concluir; Disponham no mínimo de três anos de experiência profissional e que pretendam obter uma certificação escolar equivalente, para todos os efeitos legais, ao Ensino Secundário (12.º ano).

 

 

 

ENTIDADES QUALIFICADA

Tomar está certificado

O Instituto Politécnico de Tomar acaba de ser aprovado como Entidade Qualificada para receber Vales de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e Vales Inovação. Os Vales I&DT e Vale Inovação são sistemas de incentivo atribuídos a pequenas e médias empresas para aquisição de equipamento de desenvolvimento tecnológico ou de serviços de consultadoria e de apoio à inovação.Os vales podem ainda ser concedidos a entidades do Sistema Científico e Tecnológico (SCT) qualificadas para o efeito, através da atribuição de um crédito junto destes Organismos.

Este instrumento inovador assume como principal alvo as empresas, especialmente as de menores dimensões, com reduzidas capacidades de produção própria de novos conhecimentos, cuja cooperação e envolvimento com as entidades do SCT é inexistente ou incipiente. Pretende-se, de forma simplificada, proporcionar a essas empresas um mecanismo que lhes permita adquirir a entidades do SCT serviços de I&DT para resposta a questões e necessidades pragmáticas da empresa, no sentido da sua melhoria competitiva.

O projecto que origina o vale tem que ter uma duração máxima de execução de um ano e corresponder a uma despesa elegível mínima de cinco mil euros e máxima de 25 mil euros. O incentivo assume a natureza de Incentivo Não Reembolsável, com uma taxa máxima de incentivo de 75 por cento. As candidaturas para as empresas estão abertas desde 2/05/2008 até 16/06/2008.


Visualização 800x600 - Internet Explorer / Firefox

©2002-2008 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt