Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XI    Nº120    Fevereiro 2008

Politécnico

NATURTEJO E ESGIN FAZEM PARCERIA

Marketing turístico em especialização

Numa parceria com a Naturtejo, a empresa intermunicipal responsável pela criação do primeiro Geoparque português, a Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESG) realiza, de Março de 2008 a Janeiro de 2009, um curso de especialização em Marketing Turístico. Desta forma, aquela que é considerada uma escola referência na área da gestão em Portugal, pretende não só formar recursos humanos ligados aos serviços de apoio à actividade turística (alojamento e restauração) como agir na promoção do turismo e valorizar o património natural e cultural, revitalizando e animando espaços urbanos e rurais e qualificando o património.

Por outro lado, com este curso a ESG vem dar resposta ao mercado, formando técnicos especializados na área do Marketing Turístico capazes de desenvolver estratégias que envolvam funções de estudos de mercado, elaboração de projectos, construção de produtos turísticos, criação de programas de lazer e gestão de infra-estruturas turísticas, elaboração de campanhas de marketing de destinos e criação de empresas relacionadas com este segmento de mercado.

A parceria com a Naturtejo e com o Geoparque da Meseta Meridional vai assim valorizar os produtos endógenos, já que a formação abrange as vertentes da organização da produção, na certificação e qualidade dos produtos, na sua comercialização e distribuição, bem como na I&D, em articulação com os sistemas produtivos territoriais. Áreas que a Naturtejo considera fundamentais para a promoção de um turismo de qualidade no seu território.

De acordo com a direcção da ESG, “a Especialização em Marketing Turístico da ESG destina-se a licenciados em qualquer área e a profissionais de instituições públicas ou privadas que trabalhem na área da Gestão, Turismo, Cultura e Marketing”.
As saídas profissionais para quem concluir a especialização são os órgãos locais e regionais de turismo, em particular das Autarquias, Regiões de Turismo, Juntas de Turismo, Regiões Produto, e outras organizações turísticas de carácter regional, públicas e privadas.

O corpo docente é constituído por professores da Escola Superior de Gestão do IPCB, por professores convidados de reconhecido mérito, pertencentes a outras instituições de ensino, e por especialistas na área. A colaboração da Naturtejo na implementação do Curso de Especialização em Marketing Turístico reveste-se de grande importância dado que os formandos poderão usufruir de alguns programas propostos por aquela entidade, nomeadamente os percursos pedestres e outras actividades turísticas que desenvolve. De referir que as aulas teóricas realizar-se-ão nas instalações da Escola Superior de Educação do IPCB, em Castelo Branco.

 

 

 

NOVA EQUIPA TOMA POSSE

Facab aposta em imagem positiva

 “Criar uma imagem mais positiva e integradora da Federação Académica do Instituto Politécnico de Castelo Branco (FACAB), debater, pensar e reflectir os problemas dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)”, fazem parte dos objectivos principais da nova presidente do Conselho Federativo da FACAB, Tânia Patacas, que tomou posse na quinta-feira passada, dia 31 de Janeiro, nos auditório dos Serviços Centrais do IPCB.

A nova presidente aproveitou a presença de inúmeros responsáveis do Politécnico, professores, alunos e dirigentes estudantis para apresentar as ideias fortes do mandato que irá cumprir. Entre os objectivos propostos, está ainda “manter a relação de inter-ajuda entre as associações de estudantes e a federação”. A nova responsável pela FACAB é aluna da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN), onde frequenta o 3º ano da licenciatura de Gestão de Recursos Humanos.

“E estamos em altura de grandes mudanças e decisões importantes para todos. É necessário debater, pensar e reflectir os problemas dos alunos deste Instituto”, salientou Tânia Patacas, durante a tomada de posse. A dirigente estudantil criticou ainda o processo de Bolonha “que tantas duvidas e questões faz levantar”, o regime jurídico das instituições de ensino superior e salientou que o Provedor do “Estudante “é uma das grandes preocupações que juntamente com a assembleia estatutária pretendemos desenvolver”.

Os cortes orçamentais que ocorreram no último Orçamento de Estado, no que se refere ao IPCB e no âmbito da Acção Social, suscitam também a sua preocupação e serão motivo da “melhor atenção” por parte da federação. E aproveitou para agradecer ao Tiago Vaz, a Ricardo Farinha e Ana Pereira, por terem aceite fazer parte da sua equipa. “Prometo trabalhar e contar com a ajuda do IPCB, SAS, IPJ e claro com as Associações de Estudantes que serão todos e tentarei não falhar. Mas se o fizer alguém também disse: errar é humano!”.

 

 

 

II ENCONTRO DE ESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM LEIRIA

Expectativas superadas

O auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão foi pequeno para receber todos os interessados em assistir ao II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa – a Escrita e a Cidadania, com a organização do Instituto Politécnico de Leiria (IPL).

À mesa estiverem presentes 20 personalidades da Cultura Portuguesa e Lusófona, que proporcionaram interessantes momentos de discussão sobre o estado da literatura em língua portuguesa nos vários países lusófonos, em frente a uma plateia de cerca de 300 inscritos.

“Há sempre alguém que diz não” - Trova do vento que passa – foi o poema de Manuel Alegre, na sua voz inconfundível, que abriu o evento, seguido da homenagem do Politécnico de Leiria ao poeta, a cargo de Cristina Nobre, sob o tema “O português errante”. Manuel Alegre recebeu a distinção “com comoção e embaraço” agradecendo o facto de “as pessoas associarem o meu nome à poesia”. “A poesia”, acentuou, “ é um exercício espiritual e um método de libertação interior. Nesse sentido será sempre um acto de resistência contra as múltiplas formas da degradação da vida. É preciso acreditar de novo na força mágica da palavra poética porque só ela, pelo seu poder alquímico, é capaz de mudar a vida. As palavras inspiram e podem mudar a realidade”.

Luciano de Almeida, presidente do Politécnico, qualificou Manuel Alegre de “vulto incontornável” da cultura, cidadania e identidade portuguesas, uma vez que manteve sempre a luta pela liberdade, dando um “testemunho permanente de que a liberdade se constrói em cada momento e cada gesto, resistindo a cada momento, sempre que ela possa estar em risco”.

À homenagem acrescentou-se a apresentação pública, pelo Vice-Presidente do Instituto, João Paulo Marques, do Prémio de Poesia Manuel Alegre, promovido também pelo Politécnico de Leiria, no valor de 7 500 euros, que se pretende atribuir de dois em dois anos, para incentivar a descoberta e revelação de novos autores. A propósito deste prémio, Manuel Alegre lançou o repto da criação aos jovens escritores, não sem antes deixar um aviso: “Não tenham ilusões. A poesia é uma festa, mas também uma grande carga de trabalhos. Oxalá este prémio nos revele alguém que não tenha medo dos trabalhos da poesia, alguém que mereça a poesia”.

O secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, presente na Sessão de Abertura, realçou o merecimento desta distinção, considerando que “é muito oportuno que um prémio que estimule novos poetas tenha o nome de Manuel Alegre. As palavras gastas pelo quotidiano têm o seu sentido aprisionado e só o poeta pode libertá-las. Este foi o poeta que libertou a língua do seu quotidiano”.

 

 

 

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO

Beja combate incêndio

A coordenação do curso de Pós Graduação - Técnico Superior em Higiene e Segurança no Trabalho realizou, com a colaboração do Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional da Protecção Civil de Beja, do Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional da Protecção Civil de Évora e do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, um exercício de Combate a incêndios.

O exercício teve lugar no campo de treinos de Viana do Alentejo e integrou diferentes acções como o manuseamento dos diversos tipos de extintores a utilizar, combate a diversos tipos de obstáculo em combustão, e utilização de diversos agentes extintores.

Todos os alunos do curso participaram de forma activa, tendo o exercício servido para enriquecer os conteúdos teóricos adquiridos nestas matérias.

 

 

 

7º CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA

Saúde e bem estar

O Gabinete de Apoio Psico-Pedagógico (GAPP) dos SAS do Politécnico de Beja esteve presente, nos passados dias 31 de Janeiro, 1 e 2 de Fevereiro, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, o 7.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. A iniciativa, organizada de dois em dois anos pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS), teve como tema “Intervenção em Psicologia e Saúde”.

Sónia Carvalho, psicóloga clínica deste gabinete, apresentou a comunicação “Saúde e Bem-Estar na Transição para o Ensino Superior: Influência dos Estilos de Vida nos Processos de Adaptação”, baseada na sua tese de mestrado em Psicologia (especialização em Psicologia da Saúde).

Os resultados apresentados, obtidos através da participação de alunos de 1.º ano do IPB e da Universidade do Algarve, numa investigação realizada no ano lectivo 2006/2007, revelam que os estilos de vida assumem um papel primordial na promoção de um processo de adaptação académica de qualidade, mediado pela influência positiva da felicidade subjectiva (satisfação com a vida) e negativa dos indicadores de psicopatologia.

Estes dados são concordantes com outras investigações e legitimam e fortalecem o trabalho que tem sido desenvolvido pelos Gabinetes de Apoio Psicológico no Ensino Superior, que disponibilizam serviços de consulta psicológica mas que também desenvolvem programas de promoção e educação para a saúde enquanto processos de capacitação, participação e responsabilização dos indivíduos com vista a potenciar a sua percepção individual de competência, felicidade pessoal e valor próprio.

Muitos outros resultados de investigações científicas sobre as particularidades e necessidades dos alunos que frequentam o Ensino Superior foram apresentados. Para os psicólogos envolvidos nestes serviços, foi consensual o evidente imperativo em não só criar novos centros de consulta psicológica no Ensino Superior, como principalmente dotar os já existentes de recursos permanentes, garantindo, desta forma, uma melhor qualidade dos serviços prestados à comunidade académica.

 

 

 

INOV-JOVEM EM BEJA

Net.com dá emprego

O projecto net.com – Redes Empresariais na Comunidade, no âmbito da medida 2 do programa Inov – Jovem, terminou com uma taxa de empregabilidade superior ao inicialmente esperado.

Em candidatura, o Centro de Estudos e Desenvolvimento do IPB – Vasco da Gama considerou que o objectivo de empregabilidade seria plenamente realizado se 56% dos formandos conseguissem ficar efectivamente integrados em empresas/instituições. No entanto, no fim do projecto a taxa de empregabilidade atingiu os 75%.

Dos 33 jovens em situação de emprego, 40% foram empregues por empresas receptoras dos estágios, enquanto os restantes 60% foram integrados por outras empresas/instituições. Destes estagiários, 56% adquiriu a sua formação no Instituto Politécnico de Beja, sendo que os restantes 44% frequentaram outros estabelecimentos de ensino.

As áreas de formação dos jovens integrados nas empresas/instituições empregadoras são: Gestão de Empresas, Marketing, Estratégia e Gestão Turística, Gestão Hoteleira, Contabilidade e Auditoria, Engenharia Informática, Informática de Gestão, Engenharia Alimentar, Engenharia do Ambiente, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Educação Física.

 

 

 

BIOLOGIA FORENSE

Museu Botânico faz conferência

Alexandra Ludovico Marques, Doutorada em Biofísica e Especialista Superior do Laboratório de Polícia Científica (Lisboa), proferiu, no passado dia 16, uma conferência intitulada Biologia Forense, no auditório da Escola Superior Agrária de Beja.

Durante esta conferência, organizada pelo Museu Botânico da Escola Superior Agrária, foram apresentadas algumas técnicas utilizadas pela Polícia Científica Portuguesa nas suas investigações.

Na assistência encontravam-se inúmeros alunos e professores da comunidade escolar e outros interessados da comunidade local que inquiriam a conferencista sobre temas relativos a metodologias utilizadas em investigação biológica na polícia portuguesa e também quanto à possibilidade de se prosseguirem carreiras na área da investigação policial.

O Laboratório de Polícia Científica efectua perícias de apoio às investigações nas áreas da Biologia; Toxicologia; Físico-química; Balística; Documentos copia e Criminalística.

 

 

 

NA EAB

Gestão para Executivos em Viseu

A Escola de Estudos Avançados das Beiras (EAB), de Viseu, iniciou, no passado dia 6 de Fevereiro, o seu primeiro curso, de Gestão para Executivos, com 35 alunos, oriundos sobretudo de empresas da região. A EAB nasceu de uma parceria entre a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), a Universidade Católica Portuguesa (UCP) e o Instituto Superior Politécnico de Viseu e pretende ir ao encontro das necessidades formativas das empresas.

O presidente da AIRV, João Cotta, disse à Agência Lusa que, para este primeiro curso, eram esperadas 20 pessoas, atendendo a que é o primeiro a ser ministrado pela escola e que a sua divulgação foi feita "um pouco em cima da hora".

"Mas atingimos as 35 e tivemos que fechar as inscrições", congratulou-se João Cotta, acrescentando que a escola já está a receber inscrições para a próxima edição do curso de Gestão para Executivos.

Na sua opinião, esta boa receptividade "demonstra que se forem as empresas a dizerem aquilo de que precisam" os alunos para os cursos aparecem. "Queremos dar uma oferta formativa de acordo com o que o mercado precisa", frisou, contando que a escolha dos cursos a ministrar resultou de um inquérito feito às empresas aquando da concepção e preparação do projecto da EAB, que durou mais de um ano.

O responsável sublinhou que o grande objectivo da escola é "fazer um fato à medida das necessidades formativas de uma região ou mesmo de uma empresa". O curso que decorrerá até Dezembro, em regime pós-laboral, pretende desenvolver competências ao nível dos processos de gestão, da liderança, motivação e gestão de equipas e promover uma visão estratégica dos negócios.

Destina-se sobretudo a empresários, dirigentes e quadros superiores, com ou sem experiência em gestão. Além das aulas, estão previstos seminários sobre a competitividade e o futuro da economia portuguesa, o papel das políticas de concorrência, de regulação e industrial na definição de um espaço de oportunidades empresariais, e um "jogo de gestão" que permitirá ver a capacidade de reacção aos problemas do dia a dia do gestor empresarial.

O curso é dirigido por José Luís Alvim e Álvaro Nascimento, ambos da UCP. A EAB está já a preparar outros cursos para este ano, nomeadamente o de Energias Solar e Eólica e outros na área das biotecnologias, o primeiro dos quais sobre enologia e inovação vitivinícola.

Segundo o presidente da AIRV, o curso de energias renováveis, que deverá arrancar em Março, está a registar sucesso idêntico ao de Gestão para Executivos.

Lusa

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer / Firefox

©2002-2008 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt