Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XI    Nº126    Agosto 2008

Curtas & Directas

Covilhã. A Universidade da Beira Interior é uma das instituições aderentes ao programa Smart Energy, uma iniciativa do Conselho Empresarial do Centro (CEC), que tem por objectivo a criação de uma plataforma de promoção de desenvolvimento sustentável na vertente da política energética e do plano de combate às alterações climáticas formulados pela Comissão Europeia. De entre os vários objectivos desta iniciativa que vai envolver diversas instituições, destaque para a melhoria, em 20 por cento, da eficiência energética e para um aumento, na mesma proporção, no que respeita à penetração das energias renováveis.
 

Covilhã. O jornal on-line da Universidade da Beira Interior, Urbi, publica na sua mais recente edição uma webreportagem sobre as mais significativas colectividades da Covilhã. Uma das principais marcas da cidade da Covilhã é o seu associativismo. Depois do tema ter sido objecto de reportagens na imprensa tradicional, chegou a hora do Urbi abordar também o assunto, mas de uma forma diferente, através da publização de uma webreportage, um género próprio do webjornalismo que, neste caso, utiliza texto, vídeo e áudio.
 

Covilhã. Osvaldo Castro, aluno do Mestrado em Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior, ganhou o prémio máximo relativo à melhor comunicação científica apresentada no âmbito da conferência Júnior Euromat 2008, realizada entre 14 e 18 de Julho em Lausanne, Suíça.
 

Covilhã. “A estrutura frásica no conto A Fonte de Vergílio Ferreira” é o título da dissertação de mestrado em Língua, Cultura Portuguesa e Didáctica, apresentada na Sala dos Conselhos (Polo I) da UBI, por Anabela Alexandra Gaspar Silvestre.

A dissertação pretendeu sobretudo apreender as particularidades linguístico-estilísticas da linguagem do conto “A Fonte”. “Destaco a utilização de expressões idiomáticas ou fraseológicas que demonstram a estreita relação que liga o autor do corpus à língua falada. O seu discurso flui com naturalidade ao ritmo do pensamento e das emoções”, explica a autora.

Vergílio Ferreira aborda, ao longo do seu conto, alguns temas da existência humana, “projectando-os no mundo real ao construir uma situação de conflito de interesses. Deste modo, através de uma pequena narrativa, o escritor enobrece a língua e a cultura portuguesas”, destaca Anabela Silvestre.
 

Algarve. Carlos Vieira, docente da Universidade do Algarve, foi o orador principal de um painel de figuras de renome internacional que, no âmbito da 2.ª Sessão Plenária da Peruvian American National Roundtable (PANR), que decorreu em Washington, a 23 e 24 de Julho. Na reunião foi abordado o futuro económico do Peru na perspectiva do Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos da América. Carlos Vieira apresentou uma visão sobre o potencial do Algarve como região, no sentido de interessar potenciais investidores norte-americanos.
 

Algarve. Dos 349 candidatos que se apresentaram na prova de ingresso no Ensino Superior no âmbito do concurso especial para Maiores de 23 Anos, na Universidade do Algarve, 204 receberam aprovação, podendo apresentar a sua candidatura ao Ensino Superior. A Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) foi a unidade orgânica da UAlg que recebeu mais candidaturas, num total de 104, sendo os cursos mais pretendidos Gestão, Assessoria de Administração e Turismo.
 

Coimbra. Especialistas académicos e gestores universitários de todo o mundo vão estar entre os dias 3 a 5 de Setembro na Universidade de Coimbra, para contribuir para a discussão em torno das estruturas e modos de governação que o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) veio abrir às universidades e politécnicos portugueses. O Congresso Modelos de Gestão e Governação do Ensino Superior, organizado pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra através do Coimbra Centre for Innovative Management, tem já inscrições abertas
 

Coimbra. Formar especialistas com uma “mistura rara” de competências é a finalidade do único Mestrado Europeu em Património Europeu, Multimédia e Sociedade de Informação, liderado pela Universidade de Coimbra, através das Faculdades de Letras (FLUC) e Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Criado com apoio financeiro da União Europeia, este Mestrado inovador será realizado em parceria com as Universidades de Colónia (Alemanha), Turku (Finlândia) e Lecce (Itália). “O aluno terá acesso ao que há de melhor nestas áreas de investigação”, afirma o Coordenador Europeu do Mestrado, Joaquim Ramos de Carvalho.
 

Lisboa. A Universidade Aberta acaba de assinar protocolos de cooperação com as câmaras municipais de Abrantes, Coruche, Grândola, Mêda, Pêso da Régua, Ponte de Lima, Ribeira Grande (Açores), Sabugal e Silves, com vista à formalização de parcerias que vão permitir criar Centros Locais de Aprendizagem (CLA) da Aberta nestes concelhos, com inauguração prevista para Setembro de 2008. “Estes Centros e o da Praia da Vitória, cujo protocolo foi celebrado em Abril passado, vêm dar corpo a uma importante medida do plano estratégico da Universidade Aberta para o período 2006-2010: a Aprendizagem ao Longo da Vida”, sublinha o Reitor, Carlos Reis.
 

Lisboa. A Reitoria da Universidade de Lisboa foi o palco escolhido para a assinatura de um documento, pelos três Reitores das Universidade públicas de Lisboa, no qual estabelecem uma colaboração institucional cada vez mais estreita entre estas universidades, visando dotá-las de maior massa crítica e potenciar a excelência. O entendimento é partilhado pelo Governo português e pela Câmara Municipal de Lisboa que gostariam de ver Lisboa como Cidade Erasmus, com as suas universidades públicas a competirem no espaço europeu e internacional do Ensino Superior. O entendimento passa por parcerias ao nível da investigação, pós-graduações e acção social, entre outros.
 

Aveiro. A equipa Engenius-UA Formula Student, formada em 2006 por um grupo de alunos da Universidade de Aveiro, participou pelo segundo ano consecutivo na competição Formula Student (www.sae.org/students/formula.htm) e obteve o primeiro lugar do pódio da Class 2 - «Veículos em fase de construção incompleta». Depois de um 9º Lugar na Class 3, em 2007, a equipa de Aveiro venceu o desafio para 2008, na Class 2, tendo alcançado 279,5 pontos em 300 possíveis, com uma diferença de 70 do 2º classificado. A equipa arrecadou ainda o troféu de Design Winner Class 2. Para 2009, o desafio é a Class 1 (carro totalmente construído), a prova rainha, que apresenta um conjunto de provas dinâmicas, entre as quais aceleração, sprint, endurance e outras apresentações técnicas.
 

Aveiro. A equipa de futebol robótico da Universidade de Aveiro, Cooperative Autonomous Mobile roBots with Advanced Distributed Architecture (CAMBADA) sagrou-se, pela primeira vez, campeã do mundo na classe Middle Size League (MSL) do Robocup 2008, uma das mais importantes e prestigiadas competições de robótica móvel a nível mundial. O concurso, que decorreu de 14 a 20 de Julho, em Suzhou, China, contou com a presença, na liga MSL, de treze equipas provenientes dos cinco continentes. A CAMBADA surgiu em 2003, por iniciativa de um grupo de docentes e investigadores do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA). Este ano, a equipa campeã do mundo alcançou também o segundo título de campeã nacional, no Festival Nacional de Robótica, realizado em Aveiro, em Abril.
 

ESART. A direcção da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (na foto o director Fernando Raposo) mostra-se satisfeita com os êxitos obtidos no mundo da moda. André Amorim, Cristiana Rovisco, Fábia Lopes, Ricardo Teixeira e Selma Pereira, todos alunos da escola, acabam de ser seleccionados para a segunda fase do Arts of Fashion 2008 – Fashion Students Competition. Uma competição internacional de moda promovida nos Estados Unidos da América (EUA) pela The Arts of Fashion Foundation. Os jovens estudantes fazem parte do reduzido número de 60 finalistas apurados na categoria de moda e dos oito na de acessórios, entre os meio milhar de candidatos admitidos a concurso. A Esart é também a única escola portuguesa presente num em que participaram mais de 80 instituições representativas dos Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Filipinas, França, Grécia, Índia, Israel, Itália, Japão, Peru, Polónia, Portugal, República Checa e Roménia.
 

ESACB. As novas tecnologias chegaram aos rebanhos. A Escola Superior Agrária de Castelo Branco acolhe um projecto-piloto de gestão de ovinos que promete revolucionar a actividade. Até agora para separar de um rebanho os animais para vacinação era necessário verificar um a um através dos brincos, algo que para além de moroso era também dispendioso. Com o novo sistema, os animais são introduzidos numa manga, com portas automáticas, que os separa consoante as suas características e em apenas alguns minutos. O segredo está num chip que é introduzido no animal e que fica alojado no estômago deste até ao fim da vida. Esse chip funciona como uma espécie de bilhete de identidade, alojando diversas informações sobre o animal. Os promotores chamam-lhe “pecuária de precisão”. O PECPlus está a ser desenvolvido pela Fertiprado, uma empresa de sementes para forragens que escolheu a Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESA) para instalar uma das sete explorações piloto.
 

ESTCB. O Instituto Politécnico de Castelo Branco recebeu, nos dia 26 e 27 de Junho, os parceiros espanhóis e franceses no Projecto Comunitário E-RUS. Um programa que visa aproximar os cidadãos do meio rural do sudoeste da Europa às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). De acordo com uma nota de imprensa do IPCB, “as reuniões de trabalho serviram para fazer o balanço das actividades do projecto iniciado em Fevereiro de 2007 e discutir as diferentes propostas de participação em projectos futuros”. O Instituto Politécnico envolveu no projecto as Escolas Superior de Educação e de Tecnologia, as quais estão a desenvolver cursos no formato de e-learning com a respectiva tradução para as línguas espanhola, francesa e inglesa. De resto, os módulos de formação em formato e-learning foram concebidos e implementados pela EST através do envolvimento de docentes e de alunos finalistas ficando a cargo da ESE, através do Centro de Línguas & Culturas (CL&C), a tradução desses materiais.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer / Firefox

©2002-2008 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt