Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XI    Nº122    Abril 2008

Universidade

UBI ASSOCIADA AO PROJECTO

Covilhã fabrica aviões

Os terrenos do actual Aeródromo da Covilhã vão receber uma fábrica de aviões de pequena dimensão que irá trabalhar em parceria com a UBI no desenvolvimento e fabrico de aeronaves. O projecto surge depois de diversas negociações entre a Universidade da Beira Interior, a Câmara Municipal da Covilhã e a Aleia, uma empresa de capitais franceses que vai instalar a fábrica.

Depois de várias opções, Jean Quiquem-poix, presidente da Aleia, esclareceu que a Covilhã foi escolhida depois de uma visita que fez à UBI e onde ficou surpreendido “pela positiva, sobretudo, no que respeita ao profissionalismo e à seriedade com que trabalham e abordam estas questões com um espírito empreendedor e inovador que são assinaláveis a todos os níveis”.

A existência de recursos humanos na instituição de ensino superior foi outro dos factores fundamentais para que este empreendimento acabasse por ser instalado na Covilhã, em detrimento de outras localidades portuguesas. Para além do curso de Aeronáutica da UBI, o único no País ministrado por uma universidade pública, revelou-se também fundamental “a abertura e colaboração de todas as entidades e os seus esforços feitos desde a primeira hora, para que este projecto acabasse por vir para a Covilhã”.

As obras de construção da nova fábrica vão arrancar dentro em breve e Jean Quiquempoix espera que no próximo ano as primeiras aeronaves construídas na Covilhã estejam a voar. Para além destes aparelhos, o responsável pela Aleia espera também fabricar aqui peças para a aeronáutica e sobretudo “desenvolver novos modelos, quer de aeronaves, quer de motores, em parceria com a UBI”. Esta segunda fase do investimento tem como objectivo “desenvolver, produzir e fabricar uma nova aeronave que terá o seu voo experimental em 2010 e deve estar certificada e pronta a sair para o mercado em 2012/2013”, acrescenta o presidente da Aleia.

Este novo investimento deverá criar cerca de uma centena de postos de trabalho qualificados e abrange diversas áreas da Engenharia. Manuel José Santos Silva, reitor da UBI, lembra que este “foi um longo processo de negociação que acabou por vir para a Covilhã, sobretudo pelos recursos humanos formados na UBI”. O responsável máximo da instituição de ensino superior é o primeiro a deixar claro que “este investimento não vai criar apenas emprego para a aeronáutica. Existe todo um vasto espectro de áreas que são essenciais a actividades desta natureza, sobretudo na área da Engenharia”. Santos Silva lembra que este tipo de empresas “empregam licenciados desde a Mecânica, passando pela Electrónica e Electromecânica e também, como não poderia deixar de ser, de Aeronáutica”.

Eduardo Alves
(Urbi@Orbi)

 

 

 

UBI em aniversário

A Universidade da Beira Interior assinala 22 anos no próximo dia 30 de Abril, com uma cerimónia a realizar no Grande Auditório da Faculdade da Saúde, antecedida pela inauguração dos Serviços Centrais da Reitoria, pelas 14 horas, junto ao Convento de Santo António.

Na sessão solene, em que estará um membro do Governo, terão lugar intervenções do Reitor e do presidente da Associação Académica, seguindo-se a imposição de insígnias doutorais, a entrega de medalhas a docentes e funcionários, bem como a entrega de prémios escolares e bolsas de mérito. Serão ainda assinados protocolos.

Aos 22 anos de existência da UBI como universidade somam-se ainda os cinco de instituto politécnico e sete de instituto universitário, perfazendo 34 anos de ensino superior na Beira Interior.


Eduardo Alves (Urbi@Orbi)

 

 

 

RASTREIO PRÉ-NATAL

UBI cria vestuário inovador

Um grupo de investigadores da Universidade da Beira Interior está a desenvolver Vestuário Inteligente com Aplicação na Saúde e no Desporto, designado por Smart-Clothing. O novo vestuário destina-se a ser utilizado no Rastreio Fetal em grávidas (Obstetrícia) e na Reabilitação Músculo-esquelética e a Análise Biomecânica do Movimento (Actividade Desportiva).

O projecto Smart-Clothing resulta de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior, o Centro Hospitalar da Cova da Beira e da Integration Associates, Inc., “que pretende dinamizar a economia regional nas áreas do conhecimento e da inovação tecnológica, utilizando materiais para vestuário inteligente e sistemas de comunicação avançados embebidos” como salienta Sérgio Lebres, professor da UBI e coordenador do projecto.

Tendo como objectivo específico abranger nichos de mercado dirigidos para as áreas da saúde e do desporto, o projecto ambiciona a criação de conhecimento e a sua transferência para as empresas relativamente às características, propriedades e tecnologias de transformação de materiais têxteis inovadores, com elevado potencial de competitividade, associados a redes de sensores sem fios hierárquicas.

Na região Centro, a tele-medicina é uma das áreas chave de investigação e de desenvolvimento, será essencial para a fixação de empresas de base tecnológica que possibilitarão a fixação de quadros superiores, incluindo investigadores doutorados.

A existência de unidades de investigação e desenvolvimento, tanto na área da saúde como também nas áreas de microelectrónica, de instrumentação, de materiais, nomeadamente têxteis, de redes de comunicação e computadores, e as sinergias entre estas unidades de excelência, contribuirão para a fixação de nichos de empresas na área da saúde que, num futuro próximo, necessitarão de ter um conjunto de outros parceiros com quem possam estabelecer uma colaboração intensa.
 

 

 

DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA DA U. ÉVORA

Mundo em mudança

O Departamento de Sociologia da Universidade de Évora vai realizar, entres os dias 15 e 17 de Maio, a X edição das Jornadas de Sociologia. Este ano, a iniciativa vai abordar a temática “Mundo em Mudança”.

Trata-se de um encontro que tem como objectivo principal fomentar o debate e motivar a reflexão entre docentes, alunos, investigadores e profissionais. Assim, serão abordadas as seguintes temáticas: Cidadania, Defesa e Segurança; Cultura, Turismo e Desenvolvimento Sustentável; Família, Envelhecimento e Saúde; Organizações, Qualificações e Empregabilidade; Tecnologias e Sociedade. Para ter acesso ao programa e à ficha de inscrição consulte www.cisa-as.uevora.pt ou www.dsoc.uevora.pt .

Noémi Marujo

 

 

 

NÚCLEO DE TURISMO DA U. ÉVORA

Alentejo Turístico

O Núcleo de Estudantes de Turismo da Universidade de Évora (NETUDUÉ) realizou, entre os dias 15 e 17 de Maio, a 2.ª Edição da Semana do Turismo sob a temática “O Novo Alentejo Turístico”.

A iniciativa teve como principais temáticas: Enoturismo; Resorts Integrados e o Golf; Organização de Eventos. Durante três dias, alunos, docentes e profissionais da área debateram e reflectiram sobre projectos que estão a ser desenvolvidos no Alentejo.

Para além das conferências, os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar numa Caça ao Tesouro e numa prova de vinhos.

Saliente-se ainda que o Núcleo voltou a editar o Jornal “Cultur” que apresenta um novo grafismo.

 

 

 

UNIVERSIDADE DE ÉVORA

Investigação em debate

O Conselho de Investigação Científica e Tecnológica da Universidade de Évora vai realizar, nos dias 13 e 14 de Maio de 2007, o I Congresso de Investigação da UE.

A iniciativa tem como objectivos: promover a discussão alargada das problemáticas das actividades de investigação; elaborar um conjunto de recomendações sobre os vários aspectos da actividade de investigação da Universidade de Évora. Assim sendo, e segundo a organização, o congresso pretende ser um fórum para a reflexão e a produção de recomendações que serão “úteis para um melhor funcionamento e organização interna tendo em vista um melhor desempenho científico, para identificação de fragilidades e de oportunidades, interligação da investigação com o ensino pós-graduado, em suma para definição das políticas universitárias”.

O Congresso vai abordar essencialmente quatro áreas: Perfil Investigador/professor, contexto e reconhecimento institucional da actividade de investigação; Avaliação da qualidade da investigação e da publicação nos diversos domínios da UE; critérios para definição de áreas de qualidade e elevado potencial; Investigação e ensino, interligação, sinergias, partilha de recursos e oferta de programas de doutoramento; Organização das unidades, redes e internacionalização.

Noémi Marujo

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer / Firefox

©2002-2008 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt