Primavera Musical
“a face breve
enuncia o esplendor”
Primavera, de José Tolentino
Mendonça
Do místico ao mestiço
O Primavera Musical começou há 14 anos apresentando no seu programa 5
concertos e tendo como padrinho artístico o Quarteto Borodine. De uma
certa forma, definia-se um território e um padrão. O território era o da
primazia da música de câmara e o padrão era o da excelência. Mesmo com a
mudança da direcção artística, ao fim de 3 anos, e com um claro
alargamento do espectro de programação, mantivemo-nos fieis - pelo
menos, procurámos fazê-lo – a estes dois elementos centrais da nossa
visão.
Quase a comemorarmos o 15º aniversário do Festival Internacional de
Música de Castelo Branco, as nossas aspirações vão no sentido de
proporcionar um programa aliciante e estimulante que cative ainda mais
públicos, afirmando-se no plano nacional, mas conquistando o
reconhecimento internacional.
O programa que hoje apresentamos terá o seu início a 29 de Abril, sendo
o último concerto no dia 5 de Junho, seguindo-se, já em Julho, um
concerto extraordinário, uma antevisão do Primavera Musical 2009.
Serão 14 concertos, 5 sessões de cinema, um ensaio aberto e uma Oficina
de Construção de Instrumentos Musicais.
Poderemos dividir a programação em três fases distintas, embora de
maneira alguma estanques. Logo no início, a revisitação de algumas obras
maiores do repertório pianístico, como são o caso da Kreisleriana, de
Robert Schumann e as Images de Claude Debussy, por Miguel Borges Coelho.
Neste concerto poderemos ainda ouvir três andamentos da famosa
Petrouchka, de Igor Stravinsky. Logo no segundo concerto, o grupo Mediae
Vox Ensemble trará até nós a deslumbrante música medieval de Hildgard
von Bingen, espectáculo com uma componente visual importante e que será
complementado de duas formas. Em primeiro lugar, no dia anterior, será
apresentado o filme de Philip Gröning “O Grande Silêncio”. Talvez não
seja possível explicar melhor um filme desta natureza, em poucas
palavras, do que usando as do próprio realizador: “Como se faz um filme
que, ao descrever um mosteiro, se torna ele próprio num mosteiro? Até
hoje, ainda não sei como, mas sei que é possível. Num dado momento, o
filme encontrou a sua forma e tornou-se num espaço e não numa narração.”
Aliás, chamar complementar a uma obra impressionante como este “O Grande
Silêncio” será até desadequado. Talvez seja preferível assumir que o
filme e o concerto do dia seguinte são duas formas sublimes de estar em
contacto com a espiritualidade do homem e, não deixa de ser curioso, da
mulher no caso de Hildegard von Bingen. Para fechar este ciclo inicial,
terá lugar uma degustação de doces conventuais logo após o concerto na
Sé Catedral de Castelo Branco, pelas Mediae Vox.
De 14 a 24 de Maio teremos um núcleo da programação mais devotado à
música clássica e romântica, com a apresentação de obras de Brahms,
Schubert, Haydn e Bruckner. É uma honra podermos contar nesta edição do
Festival com o Takács Quartet, um dos quartetos de cordas referência
incontornável no panorama internacional e, prosseguindo a apresentação
nos nossos programas dos melhores pianistas mundiais, teremos entre nós
e para um recital único dedicado a Schubert e Mozart, Elisso Virsaladze.
Ainda antes das primeiras arcadas pelo Takács Quartet teremos uma outra
novidade na programação 2008 do Primavera Musical. A juntar ao pequeno
ciclo de cinema que habitualmente organizamos e no qual prestaremos uma
pequena homenagem a Manoel de Oliveira, que cumpre o seu centenário em
2008, este ano ofereceremos uma extensão do IndieLisboa 08 – 5º Festival
Internacional de Cinema Independente, na qual passaremos, numa sessão
única o filme sobre e dedicado a J. S. Bach, “The Silence Before Bach”,
de Pere Portabella e, no dia 14 de Maio, duas sessões pela manhã,
inteiramente devotadas ao público infantil e juvenil. A associação ao
IndieLisboa é mais uma forma de estender a fórmula da parceria com vista
ao enriquecimento da nossa programação. Neste campo das parcerias, mais
uma vez, colaboraremos com a Escola Superior de Artes Aplicadas de
Castelo Branco, com a realização de um concerto pela Orquestra Sinfónica
da escola dirigida por Timothy Russell, no dia 24 de Maio e com o
CisterMúsica – Festival Internacional de Música de Alcobaça, com o qual
partilhamos um momento de programação (Mediae Vox Ensemble).
Através de uma Festa Latino-Americana, com Jesús Castro Balbi,
guitarrista peruano radicado em França, que apresentará no Governo Civil
de Castelo Branco um recital com obras de Tomás Marco, Leo Brouwer,
António Lauro, Agustín Barrios e do compositor brasileiro Heitor
Villa-Lobos, chegaremos a um terceiro momento deste Festival. Este
concerto será também marcado pela degustação de iguarias da América do
Sul, região que estará também em destaque no último concerto, dia 5 de
Junho, com Maria João, que vai apresentar no Cine-Teatro Avenida de
Castelo Branco, João, seu último trabalho. No dia 1 de Junho no Forum
Castelo Branco, o percussionista Paulo Kaiymã, irá dinamizar, durante a
tarde, uma oficina de construção de instrumentos a partir de materiais
recicláveis, dando substância a mais uma parceria local a merecer
destaque.
Também na nossa programação deste ano, o concerto pelo trio vencedor da
classe de música de câmara do FOLEFEST – Concurso e Festival de Acordeão
de Castelo Branco, o concerto dos acordeonistas Guy Giuliano e João
Frade que trarão até nós a música de Chick Corea, Hermeto Pascoal,
Richard Galliano, Zeca Afonso, Sonny Rollins, entre outros e a digressão
do Ensemble de Trombones da ESART, que levará o Primavera Musical até
Tinalhas, Retaxo, Juncal do Campo e Nisa, em mais uma itinerância e uma
séria aposta nos novos valores em formação na região.
Num Festival que se realiza ininterruptamente há 14 anos é muito
importante destacar o suporte das entidades e instituições que o tornam
possível. Ministério da Cultura, através da Direcção Geral de Artes à
qual apresentámos candidatura, a Câmara Municipal de Castelo Branco e o
banco Caja Duero são os suportes que nos permitem preparar já o Festival
do 15º aniversário, em 2009, e o epílogo – de certa forma também
introdução – será protagonizado pelo Quarteto Lacerda e pelo
clarinetista Carlos Alves, em Julho, num concerto no qual para além do
balanço desta edição, será apresentada uma antevisão do Primavera
Musical do próximo ano.
Programa para todos os
gostos
29 de Abril.21h30
Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco
Concerto inaugural do Primavera Musical 2008
MIGUEL BORGES COELHO (piano)
Um regresso a Castelo Branco de um pianista que há dez anos se
apresentou no Primavera Musical enquanto um “jovem intérprete” e que
agora nos visita na sua plena maturidade, com um programa no qual vai
regressar a Petrouchka, de Igor Stravinski, que em 1997 apresentou de
forma brilhante. Também no programa o primeiro caderno das Images, de
Claude Debussy e a Kreisleriana, op.16 de Robert Schumann.
7 de Maio.21h30
Sé de Castelo Branco
MEDIAEVOX ENSEMBLE (grupo vocal) – Portugal
Ave Sponsa et Mater
O Amor Místico na obra de Hildegard von Bingen
Concerto com degustação de doces conventuais
O Amor foi sem dúvida um dos temas tratado de forma intensa no final da
Idade Média. Abordado tanto no âmbito profano como religioso, adquiriu
neste último a forma de Amor Místico. Neste concerto o Mediae Vox
Ensemble irá abordar o tema do Amor Místico maioritariamente através da
obra musical e poética de Hildegard von Bingen. Monja e abadessa do
convento beneditino de Disibondenberg e posteriormente fundadora e
abadessa do convento de Rupertsburgo, a obra de Hildegard é um dos
expoentes máximos deste tema. No final terá lugar uma degustação de
doces conventuais.
9 de Maio.21h30
Governo Civil de Castelo Branco
GUY GIULIANO e JOÃO FRADE (acordeões) – França e Portugal
Dois acordeonistas notáveis e que, apesar da sua juventude, já se
apresentaram um pouco por todo o mundo, a solo e em formações diversas.
Sonny Rollins, Richard Galliano, Hermeto Pascoal, Chick Corea, Zeca
Afonso, entre muitos outros, serão interpretados com arranjos originais
dos dois músicos.
14 de Maio. 21h30
Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco
TAKÁCS QUARTET (quarteto de cordas) – Hungria e E.U.A.
O Quarteto Takács é reconhecido como um dos mais destacados quartetos de
cordas da actualidade. Criado em 1975 em Budapeste, por Gabor
Takács-Nagy, Károly Schranz, Gabor Ormai e András Fejér, a sua
excelência cedo seria reconhecida ao receber o 1º Prémio no Concurso
Internacional de Quartetos de Cordas de Evian e também no de Portsmouth
(agora Londres). Com a sua actual formação, Edward Dusinberre (violino),
Károly Schranz (violino), Geraldine Walther (viola) e András Fejér (violoncello)
irão apresentar um programa dedicado a Haydn e Brahms.
21 de Maio.21h30
Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco
ELISSO VIRSALADZE (piano) – Geórgia
A pianista Elisso Virsaladze dispensa qualquer apresentação. A sua já
longa carreira levou-a a todas as principais salas e, felizmente, tem
tocado em Portugal com alguma frequência. Depois de, com 20 anos,
conquistar o 3º prémio do Concurso Tchaikovsky é em Moscovo que
prossegue os estudos com Heinrich Neuhaus e Yakov Zak. Estes professores
exerceram uma profunda influência na sua maturidade artística,
formando-a de acordo com a tradicional e conceituada pedagogia russa. É
hoje considerada uma professora excepcional, obtendo os seus alunos
extraordinário sucesso em concursos de piano. Depois de em 1996, o
Primavera Musical ter apresentado Natália Gutman, é agora a vez da sua
companheira habitual em duo, dar um recital com obras de Mozart e
Schubert.
24 de Maio.21h30
Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco
Orquestra Sinfónica da ESART, Dir. Timothy Russell – Portugal e E.U.A.
Integrado na Cultura Politécnica do IPCB.
A Orquestra Sinfónica da ESART é hoje um projecto bem alicerçado no
contexto do Curso Superior de Música e tem merecido o apreço e o
reconhecimento da cidade de Castelo Branco e da região. Nasceu como
Orquestra de Câmara e foi apresentada ao público a 4 de Dezembro de
2001, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, sob a direcção do
Professor José Filomeno Raimundo.
Conscientes de que a existência de uma orquestra profissional no
interior do país significaria, no actual contexto, um esforço financeiro
significativo (tomando como referência as orquestras regionais
existentes), a ESART entende que as orquestras escolares e de jovens
poderão constituir a oportunidade mais interessante e realista ao nível
da formação dos jovens músicos e do público em geral. Neste concerto
será dirigida pelo maestro americano Timothy Russell.
27 de Maio. 16h
IPJ de Castelo Branco
Trio vencedor do FOLEFEST 2008 (música de câmara)
Um dos incentivos que o Folefest – Festival e Concurso de Acordeão de
Castelo Branco, promove junto das escolas de música é a possibilidade de
o vencedor da classe de música de câmara, dar um concerto no Primavera
Musical e participar num outro, de laureados, promovido pela RDP Antena
2.
Neste caso, será o trio constituído por Tiago Afonso (violino), Ana
Catarina Claro (violoncelo) e José Valente (acordeão).
30 de Maio.19h30
Governo Civil de Castelo Branco
JESÚS CASTRO BALBI (guitarra) – Peru
Festa Latino-americana
Concerto Degustação
Primeiro Prémio nos Concursos Internacionais de Guitarra “Alirio Díaz” (Caracas-Venezuela,
1975), “Francisco Tarrega” (Benicásim-Espanha, 1976) e “Andrés Segóvia”
(Palma de Maiorca-Espanha, 1976) e recebeu, também, o “Prémio da Melhor
Interpretação da Obra de Tárrega” (Benicásim-Espanha, 1975), Jesus
Castro Balbi dará um recital único em Portugal, com obras de Brouwer,
Marco, Villa-Lobos e Lauro, no espaço acolhedor do salão nobre do
Governo Civil de Castelo Branco. Este concerto será complementado com
uma degustação focalizada na gastronomia sul-americana.
5 de Junho.21h30
Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco
MARIA JOÃO (voz) em Quarteto - Portugal
“João”
“João”. Simplesmente “João”. Assim se chama o último disco de Maria
João, editado em Abril de 2007, com selo da Universal. Depois de um
período de 12 anos de grande cumplicidade com o pianista e compositor
Mário Laginha, a cantora aposta agora num trabalho em seu nome, que
inclui 14 temas saídos do riquíssimo cancioneiro popular brasileiro. A
viagem pela música do outro lado do Atlântico inclui canções que foram,
na sua grande maioria, alvo de inúmeras versões e interpretações, o que
faz do novo trabalho em estúdio, como a própria intérprete reconhece,
“um desafio arriscado”. Essa é uma das razões mais fortes para a cantora
ter escolhido “João” para título de um trabalho muito pessoal que estava
em maturação há já alguns anos e, explica, porque é assim que a tratam
os amigos e as pessoas que lhe são mais próximas.
6 de Julho
Concerto de Antevisão do 15º Aniversário do Primavera Musical
Governo Civil de Castelo Branco
QUARTETO LACERDA e CARLOS ALVES (quarteto de cordas e clarinete) –
Portugal.
Pela primeira vez, o Primavera Musical, aproveita um dos seus concertos
para lançar parte da programação do ano seguinte. Tratando-se, no
próximo ano, do 15º Festival é um sinal que nos parece importante em
termos da estabilização e crescimento do Primavera Musical. Para o
mesmo, foram convidados um agrupamento com uma larga história na música
de câmara nacional, o Quarteto Lacerda e o clarinetista Carlos Alves que
tendo concretizado uma parte da sua formação no Conservatório Regional
de Castelo Branco é agora um dos maiores expoentes da prolífica escola
de clarinete portuguesa.
CICLO DE CINEMA
Cine-Teatro Avenida
6 de Maio, 21h
O Grande Silêncio, de Philip Gröning
O GRANDE SILÊNCIO é o primeiro filme sobre a vida interior da Grande
Chartreuse, casa-mãe da Ordem dos Cartuxos, uma meditação silenciosa
sobre a vida monástica na sua forma mais pura. Dezassete anos depois de
ter pedido autorização para filmar no mosteiro, é dada autorização para
entrar ao realizador, que filmará a vida interior dos monges cartuxos.
Sem música à excepção dos cânticos do mosteiro, sem entrevistas, nem
comentários, ou artifícios. Evocam-se unicamente a passagem do tempo,
das estações, os elementos repetidos incessantemente durante o dia ou as
orações. É um filme sobre a presença do absoluto e a vida de homens que
dedicam a sua existência a Deus.
27 de Maio, 21h30
O Convento, de Manoel de Oliveira
O professor Michael Padovic é um investigador norte-americano que está a
trabalhar numa tese que se destina a provar que Shakespeare tinha
ascendência espanhola e não britânica. Mas faltam-lhe alguns documentos
essenciais, os quais julga estarem nos arquivos do antiquíssimo Convento
da Arrábida, em Portugal.
Por esta razão, ele e a sua mulher, Hélène, viajam de Paris até à
Arrábida, onde se instalam. O seu anfitrião é o guardião do convento,
uma estranha personagem que dá pelo nome de Baltar.
Há qualquer coisa de misterioso em Hélène que cativa Baltar. Para
distraír a atenção do marido dela, sugere-lhe que ele contrate como sua
assistente, Piedade, a nova arquivista do convento.
Hélène descobre que o marido a rejeita em favor do trabalho e o facto de
Piedade ser jovem e bonita aumenta ainda mais a tensão, servindo ao
mesmo tempo os propósitos diabólicos de Baltar e a subtil manipulação de
Hélène.
A situação torna-se extremamente bizarra e culmina de forma inesperada.
EXTENSÃO DO INDIE LISBOA 08
Cine-Teatro Avenida
13 de Maio.21h30 – IndieLisboa
“The Silence before Bach”, de Pere Portabella
Uma câmara que deambula por uma série de salas brancas vazias, que
parecem uma galeria de exposições. De repente somos surpreendidos com o
aparecimento de um piano mecânico que parece auto-propulsionar-se e
enquanto toca vai desenhando um movimento coreográfico à frente da
câmara. É com esta imagem poderosa e insólita que começa “The Silence
Before Bach”, uma fascinante e singularíssima abordagem à música de Bach
e ao seu lugar no mundo de hoje através das obras e da figura do
compositor alemão. Um olhar sobre a relação profundamente dramatúrgica
entre imagem e música, em que esta não é meramente concebida como
subsidiária da imagem, mas como um sujeito com direito a narrativa
própria. A banda sonora é obviamente composta por obras de J.S. Bach e
são elas que conduzem a narrativa do filme, alternadamente situada entre
os séculos XVIII e o século XXI.
14 de Maio. 9h30 e 11h – IndieJúnior
A MINHA CAUDA FELIZ mostra-nos um cão que consegue apanhar a própria
cauda. Isto muda toda a sua vida uma vez que encontra o seu melhor
amigo. Em O TEATRO DE MIRIAM, Miriam, a Galinha, e o Irmãozinho, vêem
uma representação do Capuchinho Vermelho. Estão totalmente envolvidos,
temendo sobretudo a aparição do lobo. Mas uma grande surpresa espera os
três. Em PONTOS E TRAÇOS, um pequeno ser nasce da mão do desenhador.
Mas, rapidamente é confrontado com a dura realidade que o rodeia,
incluindo o facto de não estar sozinho. Em SHAUN, A OVELHA: HORA DO
BANHO um rebanho de ovelhas parte numa perigosa missão: tentar encontrar
água quente para o seu banho de desinfecção. Um esquilo e um morcego são
as personagens principais de CEDO OU TARDE, onde se dá a convergência de
diferentes mundos e horas do dia, comandadas por forças subterrâneas.
Por acidente, esta regulada vida quotidiana foi conduzida a uma paragem.
E assim começa a mútua viagem de duas figuras solitárias. Algumas
corujas aterram no Ártico e aí começam uma nova vida, em HUHU – A COVA
DOS PÁSSAROS. O seu maior atributo é a estupidez combinada com a falta
de memória. Nunca aprendem com os próprios erros, e começam a fazer e
descobrir as coisas como se fosse a primeira vez. O pequeno George tem
apenas um ano quando sofre o choque da sua vida, é O CRESCIMENTO DE
GEORGE. Já em CIBER, O VIAJANTE VIRTUAL somos levados numa atribulada
viagem sem sair da poltrona. O PIQUENIQUE mergulha-nos, com um
desfasamento pouco habitual, nas ervas dos campos, onde observarmos a
vida quotidiana dos insectos. Este filme de animação combina personagens
em animação digital com cenários reais. OKTAPODI: Dois polvos ajudam-se
mutuamente numa cómica fuga das mãos de um intratável (mas persistente)
cozinheiro. Depois de ultrapassarem dificuldades inimagináveis, as
personagens percebem que a sua luta para se manterem juntos ainda não
acabou. E em KJFG Nº 5 três músicos “amadores” - o Urso, o Coelho e o
Lobo - praticam a sua desastrada arte. Subitamente, surge em cena o
caçador e um cão ridículo.
ITINERÂNCIA pelo ENSEMBLE DE
TROMBONES da ESART
2 de Maio – Juncal do Campo
10 de Maio - Tinalhas 25 de Maio – Retaxo
1 de Junho – Nisa
A itinerância pelo Ensemble de Trombones da ESART insere-se numa
estratégia com dois pontos fundamentais: o apoio a jovens
instrumentistas, nomeadamente os que são formados na região e o não
delimitar a actividade do Festival somente à cidade de Castelo Branco,
tornando-o mais abrangente em termos de área de influência.
WORKSHOP DE CONSTRUÇÃO DE
INSTRUMENTOS
1 de Junho de 2008
Forum Castelo Branco
PAULO KAIYMÃ
Criador do projecto Sons e Sucatas e ReCiclo dos Ritmos – construção de
instrumentos musicais a partir de desperdícios – desenvolveu vário
trabalhos artísticos com crianças das favelas de São Paulo e em bairros
sociais de Portugal Tem desenvolvido também vários trabalhos para teatro
e dança e foi responsável por um dos maiores eventos de percussão em
Portugal: a Roda dos Ritmos na cidade do Porto. Actualmente desenvolve
trabalhos no bairro da Outurela (Oeiras) com um grupo de percussão em
bidons e a realização da trilha sonora da peça de teatro “Fiat Lux”,
inserida no projecto Ampliarte.
INFO DE BILHETEIRA
Bilheteira a funcionar no Conservatório Regional de Castelo Branco, das
9 às 12.30 h. e das 14 às 20 h. nos dias úteis.
No dia e local dos concertos, venda uma hora antes dos espectáculos.
Informações e reservas através do telefone 272 344 405 e email
geral@primaveramusical.org
. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o
JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço
de e-mail. Bilhete Avulso 5 euros, excepto nos espectáculos dos dias 30
de Maio e 5 de Junho, nos quais será de 15 euros.
Para o concerto do dia 7 de Maio (Mediae Vox Ensemble), pede-se uma
contribuição, na entrada da Sé Catedral. Concerto do dia 27, às 16
horas, com entrada gratuita.
Assinatura (todos os espectáculos) 40 euros (integrando os filmes).
Estudantes, menores de 25 e maiores de 65.
Cada bilhete comprado dá direito a um para um outro concerto com o mesmo
custo.
Bilhete 5 por 3 Na compra de um bilhete para três dos primeiros cinco
concertos, oferecemos um para dois dos restantes com o mesmo preço (de
acordo com a disponibilidade de lugares).
Sessões de Cinema Bilhete Avulso: 3 euros.
Sessões IndieJúnior: 2 euros.
Promoções para subscritores da Newsletter do Festival, em
www.primaveramusical.org
Condições especiais para grupos com
mais de 10 pessoas; fazer consulta através de
geral@primaveramusical.org
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