Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano X    Nº116    Outubro 2007

Suplemento

IPCB TEM TUNA ACTUAL

Castreleuca, a Tuna do Politécnico

Castraleuca é o nome da nova tuna académica masculina do Instituto Politécnico de Castelo Branco, a qual vai ser apresentada na tarde de 29 de Outubro, dia em que se assinala o aniversário da instituição. Fundada a 16 de Maio último, a tuna oficial do Politécnico foi baptizada com o nome que os romanos atribuíram à região de Castelo Branco e tem como objectivo congregar alunos das seis escolas da instituição, de modo a combater a dispersão e o excesso de tunas (neste momento existem 11 tunas no Politécnico).

Joni Araújo, de 24 anos, natural do Funchal e aluno do 3º Ano de Engenharia Informática na Superior de Tecnologia, é o primeiro presidente da Castraleuca. Entre vários objectivos pretende que a Tuna Académica Masculina do IPCB “participe em vários intercâmbios e encontros de tunas”, além de organizar “o Festival Internacional de Tunas Académicas de Castelo Branco (Fitas)” iniciativa até agora organizada pela ESTuna, a Tuna Masculina da Escola Superior de Tecnologia, que optou pela extinção e integração total na Castraleuca.

Em termos de traje, a Castraleuca vai admitir que os elementos usem o traje oficial da escola a que pertencem, enquanto que os instrumentos musicais serão originários de várias tunas, embora existam casos de instrumentos musicais que são propriedade de alguns dos elementos. O repertório inclui músicas que até agora eram da ESTuna, mas já há uma nova e outras estão a ser preparadas para dia 29. “É nosso objectivo criar mais músicas originais, para podermos gravar um CD num futuro próximo”, refere Joni Araújo, o presidente da tuna até às eleições previstas para 15 de Maio de 2008.

A primeira música da Castraleuca foi mesmo o ponto forte do périplo nocturno que marcou a primeira actuação pública da tuna, na noite de 11 de Outubro. Os tunos juntaram-se no Bar Altio´s, em Castelo Branco, aconchegaram os etômagos com uma feijoada caseira, afinaram os instrumentos e as vozes, para depois interpretarem vários temas.

A julgar pela actuação, que Ensino Magazine acompanhou, a Castraleuca tem idade de bebé, mas um reportório bem adulto muita qualidade musical. Tem ainda o condão de juntar caloiros, que agora chegam ao Politécnico, e veteranos, que já trocaram a escola pelo mundo do trabalho, mas que mantêm uma ligação forte à tradição académica mais forte em Castelo Branco, ou na Castraleuca, como lhe chamavam os romanos.

 

 

 

Qualidade, Rigor, Competência...

Mobilidade Internacional

A mobilidade internacional dos alunos do IPCB tem vindo a aumentar significativamente desde o ano lectivo 2000/01. Centenas de alunos já prosseguiram os seus estudos no estrangeiro e outros fizeram estágios profissionais. Também de toda a Europa continuamos a acolher estudantes que aqui vêm prosseguir um ciclo de estudos. Tudo isto porque uma das grandes apostas do IPCB é a internacionalização do seu ensino.
 

Energias alternativas

A ESA e a Global Green assinaram um protocolo de colaboração. O projecto da empresa prevê a instalação de um centro de investigação na área da utilização multifuncional da produção de cana-de-açúcar, sorgo sacarino e de outras culturas tendo em vista a produção de biodiesel.
 

Beiratv

O IPCB lançou, no início de Janeiro de 2007, a primeira televisão regional da Beira Interior. Com a designação de Beiratv, a emissão é feita a partir da ESART utilizando como plataforma um portal da Internet que disponibiliza diversos conteúdos multimédia sobre a região.
 

Automobilismo

A EST desenvolveu um sistema informático que vai revolucionar a cronometragem das provas automobilísticas. O inovador sistema informático está já a ser cobiçado para ser comercializado internacionalmente.
 

Copa mundial

O Desconcertante Trio, da ESART, venceu a 59ª Copa Mundial de Acordeão na categoria de Música de Câmara. O evento decorreu na Noruega, entre 18 e 22 de Outubro de 2006, e juntou alguns dos melhores acordeonistas mundiais.
 

Projecto piloto

A ESE vai estar envolvida, nos próximos cinco anos, em actividades de promoção do livro e da leitura. Um grande desafio para a equipa coordenada pela professora Maria da Natividade Pires e o seu Projecto-Piloto “Querer Ler – Poder Ler”.

A ESE vai estar envolvida, nos próximos cinco anos, em actividades de promoção do livro e da leitura. Um grande desafio para a equipa coordenada pela professora Maria da Natividade Pires e o seu Projecto-Piloto “Querer Ler – Poder Ler”.
 

Apoio social

Os Serviços de Acção Social (SAS) têm um papel determinante no sucesso escolar dos quase 5000 alunos do IPCB. Para além das mais de 1500 Bolsas de Estudo atribuídas anualmente, os SAS gerem 4 Residências com capacidade para 424 estudantes, 5 refeitórios e 7 cafetarias e a Loja Politécnico onde os estudantes podem adquirir livros com descontos significativos. A par disso, os SAS asseguram o funcionamento do Gabinete de Apoio Psicológico e apoiam o desenvolvimento das actividades desportivas e culturais da comunidade académica do IPCB.
 

Formação

O IPCB viu aprovados dois projectos de formação que reforçam a sua estratégia de inovação e qualificação do ensino . O primeiro, “Formar para o Futuro”, tem como objectivo dotar os formandos das competências necessárias para tirarem pleno partido das potencialidades do Campus Virtual. Já o segundo, “Acolher, Integrar e Apoiar”, visa contribuir para a promoção do sucesso escolar e combater o abandono escolar ao nível do ensino superior.
 

Mini Preço

Os alunos do 3º ano do curso de Design Moda e Têxtil, da ESART, no âmbito da disciplina de Projecto de Produto, desenvolveram diversas propostas com vista a criarem o novo vestuário para os cerca de dois mil funcionários da cadeia de Supermercados Mini Preço.
 

Encontro nacional

A ESG foi palco, em Março, do XVIII Encontro Nacional da ADCES - Associação de Docentes de Contabilidade do Ensino Superior. Mais de 150 docentes discutiram o seu futuro no Ensino Superior.
 

Congresso Luso-Espanhol

A ESALD promoveu, em Março de 2007, o IV Congresso Luso-Espanhol de Enfermagem, em parceria com a Universidade da Extremadura e que contou com mais de quatro centenas de participantes.
 

Ensino do português

Melhorar o desempenho dos alunos ao nível da escrita e da oralidade é o objectivo da equipa de coordenadores institucionais do Plano Nacional do Ensino do Português (PNEP) que, em Outubro de 2006, iniciou a tarefa árdua de, em 4 a 8 anos, reduzir substancialmente os problemas de iliteracia nos jovens portugueses.

No distrito de Castelo Branco, o IPCB, vai coordenar no ano lectivo 2007/08, a implementação do programa em cerca de 70 salas de aula.
 

Mini - Cursos

Os Cursos de Poda e de Produção Animal, organizados pela ESA, excederam as expectativas, tendo-se registado mais de 500 inscrições. O sucesso da iniciativa levou a ESA a desdobrar os inscritos em dois grupos, não se conseguindo, mesmo assim, incluir este ano, todos os interessados.
 

Ciências Agrárias

A actual representação portuguesa na presidência da Associação de Ensino Superior em Ciências Agrárias dos Países de Língua Portuguesa (ASSESCA-PLP) é da ESA do Instituto Politécnico de Castelo Branco, através do seu docente Luís Pinto de Andrade.
 

Poliempreende

A 5ª edição do Concurso Poliempreende vai integrar todos os politécnicos do país. O CEDER promove e coordena a próxima edição nacional do Poliempreende e uma candidatura nacional ao prémio COTEC, para o Fomento do Empreendedorismo. Mais de 90 mil estudantes e 7 mil docentes do ensino superior politécnico vão estar envolvidos no primeiro concurso nacional dedicado ao Empreendedorismo. O Concurso Poliempreende foi criado há cinco anos pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco.
 

Projecto Europeu

Cinco docentes e dois técnicos do IPCB integraram um projecto europeu que recebeu, em Janeiro de 2007, um European Label, como reconhecimento de iniciativas que promovem o ensino das línguas.
 

Moda e Têxtil

Os alunos do Curso de Design Moda e Têxtil da ESART estão a colocar o IPCB no topo da moda internacional.

Cátia Almeida, aluna do 3º ano, foi a vencedora do Concurso para a Concepção do Equipamento da Selecção Nacional aos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Já o aluno do 2º ano, André Amorim foi qualificado para participar no Dacifashion, que se realizarou em Agosto, na China. Por sua vez, Hugo Costa, do 3º ano, é o único português seleccionado para a 2ª fase do Fashion Stdents Competition a realizar em Novembro, nos EUA.
 

Ciência em Acção

O projecto “Mundo da luz”, da EST, é um dos 80 finalistas do concurso “Ciência em Acção”, promovido pela Real Sociedade Espanhola de Física. Esta iniciativa destina-se a mostrar trabalhos que ofereçam uma perspectiva mais atractiva da física e facilitem a sua compreensão por parte dos estudantes.
 

Colocações aumentam

O IPCB obteve, na primeira fase de acesso ao Ensino Superior de 2007/08, mais 77 alunos colocados que em 2006/2007, um acréscimo que representa mais 8% na sua taxa de colocação (de 67% para 75%) em relação ao ano anterior. Das vagas postas a concurso nacional (970), foram ocupadas 728.

 

 

 

2ª FASE DE CANDIDATURAS

Instituto com sucesso garantido

O Instituto Politécnico de Castelo Branco considera muito positivos os resultados das colocações da 2ª fase de Acesso ao Ensino Superior 2007/2008.

Em comunicado enviado à Imprensa os responsáveis pelo IPCB frisam que “após as colocações da 2ª fase do Concurso de Acesso ao Ensino Superior, o Instituto Politécnico de Castelo Branco tem 96% das vagas ocupadas (mais 17% que em 2006/2007)”.

No entender do Politécnico, “das 970 vagas inicialmente postas a Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior foram já colocados 934 alunos, a que acrescem mais 404 colocados através dos Concursos Especiais, Mudanças de Curso e Transferências, o que perfaz um total de 1338 alunos”.

Diz o Politécnico que “com estes resultados (1ª e 2ª fase e Concursos Especiais, Mudanças de Curso e Transferências) o IPCB vê aumentado o seu número total de alunos para o ano lectivo 2007/08”.

Os resultados da 2ª fase do Concurso de Acesso ao Ensino Superior mostram que os Institutos Politécnicos tiveram um crescimento de 24% enquanto as Universidades cresceram 11%;

Para a 3ª fase do Concurso de Acesso ao Ensino Superior o IPCB tem 36 vagas as quais deverão ser ocupadas já que ainda há muitos candidatos dos Concursos Especiais (maiores de 23) e das mudanças de curso e transferências que aguardam colocação.

A abertura da 3ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior está prevista para finais de Outubro.

 

 

 

Carvalho Rodrigues
no dia do Politécnico

O Instituto Politécnico de Castelo Branco já tem definido o programa que assinala o seu aniversário e que representa também a abertura oficial do ano escolar, para o próximo dia29 de Outubro.

De acordo com a Ana Maria Vaz, o programa tem início às 14h30 com uma prelecção do investigador Carvalho Rodrigues. A iniciativa contará ainda com uma intervenção da presidente do Politécnico e das entidades presentes, e servirá ainda para a apresentação oficial da Castreleuca, a tuna oficial do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt