CONCURSO NACIONAL DE
PÁGINAS INTERNET - BLOGS
Perguntas com
respostas

Devo respeitar alguma regra para a inserção de imagens nas minha páginas?
A inserção de imagens nas páginas web é quase obrigatória... A utilização de imagens na concepção de páginas é extremamente simples, seja qual for a aplicação - programa dedicado à concepção de páginas (como o Frontpage ou Composer) ou serviços de criação em linha como no Wetpaint. Existem contudo algumas regras que devemos respeitar:
1- A imagem a usar deve apresentar-se em formatos adequados à Web. Pode usar imagens em formatos JPG (o mais adequado para fotografias), GIF (adequado para desenhos e animações - os populares gifs animados) e PNG. Se tiver uma imagem em formato como o BMP terá primeiro que a converter num dos formatos de imagem atrás referidos.
2- A imagem não deve ser muito grande. O tamanho da imagem mede-se em pixels. Se utilizar uma máquina fotográfica digital, provavelmente vai obter imagem com mais de 1 600 pixels. Será uma imagem muito grande (e pesada) e mesmo que a redimensione no próprio programa, ela vai continuar com o mesmo "peso" - só mudou o tamanho de visualização. Deve redimensioná-la previamente à inserção. Para isso, pode usar um programa de edição de imagem e escolher dimensões de 400 a 600 pixels. Para redimensionar imagens existe o ImageResizer, um pequenino aplicativo da Microsoft . Depois de instalado, passa a dispor no menu contextual (a que acede clicando com o botão direito do rato sobre a imagem) da opção de redimensionamento- resize picture. Não tem de se preocupar com a imagem original porque o programa, para o novo ficheiro obtido após o redimensionamento, atribui-lhe o nome original acrescentado do sufixo indicativo do tamanho escolhido - se for para um tamanho pequeno, acrescentará (small) ao nome original. Encontra este pequeno, mas muito útil programa, em http://download.microsoft.com/download/whistler/Install/2/WXP/EN-US/ImageResizerPowertoySetup.exe
3- Se a imagem a utilizar tiver de ser digitalizada num scanner, deve ter cuidado com a definição a usar no processo de digitalização. Para imagens a usar na Web, a opção 72 DPI é a mais adequada.
Todas estas indicações têm em vista a abertura fácil e rápida das suas páginas ou
blogues...
Onde posso alojar, de forma gratuita, as minhas páginas?
Se não optar por construir as páginas em serviços de criação de páginas em linha, vai necessitar de ter um espaço de alojamento para as suas páginas.
Os fornecedores de acesso à Internet (o serviço Sapo, Clix, Netvisão...) disponibilizam aos seus clientes um espaço gratuito de alojamento. Mas pode recorrer a outros serviços gratuitos, em Portugal ou no estrageiro. De entre muitos, consideramos interessante o que é fornecido pelo Teracities (www.teracities.com) porque disponibiliza 20 gigas de espaços e 40 gigas de tráfego, para além de dispor de um painel de controle muito completo que inclui a criação e gestão de base de dados MySQL e o
PHPMyAdmin.
Para a gestão do sítio (upload e download dos ficheiros) pode usar o painel de controle - não muito prático quando se pretende fazer transferência de muitos ficheiros - ou o serviço de FTP que é bastante rápido. Outra vantagem bastante interessante e cada vez mais rara é a de não incluir publicidade nas páginas alojadas.
Pode procurar outros serviços de alojamento pesquisando no Google por free web hosting ou alojamento web gratuito se procurar um espaço em Portugal.
PRIMAVERA MUSICAL
Laginha e Morelenbaum
anima festival
Jaques Morelenbaum, Mário Laginha, Bernardo Sasseti, Trio Desconcertante e a Orquestra Sinfónica da Esart são alguns dos protagonistas da próxima edição do Primavera Musical. O Festival Internacional de Música de Castelo Branco reúne alguns dos melhores intérpretes mundiais, de diferentes estilos musicais, de 5 de Maio a 13 de Junho.
Carlos Semedo, um dos responsáveis pela iniciativa considera que “a edição deste ano apresenta um dos mais sólidos programas, associado a uma imagem forte e uma aposta num público mais jovem, através do incremento de proximidade, ao nível da comunicação e da própria programação”. Aquele responsável que coordena o Primavera Musical vai para 12 anos, lembra que “o festival está à beira de atingir a maturidade.
Organizado pelo Conservatório Regional de Castelo Branco, o festival apresenta algumas novidades. O programa, com início a 5 de Maio, com o concerto de Jaques Morelenbaum e o seu Trio Samba, no Cine Teatro Avenida, pelas 21h30, arranca da melhor forma.
O segundo grande concerto, no dia 18 de Maio, fica a cargo da Orquestra Sinfónica da Esart, num espectáculo dedicado ao albicastrense Luís Pio, onde será estreada mundialmente uma obra de António Vitorino de Almeida. Os grandes concertos prosseguem no Cine Teatro Avenida, e a 19 de Maio, Mário Laginha e Bernardo Sassetti fazem um tributo a Zeca Afonso.
Carlos Semedo destaca também a quinta iniciativa do Primavera Musical, a 23 de Maio. Trata-se do espectáculo de Orlando Consort, denominado «food, wine song», ou seja, comida, vinho e sons. Todos os temas estão relacionados com a comida e a bebida. “A ideia passa por realizarmos um bufete durante o espectáculo, que terá lugar no Governo Civil de Castelo Branco, pelas 20 horas”, justifica.
Ainda em Maio, no dia 25, o Conservatório recebe um concerto de jovens intérpretes, onde actuará um antigo aluno da instituição, pelas 21h30. Já no dia 26, o Museu Tavares Proença recebe o Trio Hantai, que interpretará música barroca.
Outro dos destaques da edição deste ano é o regresso do Moscow Piano Quartet, que actuará no Conservatório de Castelo Branco, no dia 7 de Junho, às 21h30. No dia seguinte, é a vez do auditório do IPJ receber o Carducci Quartet (quarteto de cordas).
Associados àqueles concertos, o Primavera apresenta outras actividades. Assim, nos dias 11 e 13 de Maio, Bruno Borralhinho, no violoncelo, dá início ao ciclo de Bach. A 13 de Junho, o Trio Desconcertante actuará no IPJ e nos dias 10 e 12 de Maio e 1 e 2 de Junho, o quarteto Indígo fará actuações pelas freguesias do concelho.
Ainda em Maio haverá tempo para um ciclo de cinema, nos dias 1, 8 e 15, e para um curso livre «Solo Bach», ministrado por César Viana.
De referir que o Primavera Musical está orçado em cerca de 50 mil euros, tendo o apoio da Câmara de Castelo Branco e de diversos patrocinadores, tendo também sido feita uma candidatura ao Ministério da
Cultura.
|