TEXAS. O Estado português assinou um acordo com a Universidade do Texas em Austin (UTAustin) que visa a exploração conjunta de tecnologias emergentes com base em investigação e ensino pós-graduado, bem como de formas avançadas de computação e em matemática. O acordo envolve a implementação conjunta de um Co-Laboratório Internacional para Tecnologias Emergentes, incluindo ainda o estabelecimento de uma rede para estimular actividades de comercialização de ciência e tecnologia. Esta colaboração com a UTAustin, que vem na sequência das anteriormente seladas com a Universidade de Carnegie Mellon e com o Massachusetts Institute of Technology, contempla três programas de Doutoramento e um programa anual de mestrado profissional em conteúdos digitais.
BOLSAS. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu concurso para a atribuição de bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento no âmbito do programa MIT-Portugal, permitindo a 48 interessados aprofundar as respectivas formações em Portugal e nos Estados Unidos. As bolsas, 9 por cada um dos 4 cursos de Doutoramento (Sistemas de Bio-Engenharia, Líderes para Indústrias Tecnológicas, Sistemas Sustentáveis de Energia e Sistemas de Transporte) e 4 por 3 das áreas de Pós-Doutoramento (Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados de Produção, Sistemas Sustentáveis de Energia e Sistemas de Transporte), são financiadas por verbas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
(MCTES).
PRÉMIO. A empresa de biotecnologia Serono Portugal acaba de anunciar o I Prémio Serono Gestão da Qualidade em Saúde. O prémio está dividido em duas categorias: Melhor Sistema de Qualidade dos Cuidados Assistenciais e Melhor Sistema de Qualidade da Farmácia Hospitalar. Os trabalhos podem ser entregues até 30 de Abril deste ano. Para os vencedores de cada categoria é atribuído um prémio, no valor de seis mil euros. O formulário de candidatura encontra-se na página
www.premioserono.com.
ALMADA. O Campus Universitário de Almada do Instituto Piaget vai lançar a pós-graduação em Gestão de Projectos Culturais. O curso decorre entre 6 de Abril e 27 de Outubro em horário pós-laboral. A pós-graduação em Gestão de Projectos Culturais forma técnicos especializados e pode constituir uma oportunidade de orientação profissional para licenciados nas áreas das humanidades, ciências sociais e artes, bem como profissionais que desempenhem funções em escolas, museus, bibliotecas e galerias de arte.
COVILHÃ. As conferências de Marketing da UBI prosseguem no próximo dia 30 de Março, no Pólo das Ciências Sociais e Humanas (Edifício Ernesto Cruz) com a presença de Nuno Pimenta (Fundão Turismo), Hugo Domingues (Land), Rui Ventura (Hotéis Sheraton), da Carlota Carneiro (Mercearia da Atalaia) e Carlos Coelho (Ivity). Os debates começam às 9 horas. Com estas conferências pretende-se, não só enriquecer o leque de conhecimentos e experiências à disposição dos alunos da UBI, Universidades e Politécnicos visitantes, mas também alargar os conhecimentos a toda a população interessada, uma vez que as conferências são abertas a toda a comunidade.
COVILHÃ. A Universidade da Beira Interior acaba de inaugurar o Centro de Formação Interacção UBI Tecido Empresarial (Cfiute), o qual tem como objectivo a formação de empresários, trabalhadores do sector público e privado, colaboradores e alunos da UBI, bem como incentivar e reforçar a cooperação entre a Universidade e as empresas. O Centro possui três salas de multimédia com computadores ligados à Internet, três salas de formação teórica/prática que dispõem de computadores e projectores de vídeo e duas salas de menor dimensão que servem de apoio à formação. Neste momento, já se encontram a decorrer várias formações, nomeadamente, na área das Tecnologias de Informática e Comunicação (TIC) e duas Pós graduações, uma em Marketing de Eventos e Produtos Turísticos e outra em Termalismo.
COVILHÃ. Maria João Simões e Amélia Augusto, investigadoras no UBI_CES e coordenadoras do projecto, acabam de participar na conferência internacional Combate à Pobreza e à Exclusão: Estratégias para o Século XXI, que decorreu a 15 e 16 de Março na Universidade Nova de Lisboa. As duas investigadoras apresentaram o projecto “InSERções” Da investigação à acção – inserção
sócio-profissional em concelhos da Beira Interior. Iniciado em 2005 e com final previsto para este ano, este projecto centra-se nos concelhos da Covilhã, Guarda, Seia e Castelo Branco.
COVILHÃ. Carlos Pinto, Presidente do Conselho de Administração do Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã SA (Parkurbis) assinou no passado dia 2 de Março, um protocolo com a Universidade do Texas, em Austin. A participação na parceria deste projecto contribui para o reforço das competências e da área de actuação do Parkurbis, nomeadamente o reforço da formação qualificada, acesso a projectos de I&D de grande potencial e valorização comercial, acesso aos mercados dos EUA e internacionais, ampliação da rede de contactos e intercâmbio de práticas, partilha de conhecimentos e captação de novas empresas de base tecnológica.
COIMBRA. A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra acaba de abrir concurso para a edição deste ano do Prémio de Poesia Vítor Matos e Sá. O Prémio, no valor de 2 500 Euros, destina-se a estimular a produção poética em Portugal e é atribuído de três em três anos, no âmbito do Encontro Internacional de Poetas, ao melhor livro inédito de poesia em língua portuguesa que se apresentar a concurso. A decisão sobre o vencedor será tornada pública até 30 de Abril de 2007.
COIMBRA. Os estudantes do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra organizam o I Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Electrotécnica, que se realiza de 2 a 5 de Abril na Universidade de Coimbra, e vai reunir, pela primeira vez, os estudantes de Engenharia Electrotécnica de todas as universidades e politécnicos do país.
AVEIRO. Viva a Ciência! é o nome do programa televisivo que a Universidade de Aveiro está a produzir desde 25 de Fevereiro, o qual é emitido através da
RTP Internacional e da RTP-África. Em 30 minutos, todos os Domingos, a partir das 11h30, esta iniciativa dedica espaço a actividades de entidades públicas e privadas que integram o sistema científico e tecnológico nacional, incluindo Universidades, Institutos Politécnicos, Laboratórios do Estado, Institutos e outras unidades de investigação, empresas com forte componente de investigação e de
inovação.
VISEU. Os alunos do 3º ano do curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, estão a desenvolver uma acção intitulada “Projectar o Futuro com Empreendedores do Presente”. Para isso convidam jovens empreendedores que se têm destacado nas suas áreas profissionais, para fazerem uma palestra nas instalações da ESTV. A primeira sessão, de uma série de nove, decorreu a 14 de Março e contou com Cristina Perestrelo, sócia-gerente da Empresa Tempos e Ventos, que efectuou uma apresentação sobre “Organização de Eventos”.
GUARDA. O Departamento de Línguas e Culturas da Escola Superior de Educação da Guarda vai promover nos próximos dias 16 e 17 de Abril de 2007, o II Congresso sobre Aquisição de Linguagem. Durante o congresso serão abordados, entre outros, temas como a aquisição da linguagem, aprendizagem da leitura e da escrita, didáctica do português e ensino de línguas estrangeiras no primeiro ciclo do ensino básico. A iniciativa destina-se a alunos, professores, educadores e investigadores que se interessam pela temática. Alexandre Castro Caldas, Maria Luísa Álvares Pereira e Rita Marquilhas são alguns dos oradores convidados. Os interessados podem obter mais informações em www.congresso-dalinguagem.pt.vu
GUARDA. O terceiro Encontro Nacional de Estudantes de Informática (ENEI) vai decorrer de 20 a 22 de Abril de 2007, na Guarda. Esta iniciativa, que pretende proporcionar uma troca de experiências e debates sobre temas actuais do mundo das tecnologias da informação, terá como tema central as “Plataformas de Convergência Global”. O programa integrará intervenções no campo da engenharia de software/gestão de projectos, design e usabilidade e realidade virtual e aumentada. Os trabalhos vão decorrer no Teatro Municipal da Guarda.
GUARDA. O Departamento de Línguas e Culturas da Escola Superior de Educação da Guarda realiza, nos próximos dias 16 e 17 de Abril de 2007, o 2.º Congresso sobre Aquisição da Linguagem. Esta actividade vai constar de várias conferências de especialistas, que abordarão temáticas como: aquisição da linguagem, aprendizagem da leitura e da escrita, didáctica do português, ensino de línguas estrangeiras no 1º CEB, entre outras, destina-se, para além dos alunos, aos professores, educadores e investigadores que se interessam pela
temática.
SANTARÉM. A Escola Superior Agrária de Santarém realizou, no início de Março, um seminário sobre Rastreabilidade Agro -Alimentar. A iniciativa debateu entre outros temas, “Codificação: Exigências e Vantagens”, “HACCP: Importância e Implementação”, “Rastreabilidade: Enquadramento Legal”, e “Soluções de Rastreabilidade RISA para o sector Agro-Alimentar”.
BEJA. O Instituto Politécnico de Beja acaba de apresentar o livro “Momentos ao Natural” – Um Olhar sobre a Biodiversidade no Baixo Alentejo”, um livro de Manuel Dinis Gaspar Cardoso Cortes, que apresenta 42 fotografias de natureza, sendo cada uma delas acompanhada por um comentário de um cidadão da região, a quem foi lançado o desafio de descrever, em pequenos textos, um dos trabalhos fotográficos presentes na obra. A cerimónia decorreu na Pousada de S. Francisco, em Beja, a 7 de Março.
O autor nasceu em Vila Real, em 1955. Estudou em Lamego e licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 1980. É actualmente Chefe de Serviço de Clínica Geral do Instituto da Droga e da Toxicodependência da Região Alentejo. Tem como hobbies a fotografia e diversas actividades de ar livre onde se incluem actividades todo-o-terreno, percursos de Montanha e mergulho em
apneia.
CASTELO BRANCO. Investigadores da Escola Superior Agrária de Castelo Branco produziram, pela primeira vez na Europa, Bioetanol a partir de cana-de-açúcar. A experiência integra-se no âmbito dum projecto de criação de alternativas económicas para os agricultores da Campina de Idanha até agora dedicados sobretudo à cultura do tabaco. A produção de Bioetanol pode atrair investimento de milhões à região. Sob supervisão do docente José Monteiro foi feito o estudo do potencial de produção de Bioetanol a partir da fermentação e posterior destilação do sumo de cana-de-açúcar, trabalhos que decorreram nos laboratórios da ESA. Dos dados já disponíveis, quer o grau de doçura (avaliado por meio do chamado “grau Brix”) – que chegou a ultrapassar, em Dezembro, os 20º Brix, quer o volume de sumo produzido por quilograma de cana fresca, quer ainda o volume de álcool extraído do sumo de cana parecem indiciar a viabilidade da exploração da cana-de-açúcar nas condições do perímetro de rega da Barragem de Idanha.
|