Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano X    Nº109    Março 2007

Cultura

GENTE & LIVROS

Philipe Claudel

«É um velho de pé na ré de um barco. Aperta nos braços uma mala leve e um recém-nascido, ainda mais leve do que a mala. O velho chama-se Senhor Linh. É o único a saber que se chama assim pois todos os que o sabiam morreram à sua volta.

De pé na popa do barco, vê afastar-se o seu país, o dos seus antepassados e dos seus mortos, enquanto a criança dorme nos seus braços (...)»

In A Neta do Senhor Linh


Philippe Claudel nasceu numa família proletária, em Lorena, França, no ano de 1962.

Um dia sonhou ser alpinista mas é como escritor e argumentista que é conhecido.

A vida profissional de Philippe Claudel inicia-se com o trabalho de professor. Começa por ensinar numa escola secundária, depois num centro especializado para crianças com dificuldades motoras. Na Universidade de Nancy lecciona Antropologia Cultural e Literatura.

Admirador confesso de Simenon e Giono, Philippe Claudel estreia-se na literatura com o romance Meuse l‘Oubli (1999). 

Da sua experiência como professor num estabelecimento prisional, retira a inspiração para escrever Le Bruit des Trousseaux (2002).

O seu romance Les Petites Mécaniques venceu o Prémio Goncourt de La Nouvell. Les Âmes Grises (2003), foi galardoado com o Prémio Renaudot e considerado pela revista Lire como o romance de maior relevo publicado em França, no ano de 2003. Les Âmes Grises foi traduzido para 22 idiomas e adaptado ao cinema pelo realizador Yves Angelot. 
No ano de 2004, o escritor compromete-se com a editora francesa Stock, a editar uma colecção de quatro novelas por ano, tendo como tema o vinho.

Quelques-uns des Cent Regrets (1999); J‘abandonne (2000); Le Café d‘ Excelsior (2000); Au Revoir Monsieur Friant (2001); Trois Petites Histoires de Jouets (2004); La Petite Fille de Monsieur Linh (2005); e Le Monde Sans les Enfants: et autres histoires (2006) são algumas das suas obras.

Philippe Claudel defende a sinceridade da escrita como o que toca verdadeiramente as pessoas, é também o humanista compassivo pelas fragilidades e fraquezas humanas.

A NETA. Após uma longa viagem de barco, um velho homem chega numa manhã de inverno a um país estrangeiro - tão estrangeiro que aí não conhece ninguém, e não compreende sequer a língua. O que leva um homem daquela idade a deixar a sua casa? O Senhor Linh foge da guerra que lhe destruiu a aldeia e a família. Como derradeira esperança ficou a sua neta, a pequena menina que ele segura nos braços.

Página coordenada por
Eugénia Sousa

 

 

 

LIVROS

Novidades literárias

DOM QUIXOTE. Adam, o Espertalhão, de Peter Prince. Decorre o ano de 1721.O belo e libertino Adam Hanaway chega a Lisboa, vindo da maior potência comercial da época, a Inglaterra. Espera reconstruir a fortuna da família, delapidada pelas especulações do pai. O trabalho na empresa do tio começa por correr mal e para contrabalançar tantos problemas, Adam só conta com os atenções amorosas da elegante Beatriz, da inocente Gabriella, e da querida prima Nancy. O autor engendrou com mestria uma história terna e divertida, tendo como cenário uma cidade cosmopolita ameaçada pela Inquisição e em vésperas de um terramoto. 

EUROPA-AMÉRICA. História do Pensamento Político Ocidental, de John Morrow. Uma obra abrangente sobre o pensamento político ocidental, desde o mundo antigo até meados do século XX, com indicações sobre os desenvolvimentos importantes na teoria política contemporânea. As ideias de vários pensadores - de nomes tão sonantes como Platão, Aristóteles, Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Marx, Mill - são comparadas e estudadas, com destaque para os contextos em que foram produzidas. 

PIAGET. História do Desporto em Portugal – do século XIX à Primeira Guerra Mundial -, de Homero Serpa. Das modalidades em que os atletas lusos se destacaram, até ao esforço desses homens e mulheres para levarem Portugal ao grande pódio do mundo, este livro é simultaneamente um documento e um tributo, recomendado a todos os que desejem conhecer a história do desporto no nosso país. 

AMBAR. O Fundo da Baía, de Joseph Mitchell. Tal como Sou Todo Ouvidos, O Fundo da Baía é um livro de crónicas, inicialmente publicadas no The New Yorker. Todas as pessoas que constam destas histórias, estão de algum modo ligadas à zona ribeirinha da cidade de Nova Iorque. Joseph Mitchell não é só um dos maiores escritores norte-americanos, ele é também um extraordinário guia turístico. Sejam Bem-Vindos a Nova Iorque.

PRESENÇA. Um Novo Sentido Para a Vida, de Lolly Winston. Após três anos de um casamento feliz, Sophie perde o marido. Incapaz de continuar ligada aos lugares que partilhou com o homem que amava, deixa o emprego, vende a casa e vai morar para junto da melhor amiga. Mas a dor apanha boleia no coração e ela tem mesmo de a enfrentar. O romance de estreia da americana LollyWinston, tem já os direitos de tradução adquiridos por 15 países. 

CAMPO DAS LETRAS. Biblioteca, de Gonçalo M. Tavares. O que têm em comum nomes como Albert Camus, Gabriel García Márquez, Marcel Proust ou Santo Agostinho? São todos escritores e encontram-se em Biblioteca.« O Ponto de partida deste livro é a obra dos autores – nunca aspectos biográficos. Uma ideia ou apenas uma palavra mais usada (por vezes, mesmo associações inconscientes e puramente individuais) estão na origem do texto.» - Gonçalo M. Tavares 

ASA. O Pintor de Batalhas, de Arturo Pérez-Reverte. Após trinta anos a fotografar guerras, Andrés Faulques troca a câmara pelos pincéis, e a companhia pela solidão de uma torre de vigia no Mediterrâneo. Aqui, pretende pintar um fresco que transmita o caos universal da guerra e trava as suas próprias batalhas, sempre atormentado pela memória de um grande amor. Arrebatador desde o primeiro capítulo, apaixonante até ao final, O Pintor de Batalhas é o mais recente romance do autor de O Clube Dumas, A Rainha do Sul e O Cemitérios dos Bracos Sem Nome. 

DIFEL. No Campo Tudo é Diferente, de William Wall. Longe de uma Irlanda verde e bucólica, um adolescente, órfão de pai, vê a sua juventude empenhada. Refém das drogas e da revolta, a entrada na criminalidade é demasiado fácil. A sua vida vai mudar quando se apaixona pela irmã de um amigo. Mas para alguém como ele, nem o amor é fácil. No Campo Tudo é Diferente é um romance brilhante sobre a perda da inocência e a sobrevivência a todo o custo. 

CAVALO DE FERRO. A Vida Aventurosa de Sparrow Drink Water, de Trevor Ferguson.
A mãe de Sparrow acreditava que o filho tinha sido concebido por um corvo e nunca compreendeu que ele não tivesse aprendido a voar. Sparrow nasceu e cresceu num manicómio, o que de mais concreto e real conhece é a loucura. Quando o mundo chama e ele se encontra sozinho na grande cidade, começa a sua vida extraordinária.

TEXTO EDITORA. Para a Compreensão do Abandono Escolar, de José Manuel Canavarro.
O autor fala assim do seu livro «É uma obra que se pretende simples, mas cientificamente sustentada. Escrita de forma disponível para os professores, educadores e técnicos de intervenção social. Viável para que estes intervenham ainda melhor. Testada por conferências que tenho vindo a proferir sobre o tema, nas quais há sempre lugar ao contraditório, e por alguma investigação realizada nesta área».

GRADIVA. Continuem a Moer-lhes o Juízo, de Martin Gilbert. Escrito pelo biógrafo oficial de Churchill, esta obra traça o percurso de um dos lideres mais carismáticos da história Contemporânea. Mais habituados a ver o político, o autor retrata-nos também o homem sensível, compassivo e por vezes até atormentado, que durante a II Guerra Mundial teve um papel decisivo na libertação do mundo.

ESTAMPA. Guia Prático de Pintura Decorativa. Porque a vida também é feita de coisas práticas, peço a atenção para este guia. Inclui materiais, técnicas e efeitos de pintura utilizados por profissionais e por aqueles que desejam um acabamento personalizado para trabalhos de decoração. Mãos à obra, bom trabalho.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt