Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano X    Nº111    Maio 2007

Juventude

EZ SPECIAL LANÇAM NOVO ÁLBUM

Agora em Português

Uma das bandas referência do panorama musical português acaba de lançar um novo álbum, denominado Alguém como Tu. Um álbum cheio de novidades, a começar pelo novo vocalista do Grupo, Orlando Pona, e a terminar na língua de Camões que substituiu a inglesa. O resultado é um disco cheio de sonoridades agradáveis, o qual já mereceu os maiores elogios da crítica.

Orlando Pona, Fernando Tavares (baterista), Mário Sá (guitarrista), Mário Leite e Tó Barbot (baixista), preparam já a digressão nacional e os concertos realizados prometem muita animação, como aquela que existiu durante o Open do Estoril, em ténis. Este mês falámos com os elementos da banda portuguesa. A entrevista aqui fica pela voz de Orlando Pona.

O novo álbum, "Ninguém como Tu" já está à venda. Quais as novidades do disco?

Desde logo, as pessoas podem encontrar um grupo renovado, com o novo vocalista, e com todas as letras cantadas em português. Trata-se de um álbum pop rock, trabalho em todos os pormenores.

Como é que surgiu a oportunidade do Orlando Pona vir a integrar o grupo?

Surgiu através de um convite da própria banda, após a saída do Ricardo Azevedo (o qual se foi lançar num projecto a solo). Já conheciam o meu trabalho e já éramos amigos, pelo que aceitei o desafio.

Além da mudança de voz e da língua utilizada, em termos de sonoridade há diferenças significativas entre este álbum e os anteriores?

Este disco, apesar de ser cantado em português, faz a ponte entre o passado e futuro dos EZ Special. Houve o cuidado em dar continuidade ao trabalho do grupo, pois tínhamos habituado os fãs a um tipo de sonoridade e respeitámos isso.

Como é que os fãs reagiram à mudança de língua e vocalista?

As reacções estão a ser muito positivas. As pessoas conhecem melhor os temas e percebem de forma mais simples a mensagem das letras. Com isso conseguimos ser mais abrangentes.

Qual a razão de apostarem em temas cantados em português?

Era uma vontade antiga do grupo. Quando me fizeram o convite para vocalista já foi a pensar na interpretação de temas originais em português.

O single de apresentação resultou num sucesso nas rádios. Esse sucesso foi visível na venda dos Cd's?

Neste momento ainda não temos a noção dessa proporcionalidade. Nós fizemos a música numa lógica de prazer, e não a pensar no sucesso. Mas o facto de haver muitas pessoas a ouvirem essa música poderá levar muita gente a adquirir o CD.

No futuro vão continuar a cantar em português?

Sim, claro. Embora estejamos abertos a outra experiências. A lógica será continuar a cantar na nossa língua, mas nunca excluindo outras, como o castelhano, italiano, francês ou inglês, por exemplo.

Qual a mensagem das vossas letras?

Quisemos fazer o "Alguém como Tu" como uma celebração da vida, de amor, das pessoas e de quotidiano, através de uma mensagem simples e natural. É essa celebração que queremos passar às pessoas, daquilo que achamos do que é a nossa vida e o nosso mundo social.

O Orlando além da música partilha as passerelles. Cada vez mais a música está ligada à moda?

Talvez sejam duas vertentes que se completam e interagem. O convite para participar na moda Lisboa, feito pelo Pedro Morão, que trabalha a imagem do grupo. E essa participação resultou numa experiência muito boa.

Projectos para o futuro dos EZ Special?

Continuar o trabalho interno e dar a conhecer a nossa vertente ao vivo do novo álbum.

Hugo Rafael
Rádio Condestável
Programa Clube do Som
De 2ª a 6ª Feira das 17 às 20 Horas www.radiocondestavel.pt

 

 

 

DIVULGAÇÃO

Ensino na Futurália e no Porto

O Ensino Magazine voltou a assumir-se como a principal publicação dedicada à educação, cultura e juventude do país. Na sua participação da Futurália, em Lisboa, e na Feira de Emprego e Formação, no Porto, o expositor de 18 metros quadrados, foi um dos mais procurados. O Ensino Magazine apresentou-se nos eventos, respectivamente, como parceiro da Câmara de Lisboa e da Jobfair.

"A nossa presença excedeu as expectativas. Tudo aquilo que foi programado, em termos de promoção e divulgação do Ensino Magazine foi alcançado. A edição especial que preparámos para distribuir no certame esgotou-se, pelo que sentimos necessidade de aumentar a tiragem da última edição do jornal, para que fosse também aí distribuída", referem João Carrega, director da publicação e Vítor Tomé, editor do E.M..

"As instituições de ensino superior e profissional voltaram a manifestar os seu interesse em continuarem a fazer parte do nosso projecto. Acima de tudo, ficou claro que hoje, o Ensino Magazine não é apenas um jornal de educação, ensino, cultura e juventude, mas é também um produto valioso para as instituições de ensino em Portugal poderem divulgar os seus cursos e actividades", explica João Carrega, que recorda que no primeiro dia do evento foi servido um porto de honra, no "nosso expositor para as instituições de ensino. No final da feira recebemos convites para sermos parceiros de outros eventos de âmbito nacional, os quais iremos aceitar".

Com cerca de 200 mil leitores mensais, o Ensino Magazine apresentou-se de uma forma muito profissional no evento. "O nosso expositor deu um especial destaque ao Clube de Amigos do nosso jornal, lançando simultaneamente uma campanha de novos membros".

 

 

 

COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Ensino Magazine e CRIE lançam o TNT

O Ensino Magazine e o Centro de Competências da Beira Interior acabam de apresentar o Concurso Nacional de Páginas de Internet / Blogs TNT - Tou na Net. Uma iniciativa aberta a todos os cidadãos com mais de 13 anos, e que conta com os apoios de algumas das principais instituições de ensino superior do País: Universidade da Beira Interior, Institutos Politécnicos de Beja, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, bem como da Associação Nacional de Professores, RVJ - Editores e Albigráfica. Como parceiro de media surge o semanário Reconquista.

O evento, que já conta várias dezenas de páginas inscritas a concurso de todo o país, foi apresentado oficialmente na passada segunda-feira, em conferência de Imprensa realizada na sede do Ensino Magazine. Para João Carrega, director daquela publicação, "esta é mais uma iniciativa de âmbito nacional que pretende ligar a comunidade escolar à comunidade envolvente, através do recurso às novas tecnologias de informação". Ainda de acordo com aquele responsável, "o objectivo do concurso é o de envolver toda a comunidade escolar, alunos, professores, funcionários e pais de alunos, na concepção de conteúdos digitais através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), podendo através da sua própria página de Internet ou blogue, retratarem a Escola e a comunidade envolvente, divulgarem os seus interesses e preocupações, numa visão que se deseja crítica sobre o mundo, numa perspectiva multifacetada, de acordo com os temas propostos". 

A participação no concurso é feita de forma gratuita, através das páginas de internet www.rvj.pt/ensino e www.centrononio.com. "Podem concorrer ao concurso todos os indivíduos com mais de 13 anos (inclusivé). Uma das novidades reside no facto de serem admitidas a concurso páginas já existentes ou a criar, sendo obrigatória a sua publicação online", acrescenta João Carrega.

João Carlos Antunes, Coordenador do Centro de Competência da Beira Interior, recorda que "a organização do concurso poderá disponibilizar alojamento para as páginas, caso seja solicitado". 

A parceria entre o Ensino Magazine e o Centro de Competência da Beira Interior (CRIE) é vista pelos responsáveis das duas instituições como muito importante. Vítor Tomé, editor do Ensino Magazine, sublinha também a importância deste tipo parcerias, algo que já é prática corrente na RVJ - Editores. "Hoje as parcerias entre instituições e empresas são uma prática corrente, mas desde sempre que nós tivemos essa postura. Dez anos depois verificamos que estivemos sempre no caminho certo nesta matéria", justifica.

De referir que os vencedores do concurso receberão uma máquina fotográfica digital, um telemóvel de 3ª geração e um leitor MP3, podendo ainda vir a ser atribuído um super prémio de maior valor
.


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt