Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano X    Nº112    Junho 2007

Curtas & Directas

CASTELO BRANCO. A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), do Instituto Politécnico de Castelo Branco, assinalou o seu 59º aniversário, a 11 de Junho. As celebrações contaram com a realização de uma sessão sobre Bioética para o 3º milénio e Ética em Tecnologias da Saúde. Seguiu-se a actuação da Tuna Académica da Escola e um jantar comemorativo.



CASTELO BRANCO. A Escola Superior de Educação de Castelo Branco contou este ano com 153 finalistas, designadamente 34 de Serviço Social, 37 de Educação de Infância, 10 de Educação Visual e Tecnológica, 37 de Tradução e Assessoria de Direcção, 10 de Educação Física e 25 de Professores do 1º Ciclo. Os finalistas participaram numa cerimónia em que estiveram presentes os representantes dos órgãos da instituição, os quais desejaram os maiores sucessos aos novos diplomados.



CASTELO BRANCO. A Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco, em colaboração com o Jumbo, acaba de organizar um inquérito para avaliar a apetência dos consumidores às novas variedades de cereja. Os consumidores tiveram oportunidade de provar as novas variedades apresentadas, manifestando depois a sua opinião para posterior tratamento estatístico. O inquérito decorreu no âmbito dos trabalhos de fim de curso que estão a ser desenvolvidos por duas alunas da licenciatura em Engenharia Agronómica da ESA.



CASTELO BRANCO. O vencedor da Coupe Mondiale 2005, de acordeão, Rade Mijatovic, actuou este mês em Castelo Branco, no Cine-teatro Avenida, naquele que foi o seu primeiro concerto em Portugal, depois de ter sido laureado em diversas competições internacionais. Com entrada gratuita, o concerto decorreu no quadro do Festival e Concurso de Acordeão de Castelo Branco (Folefest) e fez parte de um programa que visa proporcionar ao público o contacto com alguns dos melhores acordeonistas a nível internacional.



VISEU. O artista plástico Paulo Medeiros, funcionário do Departamento Cultural do Politécnico de Viseu, apresenta uma nova exposição, denominada "À espera da felicidade", a qual tem a particularidade de decorrer em espaço virtual. Com 20 anos de actividade no mundo da pintura tenta neste momento aproveitar as ferramentas contemporâneas, como forma de divulgação do seu trabalho. A falta de espaços físicos dignos, bem como a universalidade da Internet levou a que surgisse esta exposição. A mostra estará patente até 30 de Junho no endereço www.pme-deiros.no.sapo.pt.



VISEU. A Associação para o Desenvolvimento e Investigação de Viseu está a organizar um curso que tem como objectivo dotar os formandos de conhecimentos teórico-práticos sobre Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros que o tornem capaz de actuar em situações de ameaça à vida. Este curso destina-se a Formandos com poucos conhecimentos na área da Saúde. A formação começou a 11 de Junho e decorre até final de Junho, em horário pós-laboral.



VISEU. O Teatro Viriato, em Viseu, apresenta o «Viseu a 15 do 6», um evento que, este ano, a 15 e 16 de Junho, leva à cidade de Viseu Cor del do Fogo Encantado, uma das revelações do Festival de Músicas do Mundo de Sines do ano passado e Mountain Tales, em estreia nacional. Nobody's Bizness, com o blues cru e acústico do Delta do Mississipi e Anonima Nuvolari, com a música italiana na sua vertente mais alegre e dinâmica, completam um cartaz que inclui ainda uma sessão de vj'ing, a partir do espólio artístico do viseense, José Valor, intitulado Mais Valor. Inclui também uma sessão de vídeo e música dos Daltonic Brothers e do colectivo de Dj's, Dezperados.



AVEIRO. No próximo dia 14 de Junho, pelas 15h00, no Anfiteatro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, realizam-se duas palestras dedicadas à temática da Comunicação. A primeira, proferida por Juan Manuel Cardoso, da Facultad de Biblioteconomía y Documen-tación, Universidad de Extre-madura, Badajoz, vai focar a «Comunicación internacional trás el 11S», e a segunda, a cargo de Ana Castillo Díaz, da mesma instituição, a «La comunicacion on-line en las universidades españolas».



AVEIRO. O Grupo de Estudos Culturais do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro realiza, nos próximos dias 21 e 22 de Junho, no Departamento de Línguas e Culturas, uma Conferência Internacional sobre “Ofender e ser ofendido”. Esta conferência apresentará comunicações que examinem os mecanismos e as consequências de ofender e ser ofendido em processos culturais de todos os tipos, especialmente quando ocorrem entre nações, culturas, etnicidades, gerações e entre os sexos: desde os assuntos que fazem a actualidade até à arte, desde a bioética à linguagem e à pragmática, desde a literatura das políticas corporais à música popular.



AVEIRO. Depois de uma série de sete eventos realizados em Espanha, o Electrocerâmica realiza-se este ano, de 24 a 27 de Junho, no Complexo Pedagógico e Científico e Tecnológico, na Universidade de Aveiro. Organizado pelo Laboratório Associado CICECO e o Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro, destina-se a todos os investigadores na área da ciência e tecnologia dos materiais electro-cerâmicos.



AVEIRO. O Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro e a Unave promovem a 16ª edição do curso prático de redes TCP/IP, nos próximos dias 13 a 15 de Junho e 19 a 22 de Junho. As inscrições já estão disponíveis. O «Curso prático sobre Redes TCP/IP» oferecido pelo Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, foi concebido para não-especialistas e dá uma visão global das redes TCP/IP, abrangendo desde as redes de área local até ao nível mais elevado da estrutura hierárquica da Internet, os sistemas autónomos.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt