Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano X    Nº107    Janeiro 2007

Politécnico

EM SAINT-MAUR-DES-FOSSÉS

Prémio para Leiria

Edith Marina Marques dos Santos, aluna do 4º ano do curso de Tradução da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria venceu a edição do 15éme Dictée Juniors Internationale, realizado em Saint-Maur-des-Fossés, cidade francesa geminada com Leiria. 

Na prova do ditado cujo tema se subordinou à música, Edith dos Santos competiu com participantes das cidades geminadas com Saint-Maur, nomeadamente com os de cidades alemãs e italianas, assim como alunos da própria cidade de St-Maur. Conta a aluna que o ditado foi bem feito atendendo ao facto de “ter sido lido com muita calma e repetido várias vezes, o que permitiu pensar na gramática (principalmente nas concordâncias) e na ortografia.

No ditado, a aluna da ESTG-Leiria foi a que cometeu menos erros, tendo, por isso vencido a edição. “Este prémio permitiu-me notar mais uma vez que a minha grande paixão é mesmo o francês”, refere Edith dos Santos.

Durante quatro dias, Edith dos Santos conheceu St-Maur, uma cidade dos arredores de Paris rodeada pelo rio La Marne. A aluna destaca ainda a família que a acolheu, afirmando ter-se tratado de “uma experiência fantástica numa cidade lindíssima”.

 

 

 

ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES

Posse em Leiria

Os membros da Assembleia de Representantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria tomaram posse no passado dia 3 de Janeiro, tendo em conta o resultado das eleições para aquele órgão, realizadas a 5 de Dezembro. A Assembleia de Representantes é o órgão representativo da comunidade dos docentes, estudantes e pessoal não docente. Compõem a assembleia de representantes 10 docentes, 10 estudantes e 5 funcionários não docentes.

O Corpo de Docentes conta com Nuno Mangas, João Ramos, Maria Seco, Luís Neves, António Pereira, Joel Vasco, Miguel Santos, José Carreira, Ana Machado e Maria Silvestre. No corpo de funcionários não docentes ficam Maria Correia, Raquel Pedro, Pedro Figueiredo, Natália Costa, Miguel Silva. Já os estudantes eleitos são Maria Maurício, Cátia Remígio, João Cunha, Ana Pacheco, Cátia Gomes, José Silva, Filipa Santos, Filipa Álvaro; Joaquim Margarido e João Neves.

De acordo com o artigo 28º dos Estatutos da ESTG-Leiria, compete à Assembleia de Representantes, eleger o conselho directivo e destituílo; aprovar o orçamento e plano de actividades apresentado pelo conselho directivo; apreciar o relatório do conselho directivo respeitante ao ano anterior e, em geral, fiscalizar os actos desse conselho, sem prejuízo da competência própria dele; apreciar e discutir os problemas fundamentais de orientação e funcionamento da vida escolar; designar os 10 membros do conselho consultivo; designar os membros do colégio eleitoral; proceder à revisão dos estatutos da ESTG e elaborar e aprovar os regulamentos eleitorais
.

 

 

 

O FUTURO DA EUROPA

Beja organiza debate

Gestão Sustentável dos Espaços Rurais é o tema do debate que o Instituto Politécnico de Beja organiza a 18 de Janeiro, pelas 15h00m, no Auditório da Escola Superior Agrária. A iniciativa insere-se no âmbito do projecto de divulgação e discussão sobre o Futuro da Europa a decorrer em todo o país, e conta com a parceria do Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais (IEEI).

O debate contará com a presença de António Covas, da Universidade. do Algarve e dos docentes Carlos Marques e Mário de Carvalho, da Universidade de Évora, os quais abordarão temas como a dimensão económica e social da Europa, a percepção da União e das suas missões e a Europa no Mundo, alargamento e fronteiras.

As conclusões das diferentes iniciativas organizadas por todo o país irão permitir identificar contributos para o Congresso sobre o Futuro da Europa, que terá lugar em Lisboa, no final do projecto, em Junho de 2007.

Recorde-se que garantir a sustentabilidade da utilização dos recursos naturais tem vindo a tornar-se cada vez mais uma prioridade para a União Europeia. A definição, em 2001, de uma estratégia europeia para o desenvolvimento sustentável estabelece um projecto de desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável. Esta estratégia articula-se com as políticas de desenvolvimento rural, visando não só a gestão sustentável dos recursos, mas também o aumento da competitividade do sector agrícola europeu. O novo quadro financeiro definido pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), que entra em vigor em Janeiro de 2007, traz novas expectativas sobre uma melhor afectação dos fundos e um maior ajustamento das medidas às realidades rurais. 

O II Debate Nacional sobre o futuro da Europa é uma iniciativa de discussão pública sobre a actualidade europeia. Seguindo uma lógica de parceria e de descentralização, terão lugar uma série de manifestações em diversos pontos do país, dirigidas a todos aqueles interessados na temática. Mais do que um exercício de informação e divulgação, o II Debate Nacional tem como objectivo conhecer o estado do debate europeu em Portugal, pela auscultação das posições e expectativas de diversos sectores da sociedade portuguesa.

Depois de já terem decorrido debates em Faro e Funchal, realiza-se agora o de Beja, estando ainda agendados outros para Santarém (Auditório do IPJ a 19 de Janeiro), Leiria (ADLEI, a 23 de Janeiro), Viseu (CEC, a 26 de Janeiro), Setúbal (Club Setubalense a 2 de Fevereiro), Ponta Delgada (Universidade dos Açores, a 9 de Fevereiro) e Aveiro (AIDA, a 15 de Fevereiro).

 

 

 

COMUNICAÇÃO EM PORTALEGRE

Jornadas com novo modelo

Um dia dedicado à comunicação e outro ao jornalismo, apresentação de livros e exposição de trabalhos são algumas das novidades do novo formato da XI edição das Jornadas da Comunicação, que decorrerá em Março, entre os dias 12 e 15 de Março.

Na sua décima primeira edição, as Jornadas da Comunicação contam com um leque de novidades que pretendem “atrair novos públicos e continuar a agradar aqueles que têm vindo”, explica Tânia Paiva, presidente das XI Jornadas. A comissão organizadora conta com a participação de 25 alunos do curso de Jornalismo e Comunicação e é formada por mais alunos do 1º ano do que de outros anos, “o que implica que sejam alunos que ainda não viram nenhum formato das próprias Jornadas e que tenham uma necessidade e uma vontade de as alterar, mesmo sem visualizar, sentir ou viver primeiro o seu ambiente”, diz Tânia Paiva. 

A principal alteração da XI edição das jornadas é o facto de existirem dias dedicados às áreas do curso: um ao jornalismo e outro à comunicação. Uma temática por dia, sendo que se houver actividades à noite serão de igual forma relacionadas com as que decorreram durante o período diurno. 

Esta ideia surgiu a pensar no público visto que, “no ano passado tivemos vários alunos do curso de Marketing da Escola Superior de Tecnologias e Gestão que tiveram de vir num dia de manhã e noutro dia à tarde, com este novo formato podem vir um dia inteiro e assistir a todos os debates”, refere Tânia Paiva.

Ao nível das novas tecnologias de informação, para que todos possam estar a par do trabalho desempenhado nas reuniões de preparação onde se estrutura todo este evento, foi criado um blog. Actualizado consoante as reuniões que se realizem, vídeos, fotografias e posts fazem parte de mais uma novidade que surge com as jornadas deste ano. 

Tânia Paiva considera que esta funcionalidade tem três aspectos positivos. “É uma forma de dar a informação que precisamos ao nosso público. Se eu for aluna do curso e não estou na comissão ou até mesmo se for um professor tenho neste espaço a oportunidade de ver o que está a ser feito dia a dia. Outro feedback é o facto de ex-alunos irem ao blog comentar que é bom estarem longe e poderem estar perto das Jornadas ao mesmo tempo, dando também algumas dicas e sugestões”.

APERFEIÇOAR. Há três anos que o último dia das Jornadas conta com a realização de um Tributo a uma personalidade que marca a Comunicação Social dos nossos dias. Nomes como Adelino Gomes, Artur Agostinho e Eduardo Gageiro marcaram presença em edições anteriores. Como forma de contribuir para uma escolha mais consciente dos nomes para o Tributo, a actual Comissão Organizadora está a realizar um regulamento com critérios de selecção, como por exemplo idade, anos de experiência, livros publicados que sejam vantajosos para o ensino do Jornalismo em Portugal, entre outros.

Para que haja uma vertente mais cultural, não ligada somente ao Jornalismo e à Comunicação, criando um espaço onde se discuta o que se pode fazer nos meios de comunicação social, haverá a apresentação de um ou dois livros com a presença dos respectivos autores, moderada por um jornalista de um meio de comunicação social. 

A edição deste ano contará ainda com uma exposição/mostra de trabalhos que convida alunos de todas as universidades e politécnicos a deslocaram-se a Portalegre, permanecerem na cidade durante a semana das Jornadas, e mostrarem trabalhos televisivos, radiofónicos ou de imprensa que poderão ser visualizados por toda a comunidade portalegrense em local ainda a definir.

Ana Rita Gomes
(ESEP jornal digital)

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt