GENTE & LIVROS
Edna Annie Proulx

«Uma das melhores partes do dia de Quoyle era o fim da tarde, quando ele ia buscar as filhas a casa de Dennis e Beety. O seu papel na vida parecia então mais rico, ele tornava-se mais pai, e, ao mesmo tempo, podia expor sentimentos verdadeiros, que eram muitas vezes de ânsia e saudade.
(...) A casa era quente, cheirava a pão no forno. Mas Quoyle adorava aquele calor abafado da levedura, a tagarelice e os gritos das crianças sobrepondo-se ao barulho da televisão. Por vezes, a cena era turvada por lágrimas, ele sentia-se como se Dennis e Beety fossem os seus pais secretos, apesar de Dennis ter a sua idade e de Beety ser mais nova. Dennis mal desviava o olhar do ecrã, mas gritava para a cozinha.
«faz-nos chá, mãe! (...)».
In The Shipping News
A escritora e jornalista norte-americana de origem franco-canadense, nasceu a 22 de Agosto, de 1935, em Norwich, Connecticut. Faz os estudos secundários na Deering High School em Portland, Maine e inicia os estudos superiores na universidade de Colby College, em Waterville. Desiste da universidade a favor do casamento com H. Ridgely Bullock em 1955, e dessa ligação - que termina
cedo - nasce uma filha. No final dos anos 60 Proulx volta a casar, desta vez com James Hamilton Lang, com quem tem um filho, mas também esta relação dura pouco.
É nessa altura que retoma os estudos superiores na Universidade de
Vermont, onde se forma em História, graduando-se na Universidade Sir George Williams, em Montreal.
Começa um doutoramento em 1973, que interrompe dois anos depois, passando a dedicar-se ao jornalismo como
freelancer. Vive com um amigo na área rural de Vermont e atravessa dificuldades económicas como
freelancer.
No final dos anos 70 passa a escrever pequenas histórias para a revista Gray‘s Sport Journal, duas histórias de ficção por ano, a par do trabalho regular de jornalismo. Em Vershire, Vermont, cria com um grupo de amigos um pequeno jornal, Behind the Times, enquanto publica alguns contos no jornal
Enquires.
Encorajada pelo editor do Gray‘s, John Glusman, publica o primeiro livro Heart Songs and Other Stories (1988), seguindo-se Postcards (1992).
The Shipping News (1993), ganha o Prémio Pulitzer e o National Book Award, e em 2001 é transposto para o cinema pelo realizador Lasse Hallstrom.
Após um tempo de viagens pela Europa, Nova Zelândia e Austrália é publicada a colectânea Close Range: Wyoming Stories (2000) da qual faz parte o conto Brokeback Mountain, inicialmente publicado na revista The New Yorker , em 1997. Brokeback Mountain vence o Prémio O. Henry e é adaptado ao cinema em 2005 pelo realizador Ang Lee. O Segredo de Brokeback Mountain, entre outros prémios, vence em Hollywood três oscares nas categorias de melhor realização, adaptação e banda sonora e no Festival de Veneza, o Leão de Ouro.
Accordian Crimes (1996); That Old Ace in the Hole (2002); e Bad Dirt: Wyoming Stories 2 (2004) são outros romances de Proulx, cujo último trabalho consistiu em escrever os textos para o trabalho fotográfico”O deserto Vermelho do Wyoming”.
The Shipping News. Quando a tia Agnis lhe propõe ir viver para a Terra Nova, Quoyle é um homem “quebrado”, com a traição e a morte da mulher e o suicídio dos pais. Aceita partir com as filhas, Bunny e Sunshine, para a pequena vila piscatória, terra de origem da família e começa a trabalhar no jornal local, especializado em notícias sensacionalistas de acidentes e sexo. A seu cargo ficam as notícias do porto, do mar e dos barcos (Shipping News). Naquele lugar, onde a mundo parece que acaba, começa uma nova vida para Quoyle». 
Página coordenada por
Eugénia Sousa
LIVROS
Novidades para Inverno
CAVALO DE FERRO. A Saga de Gösta Berling, de Selma Lagerlöf. Maravilhosamente escrito pela primeira mulher que ganhou um Nobel da Literatura, A Saga de Gösta Berling é uma obra que de forma original retoma o eterno drama do homem dividido entre o bem e o mal. Romance psicológico, aventura histórica, lenda fantástica, fábula moral, vários géneros e épocas se cruzam para contar a história do carismático e sedutor Berling.
DOM QUIXOTE. O Livro dos Peixes de Gould, de Richard Flanagan – um romance em 12 peixes. William Buelow Gould é condenado a prisão perpétua, numa colonia penal, na actual Tasmânia. Graças ao seu talento como falsificador é encorajado pelo médico da prisão a entrar para a Royal Society, pintando um livro de peixes.
Partindo de um personagem real do principio do século XIX, o autor cria uma obra crítica do colonialismo inglês e do racionalismo científico que a suportou, arrecada os maiores elogios da crítica mundial e vence o Commonwealth Writers Prize.
AMBAR. Sou Todo Ouvidos, de Joseph Mitchell. Como jornalista, Mitchell entrevistou políticos, homens da finança e celebridades, mas foram sempre as pessoas comuns que falam « sem artifícios, a fala das pessoas procurando tranquilizar-se ou consolar-se mutuamente (...) falando para combater a solidão que todos sentem» que ele preferiu a todas as outras. Na sua busca passou por lugares tão díspares como bares, cabarés, igrejas, casas de strip, ginásios, hotéis até chegar a este livro de crónicas. Da leitura deste livro fica a certeza que Joseph Mitchell é uma mais interessantes e carismáticas vozes, que deu voz à América.
EUROPA-AMÉRICA. A Guerra Civil de Espanha – origens, evolução e consequências, de Francisco J. Romero Salvadó. Em Julho de 1936, um golpe militar falhado originava uma guerra civil que ultrapassaria fronteiras, despertando paixões e ódios em toda a Europa. O apelo feito ao povo revestiu a Guerra Civil de um romantismo único. Para os muitos espanhóis e estrangeiros que ingressaram nas fileiras dos Republicanos, a Espanha era a última grande causa contra o fascismo instalado na Europa entre as duas guerras mundias. Um estudo admirável.
TEXTO-EDITORES. Livro com Cheiro a Morango, de Alice Vieira e ilustrações, de Carla Nazareth. Quinze pequenas histórias com duquesas, gatos, malmequeres e couves-flores, poemas, sereias, diários, e muito mais, que vão despertar as melhores sensações pela qualidade dos textos, a beleza dos desenhos e o inconfundível aroma a morango que se desprende de cada página.
GATAFUNHO. Einstein e as Máquinas do Tempo, de Luca Noveli. O genial Einstein conta-nos a sua história: a sua paixão pela física, como gostava de tocar violino, a sua campanha pela paz. Não conseguiu construir a máquina do tempo, mas explica que as suas teorias estão por detrás da sua eventual construção.
Da colecção Ideias Luminosas fazem também parte os títulos: Darwin; Arquimedes; Volta; Mendel; Leonardo; Hipócrates; e Edison.
PIAGET. A Minha Vida é Uma Memória – Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, 5º Concurso Poético, de vários autores. O Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa tem vindo a ser realizado através de concursos poéticos, aceitando textos criados por crianças, jovens e adultos de todos os países de língua portuguesa. Deste projecto que durará pelo menos 30 anos resultam pontualmente livros com a publicação dos textos seleccionados por um júri creditado. A Minha Vida é uma Memória é um desses livros.
PRESENÇA. Os Senhores do Tempo – O impacto do homem nas alterações climáticas e no futuro do planeta, de Tim Flannery. Cada vez mais têm vindo a surgir acontecimentos climatéricos de proporções assustadoras: secas, inundações, tornados, vagas de calor, fusão dos gelos polares. O mundo inteiro concorda que esses fenómenos estão relacionados com a «poluição», «aquecimento global» e «efeito de estufa», sem no entanto atingir o verdadeiro alcance do problema. Através desta obra, já considerada a melhor sobre o aquecimento global, as questões ambientais são finalmente esclarecidas.
DIFEL. Os Segredos de Jin-Shei, de Alma Alexander. Quando Tai é ainda uma criança, acompanha pela primeira vez a mãe, uma costureira, ao Palácio de Verão do Império de Syai. Aí conhece a princesa Antian, a herdeira do trono do grandioso império da China. Entre elas nasce uma amizade que leva a princesa a oferecer a Tai um presente único: o juramento de Jin-Shei, uma amizade que apenas pode ser celebrada entre mulheres e que as unirá para toda a vida.
Os Segredos de Jin-Shei é uma saga épica, de uma irmandade sagrada, situada no esplendor da China medieval.
CAMPO DAS LETRAS. Fidel Castro.Biografia a Duas Vozes, de Ignacio Ramonet. Foram necessárias mais de cem horas de entrevistas, entre Ignacio Ramonet, jornalista e sociólogo espanhol e uma das vozes mais críticas da globalização, e o “monstro sagrado” da política internacional, Fidel Castro, para surgir esta biografia. Testemunho histórico de inegável valor, esta obra é mais que uma descrição da figura do presidente de Cuba, é uma visão sobre a história e a revolução daquele país.
ASA. A Casa dos Deuses, de Samuel Shem. Recém chegados da faculdade, seis estudantes de medicina vão enfrentar o grande desafio das suas vidas durante o ano de internato, pois a teoria não prepara para a dura realidade das chamadas de urgência, dos momentos de desânimo e mesmo das investidas amorosas das enfermeiras. Publicado pela primeira vez em 1978, A Casa dos Deuses converteu-se num livro de culto e na opinião do The Newark Star-Ledger «Está para a medicina como o Cath 22 e o MASH estão para a guerra».
|