GEO-RÚBRICA
Descubra o Geoparque

A Naturtejo, que abrange os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão é uma região privilegiada para quem procura aventura, natureza, gastronomia, animação, saúde e bem-estar ou simplesmente tranquilidade. Este território que integra o primeiro geoparque português da Rede Europeia e Global da UNESCO, representa um novo destino turístico, expoente máximo do Turismo de Natureza no Centro de Portugal.
Esta empresa intermunicipal de turismo disponibiliza oito Programas Temáticos para revelar o Geopark Naturtejo a quem o visita. As rotas dos Fósseis, do Contrabando, da Aventura no Ar, dos Aromas e Sabores, das Aldeias Históricas, Em…Cantos de Nisa, da Arte Rupestre e dos Abutres são os temas destes programas três dias e duas noites, que podem proporcionar ao turista experiências magníficas.
Estes pacotes incluem actividades de animação diversificadas e acompanhadas por guias, como percursos pedestres, de BTT ou TT, pára-quedismo, passeios de barco, entre outras, provas gastronómicas de produtos regionais, oferta de produtos típicos e do livro intitulado “Geopark Naturtejo: 600 Milhões de Anos em Imagens”, refeições tradicionais e alojamento, numa vasta gama de unidades hoteleiras de qualidade. A opção terá sempre um elemento comum a todas as escolhas: a arte de bem receber.
Desde 108 euros por pessoa, em quarto duplo, poderá apreciar os 16 cenários majestosos de rara beleza, denominados geosítios, que constituem o Geopark Naturtejo. Nestes locais, onde está patente a complexidade da natureza, a exuberância da paisagem constitui um grande atractivo. O Parque Iconológico de Penha Garcia (Fósseis com 400 milhões de anos), a Cascata das Fragas de Água D’alta, o Conhal do Arneiro (antiga mina romana), as Morfologias Graníticas de Castelo Velho, as Portas do Almourão e as Portas de Ródão são verdadeiros exemplos desses monumentos naturais.
Saborear deliciosos pratos típicos, passear pelas ruas genuínas de aldeias históricas e de aldeias de xisto, sentir a adrenalina subir, reviver o tempo dos garimpeiros à procura de ouro ou navegar pelas águas do Tejo são algumas das maravilhas que podem ser vividas com as Rotas pelo Geopark. Percorrendo este território, encontram-se autênticos espaços de cultura e história, espalhados pelos vários espaços museológicos, observam-se espécies raras e em vias de extinção (cegonha negra, abutre do Egipto e águia imperial), simulam-se as viagens do contrabando por terras raianas ou apreciam-se diversas expressões culturais, representativas da região, sentindo sempre a hospitalidades destas gentes.
Para mais informações, a Naturtejo, entidade responsável pela coordenação destes pacotes, disponibiliza os seguintes contactos: Telefone 272 320 176, Fax 272 320 137,
E-mail geral@naturtejo.com, site www.naturtejo.com.
Texto: Cristina Preguiça
Foto: Pedro Martins
PRESS DAS COISAS
Cannon vR-C300

A Canon acaba de anunciar o lançamento da nova VB-C300, a nova câmara de vigilância em rede especialmente concebida para segurança e aplicações de vigilância. Combinando a imagem vídeo de alta resolução com a vasta gama de funcionalidades, a nova câmara é simultaneamente fácil de instalar e de utilizar.
Beneficiando dum novo ângulo panorâmico da Canon, das objectivas de zoom de 2.4x, a VB-C300 combina um vasto campo de visão de 70º, com controlos remotos PTZ versáteis (Pan, Tilt e Zoom) para uma cobertura de 360º. O suporte para PoE (Power over Ethernet) permite a instalação fácil e eficaz em custos. Com várias alternativas de montagem e dome para interiores opcionais também disponíveis, a máxima flexibilidade é garantida. A nova câmara deverá chegar ao mercado nacional em Março.
|