POLIEMPREENDE JUNTA SEIS
POLITÉCNICOS
Ceder convida José
Mourinho

A quarta edição do IVº Concurso Poliempreende, promovido pelo Centro de Estudo e Desenvolvimento Regional (Ceder) vai envolver mais cinco institutos politécnicos, tornando-se num dos maiores desafios de empreendedorismo do país. A grande novidade da edição deste ano, foi o convite efectuado a José Mourinho, treinador do Chelsea para se envolver no evento. A resposta do «special one» ainda não chegou.
Além dos institutos Politécnicos de Castelo Branco (mentor do projecto) e da Guarda, os politécnicos de Beja, Bragança, Portalegre e Tomar também aderiram à iniciativa.
Para os seus promotores, “o concurso está em clara consonância com a Estratégia de Lisboa e com o Plano Tecnológico do XVII Governo, já que concretiza um triângulo inovador através da convergência das vontades, acções e recursos dos três níveis institucionais essenciais para a implementação de uma estratégia de promoção do
empreendedorismo: a capacidade formadora de nível superior e o conhecimento científico e tecnológico; o poder local,e o tecido empresarial”.
O PoliEmpreende/BiInova destina-se a estudantes, diplomados e docentes dos Politécnicos envolvidos e visa a constituição de novas empresas de cariz inovador e implantação regional, com potencial de crescimento, bem como a mudança de atitudes dos actores dos Institutos Politécnico de Castelo Branco, Guarda, Beja, Bragança. Portalegre e Tomar.
Para os promotores do concurso “o empreendedorismo não é exclusivamente criar empresas, pode assumir essa forma mas a sua base é a inovação e a exploração de oportunidades. O espírito empreendedor é uma competência importante na formação do indivíduo, que lhe poderá ser muito útil na sua vida profissional, independentemente do(s) sector(es) ou organização(ções) onde essa se venha a desenvolver”.
As candidaturas já se encontram abertas e só são aceites os projectos originais. No entanto, os projectos poderão ainda contemplar a reconversão, ou especialização em áreas tecnológicas, de empresas já existentes, pressupondo a participação
maioritária dos promotores. Cada equipa só poderá apresentar a concurso um único projecto empresarial e este deve ser implementado nos distritos das entidades participantes.
Os prémios PoliEmpreende serão disponibilizados em duas fracções, a primeira,
correspondendo a 30% do seu montante global, a entregar na cerimónia pública de encerramento do concurso. Os restantes 70% serão entregues com a apresentação da cópia da declaração de início de actividade, comprovando a implementação empresarial do projecto, dentro do ano civil em que decorreu o concurso.
ELVAS
Esae melhora escola

As instalações afectas à Escola Superior Agrária de Elvas vão ser valorizadas, quer em quantidade, quer em qualidade. Com a terceira fase das obras de remodelação do Quartel do Trem a decorrer, as alas que ainda não foram alvo de intervenção vão sê-lo a curto prazo.
De acordo com o projecto, surgirão um auditório, salas de aula, uma biblioteca maior, laboratórios de investigação, uma reprografia, um bar, uma sala de exposições, duas salas polivalentes para reuniões e gabinetes para docentes, entre outros espaços.
Com prazo de execução estipulado para 75 dias, prevê-se que a empreitada esteja concluída no início de Abril.
PORCOS. A ESAE acaba de participar na Feira dos Porcos que decorreu no Parque de Leilões de Gado de Portalegre. No stand da ESAE foi disponibilizada informação sobre o trabalho desenvolvido pela Escola, Elipec, S.A. e Associação Nacional de Criadores de Porco Alentejano (ANCPA) no âmbito do projecto AGRO n.º 321 “Utilização do porco de raça Alentejana respeitando os princípios da sustentabilidade do montado e objectivado na valorização dos produtos tradicionais de qualidade”.
IP SANTARÉM
Centro de estudos
avança
O Centro de Estudos de Inovação e Desenvolvimento (CINOD) do Instituto Politécnico de Santarém acaba de ser oficialmente constituído, através da celebração da sua escritura pública de constituição. Aquele organismo é uma aposta forte da presidente do Politécnico, Lurdes Asseiro, e procura ser uma entidade que pretende promover a investigação a nível nacional e internacional, desenvolver projectos de formação avançada e apoiar a realização de iniciativas como conferências, colóquios ou seminários.
Os associados fundadores do CINOD são o Instituto Politécnico de Santarém e as escolas superiores que o integram (Agrária, Desporto, Educação, Enfermagem e Gestão), bem como as entidades que sejam convidadas pela comissão instaladora a aderir nos três meses seguintes à data da escritura.
De acordo com os estatutos, “constitui objecto do CINOD: actividades de investigação e desenvolvimento; de formação, podendo ou não revestir tal formação a forma de programas de pós graduação, desde que em parceria com instituições de ensino superior; consultoria e orientação estratégica às empresas ou outras entidades; estudos, projectos e outras acções que visem a promoção do desenvolvimento económico e social e a melhoria das qualificações dos cidadãos.
Para alcançar os objectivos a que se propõe, o Centro vai procurar investir na promoção da investigação a nível nacional e internacional, e de projectos de formação avançada e investigação, podendo ou não revestir tal formação a forma de programas de pós-graduação em ligação com as instituições do ensino superior.
Além disso, pretende apoiar e promover iniciativas sob forma de seminários, conferências, colóquios ou outras formas de reflexão colectiva, bem como potenciar o relacionamento com a comunidade, constituindo-se um fórum de diálogo permanente entre as Escolas do IPS e as instituições públicas e privadas da região, nomeadamente as empresas e os parceiros sociais.
No desenvolvimento das suas actividades o CINOD privilegiará as áreas de intervenção enquadradas no âmbito das actividades das escolas associadas, de modo que assegure uma adequada articulação com as linhas e projectos de investigação, e uma efectiva complementaridade ao nível de projectos de formação especializada ou outros, em termos de uma maior ligação
à comunidade.
|