QUATRO RODAS
Um projecto diferente
São recorrentes as queixas dos pilotos de competição, quando se fala da cobertura noticiosa das suas participações.
Efectivamente desde a década de noventa, que os desportos motorizados começaram a ocupar cada vez menos espaço nos órgãos de comunicação social.
O advento de novos “desportos” do cariz radical, quase sempre empurrados para a ribalta, por novas marcas de equipamentos ou acessórios, ocupam cada vez mais os canais de televisão e dão origem a publicações especializadas, retirando notoriedade aos desportos motorizados.
Então o que podemos fazer para inverter uma situação destas? Como podemos rumar contra a maré? Ou o melhor será desistir e mudar de modalidade?
Talvez o mais fácil seja desistir de lutar, mas deixar de lutar significa em muitos casos deixar de praticar o desporto de que se gosta, porque não se conseguem patrocínios, que por sua vez não aparecem porque não sentem retorno.
Deixem-me então falar de uma iniciativa original que até agora se tem revelado muito eficaz.
A Azeméis FM, é como o nome deixa adivinhar, uma rádio de Oliveira de Azeméis, onde há alguns anos pontua um programa dedicado aos desportos motorizados.
Os rostos mais visíveis (ou melhor as vozes) são o Zeferino Teque e o Paulo Pinho, que podemos encontrar todos os fins-de-semana nos principais eventos realizados em Portugal e arredores.
Apesar de todo o empenho destes dois entusiastas, facilmente se compreende que numa emissão de rádio, é difícil dar visibilidade aos patrocinadores dos concorrentes, devido à ausência de imagens.
Mas é então que um grupo de pilotos decide aproveitar o empenho destes dois especialistas e se propõe, com a sua ajuda, iniciar um projecto muito singular. O projecto passa pela criação de uma publicação mensal, com o objectivo de noticiar tudo o que fazem os pilotos do distrito de Aveiro. E nada melhor que os próprios pilotos, para saber como deve ser efectuada a cobertura de uma qualquer participação, evidenciando este ou aquele patrocínio, ou fazendo com que entre agora, ou no mês seguinte uma oportuna entrevista.
É caso para se aplicar o ditado …se Maomé não vai à montanha, vem a montanha a Maomé…
Grandes nomes do automobilismo nacional estão associados ao projecto como Santos Godinho, Carlos Silva ou o seu actual director, o super campeão da montanha Ferreira da Silva.
Tudo vem hoje à baila, porque este projecto completou recentemente o seu 9º ano de existência que foi comemorado com um jantar na praia do Furadouro. Como tive a felicidade de ser convidado, pude constatar a forma como todos os praticantes aderiram e como reconhecidamente agradeceram tudo o que esta publicação tem feito por eles. Numa sala com mais de 250 pessoas cantaram-se os parabéns a este projecto muito próprio.
Falta apenas referir o nome do projecto, que não sendo o mais importante, pois o mais valioso é mesmo o conteúdo, não pode deixar de ser referido. Pois bem, aqui ficam os meus sinceros parabéns, e desejo de longa vida ao jornal BINÁRIO.
Paulo Almeida
|