Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano X    Nº108    Fevereiro 2007

Dossier

DANONE CAÇA TALENTOS NA ESGIN

Os melhores da gestão

A Danone está a realizar o jogo de gestão Trust, o qual envolve alunos das principais instituições de ensino superior do país, na área da gestão, casos da Escola Superior de Gestão do Politécnico de Castelo Branco, Instituto Superior Técnico, Faculdade de Economia do Porto, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, ISEG, e ISCTE.

O objectivo é identificar os melhores gestores, entre as equipas de estudantes de ensino superior. A final nacional está agendada para o dia 1 de Março, estando a decorrer nesta fase as provas. O Ensino Magazine acompanhou as duas equipas da ESG, na fábrica em Castelo Branco. O desafio não poderia ser mais aliciante para os jovens estudantes. Os melhores alunos farão estágios profissionais e terão a porta aberta para uma «carreira» na empresa.

Carlos Antunes, director da fábrica, é claro quanto à filosofia da Danone: “Nós queremos ter sempre as melhores pessoas a trabalhar connosco. Esse é um princípio de que não abdicamos, pois são as pessoas que fazem a diferença. Em termos industriais qualquer empresa consegue ter boas máquinas e equipamentos, desde que tenha dinheiro. Portanto, para fazermos a diferença, temos que ter os melhores colaboradores”. 

Sabendo da oportunidade que lhes está a ser dada, os jovens que compõem as duas equipas da Superior de Gestão do IPCB mostram-se optimistas na estratégia a seguir para o problema que lhes é apresentado. “No fundo temos que delinear uma estratégia de gestão para os próximos três anos, sendo que o dia de hoje equivale a três meses de trabalho e decisões”, revelam Sónia Barroso, Ana Simões, Hugo Batista e José Luís Garcia, enquanto analisam o caso que lhes é apresentado. “São sete horas a trabalhar no duro, as quais representam um grande desafio para nós que temos a expectativa de poder fazer aqui um estágio profissional ou algo mais”, acrescentam.

Na outra sala, João Peralta, Carlos Mendes, Mário Simões, Bruno Dias e Tiago Correia fazem um estudo prévio ao problema que têm nas suas secretárias. O ambiente é de optimismo, e tal como a outra equipa da ESG, também esta envolve alunos finalistas dos cursos de Gestão Financeira e Marketing. “Estarmos dentro de uma das maiores empresas do mundo e podermos participar numa iniciativa que nos pode abrir portas no futuro, é muito motivador”, dizem. Tal como os seus colegas de escola, também eles aguardam por um lugar ao sol, “um estágio profissional ou algo mais”. Ambição é aquilo que não falta nas duas equipas.

  

IMPORTANTE. “Este intercâmbio entre as empresas e as universidades é importante para nós, pois permite espevitar o interesse dos alunos. A Danone é uma empresa completa, que possui os diferentes departamentos e uma fábrica, pelo que constitui uma oportunidade. Esta é uma forma de ir buscar os melhores, indo à escola, motivando o aluno no momento em que ele ainda se encontra a estudar”, prossegue Carlos Antunes.

O director da fábrica lembra que o balanço da iniciativa é positivo. “Encontramos gente com muito potencial. A resposta dos alunos foi fantástica. Só na escola de Idanha-a-Nova concorreram inicialmente sete equipas, de cinco elementos cada, sendo seleccionadas duas para esta fase. Um dinamismo que se estende a outras escolas do país”. Carlos Antunes considera que em todo este processo “os alunos vão ter contacto com a empresa, vão saber quais os indicadores de avaliação desta organização e quais as necessidades que uma companhia desta dimensão precisa”.

O jogo prossegue. Hugo Faria, um dos impulsionadores da iniciativa ao nível da Danone, tenta verificar como está a decorrer. Ana Pinto, docente da Escola Superior de Gestão e responsável pelo acompanhamento dos alunos na iniciativa, considera o desafio importante. “Inicialmente inscreveram-se nove equipas, as quais passaram a sete numa primeira fase e a duas neste momento. A resposta foi muito positiva e permite aos jovens terem contacto com situações reais. É uma espécie de tubo de ensaio para eles”, começa por referir. 

A final nacional está agendada para o dia 1 de Março, altura em que cada equipa apresenta ao Comité de Direcção da Danone Portugal o seu Plano Estratégico. De referir que a nível internacional o Trust envolve seis mil estudantes, provenientes de 82 universidades e 16 países.

 

 

 

ENCONTRO NACIONAL DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR

ESG junta os melhores da Contabilidade

Mais de 150 docentes de contabilidade do ensino superior vão reunir-se, nos próximos dias 16 e 17 de Março, na Escola Superior de Gestão, em Idanha-a-Nova, no XVIII Encontro Nacional da associação que os representa. A organização do evento está a cargo da ESG e são esperados mais de 150 participantes entre docentes portugueses e espanhóis. Uma das grandes novidades da iniciativa diz respeito à componente social destinada a quem participa no encontro e aos seus acompanhantes, onde as rotas do Geoparque da Naturtejo marcam presença.

A realização do encontro na Escola Superior de Gestão do Politécnico de Castelo Branco, surgiu após “vários contactos que a direcção da ESG teve com a Associação de Docentes de Contabilidade do Ensino Superior (ADCES). Desde o início houve uma grande abertura da parte da associação em realizar o encontro aqui”, diz António Pinto, director da ESG. 

António Pinto, director da escola, considera importante a realização deste encontro em Idanha-a-Nova e lembra que “esta é a primeira vez que a iniciativa é promovida no Distrito, tendo sido raras as vezes que se realizou no interior do país”. O desafio para a organização do encontro partiu da própria escola e foi bem acolhida pela direcção da Associação de Docentes de Contabilidade do Ensino Superior (ADCES).

“Esta é a primeira vez que a iniciativa é promovida no Distrito, tendo sido raras as vezes que se realizou no interior do país”. 

De acordo com aquele responsável, a realização do “Encontro já era um objectivo da actual direcção. Fazia parte dos nossos planos e vamos concretizá-lo. Vamos colocar a escola na rota dos encontros nacionais, primeiro nesta área, depois nas outras como o Marketing. Queremos ganhar alguma experiência com este evento para podermos avançar para outras iniciativas”, diz. 

Para os responsáveis pelo encontro, António Pinto, António Coelho e António Franco, a iniciativa vai servir para a apresentação de diferentes comunicações e contará com a presença de alguns dos melhores especialistas da área. “O congresso terá também uma componente internacional, pois já temos a confirmação que haverão comunicações de docentes espanhóis, o que é importante já que permite a troca de experiências na área do ensino da contabilidade”. O director da ESG diz que confirmados estão as presenças do Director Geral do Ensino Superior, dos presidentes da ADCES, João Carvalho) e da associação congénere espanhola, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, do Conselho de Reitores e do Sindicato do Ensino Superior.

António Pinto considera que há vários temas importantes que afectam a classe, como o “novo estatuto da carreira docente do ensino superior e as novas áreas da contabilidade e dos planos de contas. Para o primeiro dia de trabalhos, está agendado um fórum, pelas 15 horas, sobre o tema «Professores de Contabilidade: que futuro no ensino superior», realizando-se depois, às 17h30 a apresentação de comunicações em sessões paralelas.

No que respeita à componente científica destaque ainda para a sessão plenária sobre as práticas de ensino da contabilidade, onde estarão os presidentes da Assembleia Geral da ADCES, Rogério Fernandes Ferreira, da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Domingues de Azevedo, um representante da Universidade de Extremadura, e Elda Guimarães, da Universidade de Aveiro. 

O encontro servirá também para a entrega dos prémios Sage (aos dois melhores grupos de alunos da Escola Superior de Gestão do ano lectivo 2005/06) e da melhor comunicação das jornadas do ano passado.

As inscrições estão abertas e os estudantes terão condições especiais.

 

 

 

ENCONTRO NACIONAL DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR

Descobrir o concelho de Idanha

Uma das mais valias que o Encontro Nacional de Idanha-a-Nova apresenta é o programa social. “Normalmente neste tipo de encontros dá-se apenas valor ao trabalho científico. Nós pretendemos ter essa componente, mas apostámos muito na vertente social, com um programa vasto quer para as famílias dos participantes, que durante os trabalhos poderão visitar alguns dos locais mais importantes da região, quer para os próprios participantes no encontro”, explica António Pinto. A resposta do tecido empresarial, da Câmara e do IPCB não poderia ser melhor. “A Câmara apoiou desde logo a iniciativa, os hotéis fizeram preços especiais e o IPCB disponibilizará um autocarro”, sublinham.

O director da ESG acrescenta que “esta é também uma forma de divulgarmos a região e de sermos um elemento activo na sua promoção”. 

Assim, no primeiro dia os acompanhantes poderão visitar um dos geosítios do Geoparque da Naturtejo, o Centro Cultural Raiano, e a Vila Templária de Idanha-a-Nova. À noite será servido um jantar social. Para o dia de sábado, o programa social é mais vasto e destina-se aos inscritos e acompanhantes, integrando visitas a Idanha-a-Velha e Monsanto, com um almoço regional pelo meio. Para o domingo, a Rota dos Fósseis, em pleno Geoparque e uma visita a Penha Garcia prometem animar os participantes no encontro. “Dos inscritos há muitos que optaram por ficar o dia de domingo, o qual apenas integra a componente social”, referem os responsáveis pelo evento, enquanto salientam o trabalho desenvolvido pela maioria dos docentes da escola na organização do encontro (a própria página de Internet do evento foi produzida por um docente – João Renato) e o apoio da autarquia, Politécnico de Castelo Branco e de diversas empresas. “A escola está envolvida neste processo, o qual poderá abrir as portas a encontros nacionais das outras áreas de formação ministradas na ESG”, justificam.

As inscrições podem ser feitas na escola ou na página de Internet e encontram-se abertas até um dia antes do início do evento.


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt